Palhoça terá segundo turno para definir presidência municipal do PT
No domingo (6), filiados e filiadas do Partido dos Trabalhadores (PT) foram às urnas em todo o país para escolher as novas direções e presidências em níveis nacional, estadual e municipal, encerrando um ciclo de seis anos das atuais gestões.
Em Palhoça, Ana Maria, atual secretária de Finanças do partido, liderou a votação com 46% dos votos; Lumen Cheli, integrante da diretoria do Sitrampa, ficou em segundo lugar, com 36%; e Evaldo Barbosa, dirigente do Sindicato Estadual de Trabalhadores dos Correios, obteve 18%.
Com o resultado, Ana Maria e Lumen Cheli disputam o segundo turno no dia 27. A decisão deve ser acirrada e promete mobilizar novamente a militância local.
No cenário nacional, Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara (SP), foi eleito presidente do partido ainda no primeiro turno. Em Santa Catarina, os deputados estaduais Luciane Carminatti e Fabiano da Luz seguem para o segundo turno na disputa pela direção estadual.
É o PT se preparando para as eleições dos deputados estaduais, federais e para a Presidência da República.
Enquanto isso no Morretes
Quem é legalizado e paga mensalmente em dia a sua conta de luz, fica às escuras pelo menos três vezes por semana na localidade de Morretes. Será que a Celesc não possui um transformadorzinho mais potente para substituir aquele que lá existe e que não aguenta que as pessoas tomem banho na boca da noite? Sim, porque o sinistro acontece quase sempre neste horário, quando mais pessoas usam seus chuveiros. O que chega todo final do mês mesmo, sem falta, é a fatura, que não falha! Dizem até que muita gente no Morretes está correndo atrás da velha “pomboca de querosene” para comprar!
Veículos atingidos por pedras
A onda das pedradas que apavora, principalmente, ônibus em São Paulo, chegou também a Palhoça. Na madrugada do último domingo (6), veículos que trafegavam pelo Contorno Viário da Grande Florianópolis, no trecho de Palhoça, foram atingidos por pedras. A Arteris Litoral Sul confirmou o caso e registrou a ocorrência no quilômetro 38, no sentido Porto Alegre (RS). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada imediatamente após o ocorrido.
Vídeos nas redes sociais registram os motoristas mostrando aos funcionários da concessionária os danos provocados pelas pedradas. Segundo relatos, as pedras foram lançadas por dois homens que estavam sobre um viaduto. Só nos faltava mais essa!
Sobrou fiscalizar
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em julgamento com repercussão nacional, que as Câmaras Municipais não podem mais rejeitar ou aprovar contas de prefeitos contrariando o parecer técnico dos Tribunais de Contas. Ou seja, se o Tribunal de Contas aprova as contas, a Câmara não pode mais rejeitá-las; e se o Tribunal reprova, a Câmara também não pode modificar o parecer. A medida busca evitar distorções e perseguições políticas, comuns em muitas cidades, principalmente do interior. A partir de agora, os vereadores seguem com a função de fiscalizar, mas sem poder de alterar a decisão técnica dos tribunais.
A decisão terá impacto direto nas eleições de 2026, já que a rejeição das contas é critério para inelegibilidade. Com isso, a Justiça Eleitoral considerará exclusivamente o parecer do Tribunal de Contas para declarar se um gestor pode ou não disputar eleições. É bom que os prefeitos catarinenses que pretendem se reeleger coloquem as barbas de molho ou simplesmente não façam cagadas em suas Prefeituras.
Deus os ouça
Uma terceira alternativa para resolver o problema eterno do trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos foi debatida em reunião na semana passada entre o Ministério dos Transportes e o Fórum Parlamentar Catarinense. A nova proposta sugere a construção de apenas um túnel e o aproveitamento da pista atual para tráfego em mão única. Com isso, alegam, reduziria o impacto financeiro da obra no valor do pedágio, viabilizando economicamente o projeto e acelerando a sua execução. Que Deus os ouça! Assim, quem sabe, não vamos precisar esperar mais uns 20 anos para ver o problema resolvido – talvez só uns 10 anos!
Buraco à boca de espera
Morador do Residencial Dom Afonso, no Caminho Novo, pede providência para que a Secretaria de Serviços Públicos arrume uma tampinha para tapar um buraco – mexeram na rua, mas deixaram o buraco aberto faz uns três meses, segundo o morador. Mandei a reivindicação para o secretário Beto Farias, que vai atender esse pedido, tenho certeza – isso se já não atendeu.
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE quem trafega diariamente pelo trecho da BR-282 entre a rua Paraná (entrada pra Bela Vista) e o Centro Administrativo do Imperatriz sente tanto medo de morrer no local que no “bizu” não passa mais nem uma agulha!
QUE tramita na Câmara Municipal um projeto de lei que dá o pontapé inicial para que o bairro Aririú seja beneficiado com uma creche. Realmente, o bairro está precisando.
QUE chegou a Palhoça o golpe das falsas agentes de saúde, muito aplicado no estado de São Paulo: elas visitam idosos para fazer uma foto de identificação do rosto, para depois aplicar golpes como empréstimos bancários e sagues no Pix. O fato teria acontecido no Alto Aririú. Portanto, todo cuidado é pouco.
QUE as sessões da semana que vem na Câmara Municipal prometem uma boa queda de braço entre o vereador Neném do Bertilo, que pediu vista a um projeto, e o presidente da Câmara, Pitanta, que já avisou que, mesmo se Neném não liberar o projeto, será colocado em votação, como versaria o regimento interno da Casa Legislativa.
Publicado em 10/07/2025 - por Joao Jose da Silva