
As previsões previsíveis do Pai João para 2026 – Parte II
Minha Nossa Senhora Piriquita da Cova Funda! Em 2026, a Câmara Municipal vai continuar fazendo Moções, esquecendo que o povo também gosta de Mocinha. Pai João me disse que, pelo andar da carruagem, em 2026, não veremos mais essas Moções, pois não vai ter mais policiais em Palhoça para homenagear.
Outras previsões feitas pelo Pai João:
Vamos ter verão, com chuva aqui e acolá e algumas enchente esparsas. Se não chover muito em Palhoça em 2026, vai dar sol de rachar! Para os candidatos a deputado nas “enliações” do ano que vem, painho sugere um despacho na esquina das avenidas Hilza Terezinha Pagani e Atílio Pagani. Mas, pra dar resultado, diz ele, não é bom usar galinha preta; prefira as vermelhas ou brancas! E, por favor, não acenda velas! Pode pegar fogo no prédio da esquina e deixar os filiados dos partidos desempregados!
Para o eleitor palhocense: o isopor será seu pastor, ah, e cerveja e carreteiro não faltarão! Então é assim: saravá pra quem oferecer mais gasolina e der a melhor oferenda aos santinhos!
Em junho e julho, existe previsão de muita festa junina e julhina, com direito a fogueira santa. Época em que, se você precisar falar com os vereadores, não vá à Câmara. Eles vão ter que fugir pra não doar pinhão e amendoim para as escolas e creches do município fazerem suas festinhas!
Férias coletivas de meio do ano para nossos vereadores, afinal, trabalhar duas noites por semana é extremamente estressante, abafante e engorda!
Uma previsão óbvia: se alguns de nossos candidatos a deputado não emplacarem em 2026, vão poder emplacar em 2028. Afinal, ninguém vai querer cair numa blitz, né?!
Pesadelo eleitoral
Um amigo meu, pré-candidato a deputado, está apavorado com a sua futura campanha! Começou na política na eleição do Bolsonaro, sonhando com dias melhores para si e os seus! A eleição tão fácil do Moisés e do Bolsonaro foi um baque tão grande pra cabeça dele que pirou! Agora, sem dinheiro pra botar seus “santinhos” na rua, vive tendo pesadelos.
No pesadelo, sonha que levanta da cama, olha no espelho e descobre que é vesgo. Procura freneticamente nos bolsos, para ver sua foto na carteira de identidade, para ver se realmente é vesgo. Acha o título de eleitor e descobre que esqueceu de transferi-lo para Santa Catarina, como fez o Carlos e o Renê Bolsonaro...
– Não, não pode ser, meu Deus – diz ele. – Nem eu vou votar em mim?!
Então, senta-se inconsolado em uma cadeira.
– Mas não é possível!
É uma cadeira de rodas, o que significa que, além de vesgo e não votar em SC, também é deficiente físico!
– É impossível – diz pra si mesmo, quando escuta uma voz vinda da cozinha da casa:
–Amoooooor...
É o namorado, que pergunta:
– Foi você que pegou a nossa seringa?
Puta merda! Descobre que também é homossexual e viciado e talvez soropositivo! Em desespero, começa a gritar, a chorar, a arrancar os cabelos...
– Nãooo! Sou mais careca do que o Amin!
E o namorado fica cobrando dele, o tempo todo, a fartura da casa, pois “farta” tudo!
– Deixa essa política e arranja um emprego – diz ela (ou ele) se descabelando toda!
Que merda! O pesadelo aumenta ao descobrir que também está desempregado na Prefeitura desde dezembro! Tenta explicar ao namorado que é difícil encontrar trabalho quando se é vesgo, não se vota em SC, é deficiente físico, gay, viciado, talvez soropositivo, careca, mas não consegue, por... porque... porque é gago!
Transtornado, liga a TV com a única mão que tem e, com lágrimas nos olhos, vai até a janela olhar a paisagem. Centenas de barracos ao seu redor! Sente uma fisgada no marca-passo, pois além de vesgo, não votar em Palhoça, deficiente físico, homossexual, viciado, talvez soropositivo, careca, gago, desempregado, maneta e cardíaco, também é favelado...
Começa a passar mal e sente um calafrio na espinha. Então, dirige-se ao guarda-roupa para pegar um agasalho, e para sua surpresa, quando abre a gaveta, encontra uma camisa do Figueirense...
– Aí já é sacanagem – pensa.
Entra em surto, pois, além de não votar em Palhoça, ser vesgo, deficiente físico, gay, viciado, talvez soropositivo, careca, gago, desempregado, maneta, cardíaco e favelado também é alvinegro!
– Puta que pariu, assim não há cristão que aguente!
Nesse momento, volta o namorado e diz:
– Amooooooor, vamos, senão chegaremos atrasados na reunião no diretório do PL. Eles já estão nos esperando...
Foram, mas ainda não voltaram pra me dizer como andam as coisas por lá, depois da prisão do Bolsonaro!
Rá, rá, rá, rá...
O prefeito Freccia não tem nenhum problema para 2026. O problema dele vai ser na eleição de 2028, pois vai ter que procurar um bolsonarista tradicional para substituí-lo. Pai João aconselha ao prefeito promover um Big Prefeito, imitando o Big Brother. Bastaria colocar todos os postulantes a prefeito dentro de sacos, amarrá-los bem e jogá-los no rio Cubatão. Aquele que se livrar do saco e subir até a barranca do rio primeiro que seja o candidato à sua sucessão! É o melhor jeito! A gente sabe que não é fácil, já que o difícil mesmo seria mantê-los no fundo do rio!
Rá, rá, rá, rá...
Publicado em 18/12/2025 - por Beltrano