Foto: DIVULGAÇÃO
A escritora e palestrante Iracy da Costa, que mora em Palhoça, lança, no dia 19, em Florianópolis, o livro infantil “O Jacarezinho Alado”, primeiro volume da coleção Pluralidades. O lançamento será nas Livrarias Catarinense, no Beiramar Shopping, às 19h.
A história parte de uma situação inusitada: uma mãe jacaré vê seus filhotes nascerem e descobre que um deles tem asas. Diante do inesperado, ela se desespera — conhece os perigos da água e da terra, mas não os do céu. Além da insegurança, precisa lidar com o julgamento da comunidade, que a acusa de ter posto um “ovo estragado”. No desenrolar da narrativa, porém, o que parecia ser um problema revela-se uma potência: o pequeno jacaré alado usa sua diferença para salvar a própria mãe de um ataque de onça.
A obra dialoga com temas contemporâneos como diversidade e neurodivergência, propondo um olhar menos problematizador e mais compreensivo sobre as diferenças. Segundo Iracy, a história reflete anos de estudo e também experiências pessoais.
Trajetória da autora
Catarinense de Caçador, filha de agricultores, Iracy é formada em Serviço Social e Saúde e construiu carreira na área de gestão e liderança, tendo atuado por cerca de 25 anos como diretora do Sesi. Após a aposentadoria, passou a se dedicar à escrita e às palestras, com foco nas transformações humanas e sociais.
O interesse pelo tema também nasceu de vivências familiares. Em 1992, sua filha apresentou sinais de hiperestesia — hoje conhecida como transtorno do processamento sensorial — com sensibilidade intensa a ruídos, texturas e estímulos. À época, muitos desses comportamentos eram vistos como “frescura”, o que despertou na autora a necessidade de compreender melhor essas diferenças.
Em 2022, Iracy lançou o livro “Geração 3000 – um novo líder para um novo cérebro e uma nova sociedade”, no qual defende a importância de um novo olhar sobre pessoas consideradas “fora do padrão”.
Um detalhe especial da coleção Pluralidades é que as ilustrações são feitas por crianças e adolescentes. O primeiro volume foi ilustrado por Oliviah Farias Ribeiro, de 12 anos, estudante do Colégio Santa Rosa de Lima. “Escrever tem sido minha maior paixão. E escrever sobre esse tema mais ainda. Trabalhei com pessoas a vida inteira e busco tornar assuntos como TDAH e autismo um pouco mais leves para pais, professores e profissionais da saúde”, afirma a autora.