7e41860e54db922a5a77190d6cb0e9dc.jpeg Instituto Aegea lança iniciativa para destacar a importância do saneamento básico no Brasil

b189b054bcb7df31809a4f46a6e43eb4.jpg Palhocense concorre a cargo de desembargador no Tribunal de Justiça

08db3e26b9f697ce2b53ef24a4922890.jpg Palhoça impulsiona desenvolvimento com Programa Juro Zero e inauguração do Balcão do Emprego

31ad3fa248fa57741652f79f3942b394.jpeg Sesc de Palhoça recebe evento de literatura infantil neste sábado (13)

82705bf3dfe8a4b15a7a299617ea7bc7.png Oswaldo Montenegro se apresenta na Arena Opus neste sábado (13)

064cc84df137942e067b4c9dc8893e40.jpg Jotas Empreendimentos Imobiliários completa 39 anos de história e desenvolvimento

1a986d933fe28cf8b6920867b68dfaaa.jpeg Guarda do Embaú recebe Festival de Primavera - II Semana da Música

88df148f9fc8e96d42f67f4bcbbd7ef7.jpeg Aberta em 1967, Foto Palhoça Gedalvo se despede do atendimento em loja física

53cfdc1e4506e05fe61634a8c1813947.jpeg Meninos da Vila Palhoça têm quatro atletas aprovados em avaliação oficial do Santos F.C.

c879d5117c92e337d2d63921a89f4a3e.jpg Às portas da estreia na Série C do Catarinense, Guarani assina parceria com o São Paulo

d40b02da010a725e0a87faf3c2d49c85.jpeg Palhocense tem passagem pela comissão técnica da Seleção Sub-17

0c05d67c229dd6c866bd0fa6f4ad5296.jpeg Diogo Trindade busca apoio para representar o Brasil em corrida no Japão

ab7d7a96bb2146219d5249dbdc683b2c.jpeg Palhoça Esporte Clube lidera o Estadual Sub-12 com 7 pontos

Cartão Rosa - Edição 776

O futebol e o rádio catarinense acordaram um pouco mais tristes na quarta-feira (27). Adilson  Sanches, um dos melhores narradores esportivos de SC, veio a falecer. Morador de Palhoça, Adilson era considerado o papa da comunicação esportiva no auge das rádios. A coluna se solidariza com a família e os tantos amigos que por aqui ele deixou. Descanse em paz, meu amigo!


Responsável pelo rebaixamento
O Figueirense acabou sendo rebaixado para a Série C do Brasileiro, após a derrota do Botafogo-SP diante do Vitória, na noite da terça-feira (26). Uma triste notícia para o torcedor alvinegro, e justamente no ano do centenário do clube. Mas quem é o responsável pelo rebaixamento do clube do Estreito? Jogadores, diretoria ou alguns treinadores que por lá passaram?


O principal culpado
Para este velho escriba, sem dúvida alguma, os principais culpados foram alguns diretores, anteriores à gestão atual. Pessoas irresponsáveis e inconsequentes, que chegaram a saquear o clube. Um clube de futebol do tamanho do Figueirense cair para a terceira divisão do futebol brasileiro significa um “combo” de erros. Deixaram o clube numa situação financeira caótica, chegando ao ponto de ficar devendo salários. É claro que alguns técnicos e jogadores também têm suas parcelas de culpa. Até mesmo a torcida e a nossa mídia esportiva possuem suas parcelas de culpa. Mas nada se compara com a cartolagem. Esse rebaixamento é muito bem personificado na figura de Claudio Honigman, da Elephant. De maior representante catarinense na elite do futebol brasileiro, finalista da Copa do Brasil, o mais vezes campeão catarinense e com a maior torcida do estado, o Figueirense, no seu centenário, amarga a humilhante posição de integrante da Série C do Brasileiro.

Mercado da bola
O mercado da bola está bombando esta semana, na Gávea. O Flamengo começou a reformulação no seu elenco para a temporada 2021. Tem propostas e transferências todos os dias, e alguns importantes nomes do atual elenco já começam a se despedir do Rubro-Negro. Com a janela de transferência se encerrando nesta próxima segunda-feira, o mundo árabe é o principal comprador do mercado. Yuri César, Michael e Everton Ribeiro já estão de malas prontas. Everton Ribeiro, que já atuou pelo Al-Nasr, irá receber R$ 2 milhões de salário, uma quantia maior do que os R$ 800 mil que ele recebe atualmente no Mengão. Enquanto isso, o Flamengo não se desfaz de Vitinho e outras "cositas más".


Reta final
Esta Série B do Brasileirão está em sua reta final e está ficando mais empolgante do que a Série A. América-MG e Chapecoense estão empatados em tudo: número de pontos, vitórias, saldo de gols, enfim... A próxima rodada será eletrizante, com Chape e América brigando pelo título brasileiro da Série B. Sem contar que CSA, Juventude e até mesmo o Avaí continuam brigando pela quarta vaga de acesso à elite do futebol brasileiro. A próxima sexta-feira será de muita adrenalina, quando o América-MG recebe o Avaí, e a Chapecoense, na Arena Condá, recebe o Confiança. O Avaí terá toda a torcida do Oeste a seu favor.

Decisão da Libertadores
Neste próximo sábado (30), todas as atenções estarão voltadas para o Estádio do Maracanã, palco da grande decisão da Copa Libertadores. Palmeiras e Santos, que irão disputar a cobiçada taça sul-americana, já demonstraram que deixaram o Brasileirão de lado, visando apenas à Libertadores. Todos sabem que este escriba tem o coração vermelho e preto, e não me venham com essa frescura de que eu deveria torcer por times daqui, porque rubro-negro existe do Oiapoque ao Chuí. Mas por eu ter laços com a cidade de Santos, onde apenas nasci, na Santa Casa de Saúde, no dia 8 de janeiro; por ser o clube do Rei Pelé; e por eu ter uma amizade duradoura com o técnico Cuca, vou torcer pelo Santos.


É difícil, mas não impossível
Avaí e Guarani fizeram um jogo emocionante na Ressacada. O Leão jogou um primeiro tempo como não havia jogado ainda nesta Segundona brasileira, e o time bugrino fez o jogo visando a uma vaga na Copa do Brasil desta temporada. Ambos jogaram como ainda não tinham jogado nesta competição. Foi um jogo daqueles de “lá e cá”, dando muito trabalho ao goleiro Gledson, que estava atento a tudo, e com Alemão e Betão se mostrando seguros lá atrás. Com essa vitória, o Avaí chegou aos 55 pontos - três pontos o afastam do G-4 e mantêm o time brigando pela quarta vaga. Basta o Juventude perder para o Guarani, o CSA derrotar o Náutico e o Avaí derrotar o América-MG em BH. É difícil, mas não é impossível.


Cartão rosa/vermelho
Cartão Rosa para o valente time da Chapecoense, que mesmo passando por sérias dificuldades financeiras, chegando ao ponto de atrasar salários, conquistou o Campeonato Catarinense, retornou para a elite do futebol brasileiro e ainda está brigando pela conquista do título da Série B. Um belo exemplo a ser seguido por alguns de nossos clubes profissionais.

Cartão vermelho para a humilhante campanha do Figueirense nesta Série B, que culminou com a sua queda para a terceira divisão do futebol brasileiro. Um clube como o Figueirense, que tem uma grande história no futebol catarinense e até mesmo brasileiro, já vinha capengando há uns três anos, só que desta vez não teve saída, indo parar na Série C, justamente no ano de seu centenário. Agora é juntar os cacos e ir à luta.


DROPS DA ARQUIBANCADA
O Mundial de Clubes está se aproximando e a Fifa divulgou as equipes de arbitragem que irão participar desse torneio mundial. A grande novidade é que teremos um trio feminino, que terá a brasileira Edina Alves Batista, com as assistentes Neuza Back e Mariana de Almeida.
Muitos torcedores alvinegros não perdoaram a falha do bom goleiro Rodolfo Castro diante do Juventude, o ofenderam nas redes sociais e até ameaçaram sua integridade física. Rodolfo é o que menos tem culpa nesse fiasco, ele evitou grandes vexames do Alvinegro.
O Campeonato Catarinense 2021 já está batendo na porta e a grande maioria dos clubes já definiu seus comandantes. Por aqui, o Figueirense renovou o contrato de Jorginho. Já no Avaí, Claudinei Oliveira tem contrato com o Leão até o término da Segundona brasileira.
Antigamente, as categorias de base dos clubes eram um verdadeiro celeiro de criar bons jogadores. Hoje em dia, nem Avaí e muito menos o Figueirense investem em suas categorias. Preferem os medalhões, impostos por empresários, do que jogadores criados dentro de casa.
Quem estava acostumado a assistir ao Campeonato Catarinense pela TV aberta pode tirar o cavalinho da chuva, porque não teremos isso em 2022. O contrato com a repetidora da Globo, a NSC, termina em 2021 e a Globo não tem interesse em campeonatos como o nosso.


Pensamento do Bambi
Queria saber como que o pernilongo sabe onde está o ouvido da gente no escuro.

 


O bom músico Samuel Fernandes, o popular Perereca, andou completando mais um ano de vida nesta semana. A festa será nesta sexta-feira (29), a partir das 19h30, no Tinhos Lounge Bar, na Ponte do Imaruim. Eu vou nessa, venha você também!



Publicado em 28/01/2021 - por Margarida Clésio Moreira dos Santos

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg