dd2e0879a161b440f8ed78a5f010f16d.jpeg Ibama segue monitorando baleia-franca que ficou presa em rede pesqueira na Ponta do Papagaio

86c975c9cfacb7b3765cb4525db13849.jpeg Bombeiros localizam corpo de homem desaparecido no Rio Cubatão

b49cd8011628e886cf0b1c2b3e062dc3.jpeg Palhoça destaca programa que garante exames e óculos gratuitos para estudantes da rede pública

fc5157fdfbf12feddbc0cdd835684c0d.jpeg Equipes dos bombeiros e da PMA atendem ocorrência envolvendo baleia-franca

a61739cde46c3166768aae88fdc64196.jpeg Festa do Divino da Enseada de Brito começa nesta quinta-feira (10)

3c326bbadf10954aa98e6fa40cc7c4c8.jpg Palavra Palhocense celebra mil edições com evento especial nesta quinta-feira (3)

a5975a33152e053ca268d5bb91ee61c2.jpeg New Time Revival retorna num reencontro com Bahamas e Pirâmide

a427ad60708574b71806938dbd9e0e20.jpeg Guarani de Palhoça inicia os preparativos para a Série C do Campeonato Catarinense

36b5d6b0286646d87d6c2766043d7e3a.jpeg Cerimônia marca o início dos Jogos Escolares de Palhoça (JEP)

4e85e8ae5b7b5c79f13e58aa07b84754.jpeg Palhoça Esporte Clube conquista vaga na final da Copa Catarinense de futsal

76adce2ea889ba973ea6ae3b5dd5acdb.jpeg Estudantes de escola da Pinheira recebem aula sobre o Programa das Reservas Mundiais de Surf

ViaCatarina reabre nesta quarta-feira (22)

Governo do estado publica portarias que estabelecem regras para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

8fdd84437002b0bce3c288e664766c31.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

O Shopping ViaCatarina está reabrindo ao público nesta quarta-feira (22), seguindo as orientações sobre segmentos liberados para o funcionamento por parte do governo do estado de SC. A operação reabrirá em condições especiais, com horário das 12h às 20h, com estacionamento liberado e com reforço de atendimento de todos os protocolos de segurança sanitária recomendados para este período.

O superintendente do ViaCatarina, Jânio Bezerra, reitera que o shopping já vinha seguindo um cronograma de processos de limpeza e desinfecção de todos os ambientes do empreendimento, mesmo durante a paralisação. "Redobramos nossos cuidados com a higiene e a limpeza, mantendo aplicação de produtos de desinfecção em todas as áreas e principalmente nos pontos de contato comuns como portas de acesso a banheiros, corrimões, elevadores, etc. Os consumidores podem ter absoluta certeza de que estarão sendo recebidos em um ambiente seguro", afirma.

Da mesma forma, segundo ele, foi feita uma orientação sobre procedimentos aos lojistas para o atendimento a seus clientes, destacando o uso de máscaras e de álcool gel para todos, afastamento social, número controlado de atendimentos e os cuidados especiais na praça de alimentação. "Estamos prontos para reabrir e novamente receber nossos clientes com todos os cuidados especiais que esta situação requer, esperando contribuir para que a atividade econômica do nosso shopping auxilie o município na retomada da normalidade, dentro do possível", reforça.

 

Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

O governador Carlos Moisés divulgou nesta terça-feira (21) as normas para o funcionamento de shopping centers, galerias comerciais, academias e serviços de alimentação, que estão autorizados a abrir as portas a partir desta quarta-feira (22). As portarias com o regramento para esses setores serão publicadas em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo o governador, as liberações, que já haviam sido anunciadas na segunda-feira, seguem critérios estabelecidos pelas ferramentas do modelo epidemiológico adotado pelo governo do estado. Carlos Moisés ressaltou que o acompanhamento será constante, e que as medidas podem ser revertidas em caso de descumprimento massivo das regras ou de um aumento exponencial da curva de contágio. “Estamos sempre monitorando as nossas ações, com o uso de diversas ferramentas, para saber o reflexo das medidas. Quero lembrar que a colaboração de todos é fundamental para que essas medidas deem certo. Estamos liberando esses setores com várias restrições e contamos com a conscientização de todos”, afirmou o governador.

O secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, explica que, no caso dos serviços de alimentação (restaurantes, bares, cafeterias lanchonetes, etc) as medidas restritivas ocorrem já na entrada dos estabelecimentos. Todos os clientes devem utilizar máscaras e é necessário que seja disponibilizado álcool em gel a 70% para a higienização das mãos. A limpeza das mãos pode ocorrer também em pias, com o uso de água e sabão. Na área do buffet, os clientes devem novamente higienizar as mãos e utilizar luvas plásticas descartáveis na hora de se servir. O distanciamento dos clientes deve ser de um raio de 1,5 metros.

 

Regras para shoppings e galerias

Em relação aos shopping centers, centros comerciais e galerias, ficou estabelecido que o horário de funcionamento será reduzido, entre 12h e 20h. Apenas as praças de alimentação podem funcionar até 22h, respeitando as regras, incluindo o distanciamento de um raio de 1,5 metro. A entrada de clientes deve respeitar o limite de 50% da capacidade máxima. Na entrada desses estabelecimentos, deve ser disponibilizado álcool em gel para a higienização das mãos e todos devem usar máscaras. Assim como ocorre com o comércio em geral, não está permitido que os clientes provem roupas ou maquiagens, por exemplo.

 

Regras para academias e atividades esportivas

No casos das academias de ginásticas e similares, o funcionamento também deve respeitar uma série de regramentos. Deve ser disponibilizado álcool em gel a 70% na entrada e equipamentos que obriguem o uso de digitais estão proibidos. Também se faz necessário o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, assim como o uso de máscaras e de toalhas individuais. Os cabelos dos atletas devem permanecer presos durante a atividade desportiva indoor.

O tempo máximo de permanência nas academias fica estabelecido em 60 minutos, de modo a garantir que mais pessoas possam desfrutar do espaço, respeitando-se um limite de 30% da lotação.

O estabelecimento também deve organizar um grupo de usuários por cada horário, respeitando um período de 15 minutos de intervalo para limpeza do chão. O uso dos guarda-volumes fica suspenso nesse momento.

O secretário Helton Zeferino também confirmou que a portaria libera os exercícios em locais abertos, tais como praias, praças e parques. Foram feitos também regramentos para o uso de piscinas. Esportes coletivos, tais como futebol e vôlei, seguem proibidos. No caso das artes marciais, estão permitidos apenas treinos individuais, com o uso de equipamentos.

 

Empresas de controle de pragas

Também nesta terça-feira, o governo do estado publicou uma portaria autorizando o funcionamento de empresas de controle de vetores e pragas urbanas.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg