
Proposta para o futuro
Um dos assuntos que mais agitou as rodas de conversa sobre mobilidade urbana ao longo de 2025 foi a proposta do amigo Cláudio Silva, da Ponte do Imaruim: a criação de uma Avenida Beira-Mangue. A ideia não ficou só no papel. Levando o projeto a sério, Cláudio chegou a investir em um vídeo produzido com o auxílio de inteligência artificial, mostrando o potencial da obra e os impactos positivos para a cidade. O material foi ao ar nas redes sociais do jornal Palhocense e, como era de se esperar, acabou gerando repercussão, apoios e comentários — tanto no meio político quanto entre os populares.

Jean Negão e equipe celebram encontro de Fim de Ano
No sábado (12), a equipe do vereador Jean Negão realizou sua tradicional confraternização de fim de ano. O evento reuniu colaboradores do gabinete da Câmara Municipal, amigos e parceiros, na acolhedora residência do vereador e sua esposa, Mirtis, localizada na Pedra Branca.
A celebração foi marcada por um clima de união e reconhecimento. O vereador Jean Negão agradeceu a todos pela dedicação e esforço demonstrados ao longo do ano, destacando a importância do trabalho conjunto para atender às demandas da população.
“Este momento é fundamental para agradecer a cada um que se doa diariamente em nosso gabinete. O trabalho na Câmara é um desafio constante, mas com essa equipe comprometida e o apoio de nossos amigos e parceiros, conseguimos entregar resultados significativos para a nossa cidade”, afirmou o vereador Jean Negão.
Doação de livros
Uma importante ação social está sendo feita pelo meu amigo Lauro Melo, morador do Pachecos, junto com outros amigos: eles estão solicitando e aceitando doações de livros para o multi hospital de Florianópolis. Os livros serão direcionados à clínica psiquiátrica, para leitura dos pacientes.
Lauro comunica que pode apanhar os exemplares no local da doação, basta entrar em contato pelo endereço: melolauro18@gmail.com. Ajude essa ação, pois seu livro usado não precisa ficar só empoeirando na estante de sua casa. Doe e faça um paciente satisfeito e feliz!
.png)
Verba federal para prevenção de cheias
O vereador Ezequiel Martins conseguiu uma emenda parlamentar do deputado federal Valdir Cobalchini, no valor de R$ 316 mil, para a aquisição de medidores de nível de rio. O município de Palhoça é cortado por seis rios e hoje nenhum deles possui um medidor de nível de água. “Em eventos climáticos, como fortes chuvas, esse tipo de monitoramento é essencial para a Defesa Civil no quesito prevenção, tendo em vista que, a partir desses dados, pode tomar medidas mais rápidas, informando a comunidade sobre os pontos que irão algar”, explica Ezequiel. As estações contêm, no kit: três sensores de detecção de inundação, instalados no rio Maruim, Passa Vinte e Cubatão; três sensores de lâmina de água, instalados na via pública, em locais de frequentes alagamentos e serviço de manutenção.
.jpeg)
Deputada recebe Moção de Parabenização na Câmara
A deputada estadual Ana Campagnolo (PL) esteve na sessão da Câmara de segunda-feira (15), quando recebeu uma Moção de Agradecimento de autoria do vereador Juninho da Farmácia (PL), pela importante liberação de recursos para o município, principalmente para as áreas de saúde e educação. De acordo com a deputada, mais de R$ 1 milhão foram destinados, divididos em várias áreas.
Nada mais justo, a julgar pela votação que Ana Campagnolo pegou em Palhoça na última eleição: mais de 6 mil votos. Naturalmente, pegará muito mais na próxima, já que na época era uma mera desconhecida e hoje pode-se dizer que tem um trabalho em prol do município.
Férias ou “ferião”
A partir desta quinta-feira (18), a Câmara Municipal de Palhoça (especialmente nossos amigos vereadores), assim como nos demais municípios da União, entra em férias. O período de recesso se estende até o dia 9 de fevereiro de 2026. O que não seria bem umas “férias”, está mais para “ferião”.
Já os servidores do Legislativo retornam a dar expediente no dia 5 de janeiro.
O QUE DIZEM E EU NÃO AFIRMO
QUE em Palhoça, ultimamente, ou é água ou fogo. Digo isso porque nunca se viu tanto incêndio em Palhoça como no ano de 2025!
Que turistas e veranistas das praias do sul do município estão reclamando da falta de chuveiros, e pedem que a Prefeitura tome providência!
QUE o vereador Marcílio do Escolar elogiou e agradeceu às equipes da Prefeitura pelas obras de recuperação do São Sebastião, depois da forte enchente que atingiu o bairro.
QUE graças à insistência do deputado estadual Sérgio Guimarães, o Morro dos Cavalos vai ganhar um guincho fixo para agilizar mais rapidamente a retirada de veículos envolvidos em acidentes ou com problemas mecânicos. Depois, alguns o chamam de “chato”. Ele pode até ser, mas que os órgãos públicos o respeitam, ah, isso sim!
Publicado em 18/12/2025 - por Joao Jose da Silva