Em outubro, Florianópolis se transforma na capital da sustentabilidade. De 10 a 12 de outubro, empresas, lojistas, fornecedores de produtos e serviços sustentáveis e profissionais da saúde promovem iniciativas saudáveis e conscientes com foco em sustentabilidade. É a quarta edição da SouBio Experience, que acontece no CentroSul, das 9h às 18h, com o tema “Ser e Agir”. Uma feira preparada para receber mais de 10 mil visitantes, com produtos de beleza, moda, saúde e bem-estar, alimentos e bebidas saudáveis. “Nosso objetivo vai além da exposição de marcas e produtos. Buscamos criar uma atmosfera de experiências sensoriais que desperte o bem-estar do consumidor em ambientes imersivos para algo memorável”, afirma Julia Sirotsky, cofundadora ao lado de Karina Dutra.
Mais do que um evento, o SouBio Experience é um movimento que transforma a relação entre pessoas e marcas. Desde 2020, ele é pioneiro em criar experiências sensoriais que despertam conexões profundas com a sustentabilidade. Em cada edição, são reunidos marcas visionárias e consumidores conscientes, promovendo uma jornada única que combina inovação, propósito e bem-estar. São 200 marcas expositoras de áreas como construção, automobilismo, arquitetura, moda, beleza, saúde e bem-estar, entre outros.
Durante os três dias, o SouBio Talks promete uma imersão completa em conteúdo, experiências e conexões transformadoras. Cada etapa traz experiências únicas, e todas se conectam para inspirar um novo jeito de viver e consumir. Nomes de destaque como Bela Gil, chef de cozinha, formada em nutrição e apresentadora, com palestra marcada para dia 10, às 15h. André Carvalhal, escritor, consultor e orientador de projetos em marketing, diversidade e inclusão e sustentabilidade, com participação confirmada para as 11h do dia 11. Também no dia 11, às 15h, Patrícia Muratori, diretora do Youtube na América Latina é quem vai participar do SouBio Talks. Já no dia 12, um dos destaques é Renato Caleffi, chef, consultor, professor, fundador da marca Le Manjue, com palestra marcada para as 13h30min.
O SouBio Cast, podcast criado no ano passado, continua a amplificar as histórias dos expositores ao longo do ano, fortalecendo conexões e consolidando um ecossistema que já extrapola os três dias de evento. Marcas com iniciativas sustentáveis ganham chance de contar suas histórias inspiradoras e dar destaque para suas práticas conscientes. Protagonistas que estão revolucionando mercados e estilos de vida com suas ideias e ações têm no podcast o espaço especial. Cada episódio é um convite para refletir, aprender e agir em prol de um futuro mais equilibrado. O mercado está mais exigente, os consumidores estão mais conscientes e atentos às práticas que levam em contam as práticas socioambientais.
A 5ª edição da pesquisa “Tendências de Consumo Online com Impacto Positivo”, realizada pelo Mercado Livre apontou que a quantidade de consumidores de produtos sustentáveis aumentou quase um terço em 2024. No primeiro semestre do ano, o crescimento foi de 27% em comparação com o mesmo período de 2023. Isso representa mais de 2,7 milhões de compradores que optaram por escolhas mais conscientes somente naquela plataforma. O estudo também registrou que cerca de 70% dos entrevistados acreditam que suas escolhas de consumo podem influenciar positivamente o meio ambiente e as comunidades.
Outro estudo, o Sustainability Sector Index (SSI) da Kantar, mostra que 87% dos brasileiros querem fazer escolhas mais sustentáveis, mas apenas 35% deles estão mudando ativamente seu comportamento. Foram realizadas 1.000 entrevistas no período de novembro de 2024 a janeiro de 2025. 35% dos entrevistados responderam que não compram mais produtos sustentáveis porque acreditam que são muito caros, 33% acham que não há informação suficiente sobre o tema e, em terceiro lugar, 20% pensam que é impossível descobrir qual o impacto ambiental ou social que os produtos têm. 58% dos brasileiros relataram ter visto ou escutado informações falsas ou enganosas sobre as ações sustentáveis das marcas. Isso é um aumento de oito pontos percentuais em relação à última edição do estudo.
Este ano, o público infantil também ganha mais espaço na SouBio. A SouBio Kids é um espaço onde diversão e aprendizado caminham juntos, inspirando as novas gerações a se conectarem com práticas sustentáveis. São oficinas criativas, atividades lúdicas e muita troca de conhecimento. Duas atividades principais chamam a atenção. A Sou Bio Run, que acontece no domingo, dia 12, passa a fazer parte da programação oficial. A Corrida Kids é mais do que um exercício. É uma experiência que une movimento, superação e diversão. Cada passo conta e cada criança tem a chance de explorar seu potencial em um ambiente cheio de alegria e incentivo. A outra atividade é uma espécie de “Shark Tank”. Durante o ano, alunos de escolas parceiras desenvolvem projetos sustentáveis e empreendedores, com direito a prêmios e mentorias. Eles aprendem sobre criação de marca, posicionamento e impacto real.
Além das crianças, adultos também poderão participar da SouBio Run. Serão provas de 5k e 10k, com início às 6h. A manhã será embalada pelo DJ Jeco, enquanto o público espera os atletas completarem as provas.
O quê: SouBio Experience
Quando: 10, 11 e 12 de outubro
Onde: CentroSul - Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis
15/09/2025
12/09/2025
11/09/2025