ViaCatarina recicla bitucas de cigarro

Dispositivo para reciclagem foi instalado em parceria com o Instituto Palhoça Menos Lixo

abcf2bcdd63cf6dd2413c749ce9eb910.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Através de uma parceria com o Instituto Palhoça Menos Lixo, o Shopping ViaCatarina implantou dois pontos de coleta de bitucas de cigarros no empreendimento, para que o material seja encaminhado para reciclagem e deixe de contaminar o meio ambiente. A iniciativa é pioneira no município de Palhoça.

O instituto Palhoça Menos Lixo é uma Organização Não Governamental (ONG) que atua através de ações voluntárias para minimizar consequências de resíduos não encaminhados corretamente e que acabam sendo jogados no meio ambiente provocando contaminações.

Nesta ação do recolhimento das bitucas de cigarros, o instituto conta com o apoio da tecnologia de uma empresa paulista, a Poiato Recicla, que é a primeira e única usina de reciclagem de resíduos de cigarros do Brasil e referência mundial. O material recolhido é processado e transformado em massa celulósica.

Na percepção do coordenador da ONG Palhoça Menos Lixo, Leonardo Quint, “este pioneirismo do ViaCatarina servirá como um agente influenciador e um despertar para uma série de instituições, sejam elas, públicas ou privadas a seguirem a mesma rota”.

O superintendente Jânio Bezerra afirma que a iniciativa reforça o conjunto de medidas sustentáveis já adotadas pelo empreendimento, tais como o encaminhamento dos resíduos, inclusive do óleo produzido pelos restaurantes, do uso de água da chuva e de redutores nos pontos de consumo de água, além de programa de consumo racional de energia.

O ViaCatarina é também ponto de entrega voluntário da campanha ReciclAcip, de resíduos eletroeletrônicos para reaproveitamento de componentes, que em 2019 proporcionou quase uma tonelada de material gerando cerca de 100 computadores para atendimento de adolescentes em programas no município e região. “O Shopping ViaCatarina está sempre conectado com as inovações que tragam benefícios à sustentabilidade e contribuam para a conscientização das pessoas em se preocuparem com o meio ambiente. Buscamos engajar nossos visitantes com ações práticas para adesão e a contribuição de todos”, reforça o dirigente. 


Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg