c7d35c3c3262c96d7262a15edb97f7ef.jpeg CBMSC intensifica prevenção para o Carnaval e alerta sobre perigos em áreas sem guarda-vidas

08fdefb19290de776f863b3ca66b8fdc.jpeg PRF recupera automóvel roubado no RJ e prende foragido em Palhoça

35ba1c975af36dc176fc0eaa621c9e6d.jpeg Suspeito de roubar e esfaquear policial morre em confronto com a PM

62ca7701d5bf96e7ebfdab089d38407d.jpeg PMSC lança Operação Alegria para segurança no carnaval 2026

452d7b2221ac94714721c3a11b48eac6.jpeg Filme palhocense ‘Presente’ terá sessões gratuitas em diferentes pontos da cidade

8e7014fb432b9e4e96130d5d5b12af18.jpeg Palhoça tem programação para todos os públicos, em diversos pontos

de7fdb5a96363e830838d06e8a7f2385.jpeg Carnaval: compositor palhocense tem duas marchinhas finalistas em concurso de Florianópolis

7290aaf998295aa0f9c08f6479a01c84.jpeg Motorista da Jotur escreve música falando sobre o cotidiano na profissão

815e2c79201e1010aef78b887dc69bce.jpeg Marcos Túlio: atleta com história em Palhoça e carreira internacional é destaque na Gulf Magazine

67c8c6f6631a58fe9f066a374895cfe3.jpeg Atleta mirim de Palhoça, Valentina Ferreira termina 2025 como líder do ranking mundial de Jiu-Jitsu

0c30b7bd442e1e0ab64f26f248b5b75c.jpeg “Com mais de 300 eventos, a Fesporte realmente fomenta muito o esporte catarinense”

6c7d26b35f50b8675bb8ac9032046355.jpeg Liga Palhocense faz homenagem ao saudoso jogador Aldo Silveira

d1480bb2883604410e0c21bb2fe00771.jpeg Diogo Trindade retorna do Japão com destaque mundial e muitas histórias da viagem

Um time fictício, uma história encorpada pela real

Em “Juventus F.C.”, Alexandre Manoel traz a relação entre pai e filha, tendo o futebol como pano de fundo

6e250de68b9cca0721a25cb217b9ec69.png Foto: DIVULGAÇÃO

Na segunda matéria da série que apresenta os representantes de Palhoça na 23ª edição do festival de cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), vamos mostrar o curtametragem “Juventus F.C.”, de Alexandre Manoel, morador do Jardim Eldorado. Assim como “Eu Provavelmente Morrerei Anônimo”, de Luiz Gustavo Laurindo, apresentado na semana passada (acesse o link bit.ly/2kEbj5v e confira), “Juventus F.C.” também vai participar da Mostra Curtas Catarinenses. O FAM vai exibir 121 filmes, de 20 países, além de 41 produções convidadas, entre os dias 26 de setembro e 2 de outubro, na Capital.
“Juventus F.C.” foi fruto do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Alexandre Manoel, que se formou em Cinema na Unisul, na Pedra Branca - a colação de grau foi em abril deste ano. O curta é uma ficção de 10 minutos, que conta a história da relação de Laura com seu pai, Antônio, em dois momentos das suas vidas: no primeiro, em que Laura era criança e estava sob os cuidados do pai distante; e no segundo, Antônio, com mal de Alzheimer, está sob os cuidados da filha. “Eu gosto muito de futebol e eu queria que tivesse alguma coisa a ver com futebol, mas que não fosse uma coisa muito careta, que não fosse necessariamente um documentário sobre um time ou alguma coisa assim, e aí eu pensei que uma das coisas que eu mais gosto no futebol é esta relação que as pessoas têm com o time e como dentro de uma torcida você se identifica com pessoas com as quais você não se identificaria em outro lugar”, reflete o cineasta. “A partir disso, eu fiz um roteiro sobre essa personagem que se chama Laura e o filme trata de dois momentos distintos da vida dela: quando ela é criança, que é o passado, e o presente, quando ela é adulta. No passado, mostra um pouco da relação dela com o pai e o time de futebol, e o pai dela meio que cuida dela; e no presente, o pai dela tá doente, com Alzheimer, e ela cuida dele. Tem um pouco da relação dessa estrutura familiar através desse time”, conta Alexandre, que nasceu em Curitiba (PR) e mudou-se para Rio do Sul (SC) ainda criança e foi criado lá.
O Juventus do filme é um time fictício, mas Rio do Sul já teve uma equipe com o nome Juventus A.C., a primeira equipe profissional da cidade, vice-campeã estadual em 1973 (perdeu a final para o Avaí) e em 1976 (foi superado pelo Joinville na decisão). “Como eu gravei o filme lá em Rio do Sul, dá para supor que seja este Juventus específico, mas é um nome bem universal, e era isso que eu queria, quanto mais universal, melhor”, explica Alexandre, que trocou Rio do Sul pelo Jardim Eldorado aos 17 anos, quando mudou-se para Palhoça para frequentar o curso de Cinema da Unisul.
Por enquanto, vai continuar por aqui. O cineasta faz mestrado na UFSC, na área de Literatura, pesquisando conceitos de memória e ficção na obra do diretor chinês Wong Kar-Wai, autor do renomado “Amor à Flor da Pele”, lançado em 2000. “Gosto muito da parte acadêmica de crítica de cinema. Para mim, o processo começa pela crítica, e depois vai para a criação de roteiro, direção e tal. Então, agora, eu estou fazendo o mestrado, mas sem dúvida, quando eu tiver a oportunidade de fazer outros filmes ou colaborar com outros filmes, vou tentar aproveitar o máximo possível”, projeta.
A grande aceitação do curta “Juventus F.C.” é um indicativo importante de que o cineasta deve perseguir a carreira na sétima arte. Afinal, não é qualquer obra que passa pelo crivo da curadoria do FAM, um festival respeitado internacionalmente. “Eu fiquei muito feliz, o FAM é o principal festival de Santa Catarina e você estar em um lugar desses com seu filme é uma felicidade muito grande, não só para você, mas para quem trabalhou junto. Você vê este esforço da equipe ser recompensado. Acho que uma das coisas importantes quando se faz um filme é que as pessoas vejam esse filme, e estar em uma janela tão importante quanto o FAM é bem gratificante”, argumenta Alexandre, que também teve o filme selecionado em outros festivais, como o Assimetria (em Florianópolis), e também foi incluso na relação de obras do Panorama Santa Catarina, que fará parte da Mostra Sesc de Cinema, que tem programação agendada entre 1º de novembro e 15 de dezembro.

 



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg