.jpeg)
Doação de livros
Uma importante ação social está sendo feita pelo meu amigo Lauro Melo, morador do Pachecos, e seus amigos, solicitando doações de livros para a biblioteca de um hospital de Florianópolis, no Carianos. As obras serão direcionadas para a clínica psiquiátrica, para leitura dos pacientes. Lauro comunica que pode apanhar a doação no local, basta entrar em contato pelo endereço: melolauro18@gmail.com ou entregar pessoalmente no Multi Hospital para a doutora Catarina. Ajude nessa ação, pois seu livro usado não precisa ficar só empoeirando na estante de sua casa! Doe e faça um paciente satisfeito e feliz! A campanha, que iniciou no mês de dezembro, já arrecadou, até o momento, mais de 500 livros; a meta de Lauro é conseguir mil exemplares.
Cuidado com os golpes
A cada dia que passa, fica mais difícil comprar ou contratar serviços pela internet, tamanho é o número de salafrários aplicando golpes nas pessoas mais desavisadas. O exemplo é uma empresa de limpeza e impermeabilização de sofá, que diz ter sede em Biguaçu, em sua apresentação nas redes sociais: a empresa cobra antecipadamente pelo serviço e depois desaparece do mapa. Portanto, tome muito cuidado ao contratar serviços ou comprar via internet, pois você pode estar sendo enganado, como vem acontecendo em nossa região. Importante: nunca pague pelos serviços de forma antecipada e nem envie PIX antes do trabalho ser concluído!
.jpeg)
Ao relento
Moradores da rua José Cosme Pamplona, na altura da casa 1700, enfrentam problemas, há tempos, com a permanência de mendigos, que, segundo eles, acomodam-se diariamente nas marquises das casas da rua, deixando uma bagunça absurda e um cheiro de mijo. Eles pedem às autoridades uma solução para o problema e perguntam se a Assistência Social da Prefeitura pode ajudar de alguma forma. E daí, pode?!
.jpeg)
Ruptura: MDB deixa o governo Jorginho Mello
Uma surpresa abalou o cenário político de Santa Catarina nesta segunda-feira (26), quando o MDB rompeu oficialmente com o governo Jorginho Mello (PL), em uma decisão que implodiu a base aliada, com interferência nas eleições de 2026.
A crise implodiu quando Jorginho anunciou o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), como vice em sua chapa, o que pegou o MDB de surpresa. A escolha foi interpretada como quebra de palavra e traição política, já que o partido tinha certeza de que a vaga seria do MDB.
Carlos Chiodini, nome esperado para vice pelo MDB, simbolizou o sentimento de “punhalada pelas costas”. Com isso, o MDB decidiu desembarcar imediatamente do governo, com a entrega de cargos de filiados e a saída de Chiodini da Secretaria de Agricultura, colocando um fim na aliança com o governo estadual.
Mas como não é fácil largar o osso, o único que deixou o cargo no Governo do Estado até agora foi Chiodini, que volta à Câmara dos Deputados e já coloca seu nome à disposição pra vir a ser o candidato do MDB a governador. Chiodini diz que vai articular uma frente de oposição.
Outra coisa que não pode ser descartada seria uma possível união com João Rodrigues (PSD), o que certamente fortaleceria essa candidatura.
Com o racha, uma pergunta que não quer calar é: como ficará o MDB de Palhoça, com essa decisão do partido? Vai continuar no governo Freccia, que apoia Jorginho Mello?
Eleição 2026
Continua firme a corrida para a eleição de deputado estadual em Palhoça. Provavelmente, teremos, na eleição de outubro, um recorde de candidatos. As pré-candidaturas mais comentadas até o momento são: Luciano Pereira (Novo), Camilo Martins (Podemos) e Sérgio Guimarães (União Brasil).
Para deputado federal, com certeza teremos candidatos, mas até o momento, a coisa está só no “disse me disse”. A pré-candidatura mais comentada é a do atual vice-prefeito Rosiney Horácio.
O QUE DIZEM E EU NÃO AFIRMO
QUE sai empresa e entra empresa responsável pela coleta do lixo de Palhoça e nada de melhorar o serviço. Isso sem falar que o que também não muda é a conscientização de muitos moradores, que teimam em não dar o destino correto ao lixo que produzem!
QUE foi descoberto um verdadeiro mistério no cemitério do Passa Vinte: nada menos do que sete ou oito túmulos têm um só nome escrito nas sepulturas. Será que a pessoa é gato ou humano pra ter sete vidas e morrer sete vezes? O rolo é grande!
QUE o Ministro dos Transportes esteve em Santa Catarina e anunciou a construção de dois túneis no Morro dos Cavalos. A previsão para o início da obra é daqui a um ano. Daí, coloca aí mais uns 5 anos para sua construção. Enquanto isso: “aguenta, cavalo”!
QUE os adolescentes delinquentes que assassinaram o cão Orelha na Praia Brava, em Floripa, expõem com todas as letras o atual momento que vive o mundo, onde a desumanização toma conta da mente humana. O pior é que provavelmente ninguém será punido por tamanha barbárie.
Publicado em 29/01/2026 - por Joao Jose da Silva