O deputado estadual Camilo Martins entregou, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, uma moção de reconhecimento ao cirurgião bucomaxilofacial Dr. Raulino Brasil, de Araranguá, em homenagem ao trabalho desenvolvido à frente do Projeto Leozinho, iniciativa social e humanitária que tem transformado vidas em Santa Catarina e em diversas regiões do Brasil.
Criado em 2021, o Projeto Leozinho nasceu de uma promessa pessoal do Dr. Raulino, feita durante o período em que seus filhos gêmeos estavam internados em uma UTI. O compromisso assumido foi o de ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade caso eles sobrevivessem. A inspiração para o nome do projeto veio do primeiro paciente atendido, Léo, diagnosticado com neurofibromatose, cuja vida foi transformada após diversas cirurgias que lhe devolveram autoestima, autonomia e qualidade de vida.
Desde então, a iniciativa já beneficiou entre 300 e 350 pacientes, com a realização de mais de 200 procedimentos gratuitos de alta complexidade. Entre os casos de maior repercussão, estão a reconstrução do lábio da influenciadora digital Mariana Michelini, vítima de complicações após um procedimento estético; e a cirurgia da jovem rondoniense Natani Santos, que voltou a sorrir após um grave acidente.
O Projeto Leozinho se consolidou como referência em cirurgias faciais para pacientes com neurofibromatose, paralisia facial, síndromes raras, sequelas de acidentes e deformidades graves. Nos casos em que há condições de contribuir com custos, os recursos arrecadados são revertidos para ajudar outros pacientes sem condições financeiras, cobrindo despesas como anestesistas, centro cirúrgico, transporte aéreo, hospedagem e alimentação.
Ao entregar a homenagem, o deputado Camilo Martins destacou que o trabalho do Dr. Raulino é exemplo de empatia, profissionalismo e compromisso com a vida: “O Projeto Leozinho é a prova de que a medicina, quando aliada à solidariedade, pode transformar realidades e devolver esperança. O Dr. Raulino honra Santa Catarina com seu trabalho e merece todo o reconhecimento desta Casa e da sociedade”, afirmou.
O cirurgião agradeceu a moção e ressaltou que o projeto só é possível graças ao engajamento coletivo: “Recebo esta homenagem com humildade. O Projeto Leozinho não é só meu, mas de todos os voluntários que se unem para transformar vidas. Esse reconhecimento nos motiva a continuar expandindo a iniciativa, mas acredito que se cada cirurgião fizer um pouquinho em seu município, podemos ajudar ainda mais pessoas”, declarou o Dr. Raulino Brasil.
Atualmente, já existem tratativas para levar o projeto a outros estados, como o Rio Grande do Sul, capacitando novos cirurgiões e multiplicando essa corrente de solidariedade que nasceu em Santa Catarina e hoje inspira todo o país.
15/09/2025
12/09/2025
11/09/2025
11/09/2025
04/09/2025