A movimentação foi intensa no último sábado (6) na Ponta do Papagaio, em Palhoça, quando dezenas de moradores formaram fila para solicitar a ligação de água tratada. A procura crescente faz parte do avanço das obras de implantação da rede de abastecimento no bairro, que começa a receber quase 10 quilômetros de tubulações a serem concluídas até o final deste mês, estrutura que deve atender cerca de 3,3 mil pessoas, entre moradores e turistas, ao longo do ano.
Para dar continuidade ao atendimento, a Águas de Palhoça promoverá uma nova ação comercial no próximo sábado, dia 13 de dezembro, em dois pontos da região. Das 9h às 13h30, uma equipe da concessionária estará no estacionamento do Mercado É de Casa (Rodovia Evádio Paulo Broering, 973), realizando cadastros e recebendo pedidos de ligação de água dos moradores.
O segundo ponto de atendimento será montado no evento do programa Lar Legal, no Loteamento Portal do Maciambu, onde o prefeito de Palhoça fará a entrega de escrituras públicas a moradores da região sul, às 10h. No local, a concessionária também contará com uma equipe preparada para orientar e receber solicitações de ligação de água.
“Além disso, estamos dando desconto de cerca de 10% para clientes que quiserem já deixar quitado antecipadamente a ligação de água da Ponta do Papagaio. Nossa prioridade é viabilizar o acesso à rede de água tratada para todos os moradores da cidade”, explica Alana Lassen, gerente comercial da concessionária Águas de Palhoça.
A instalação das redes na Ponta do Papagaio será concluída até o final deste ano. Para que a água chegue à região, a concessionária está atuando na ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) da praia da Pinheira, com previsão de ser concluída entre final de dezembro e janeiro.
Documentos necessários para solicitar a ligação
Para efetuar o pedido, os moradores devem apresentar:
• Cópia do contrato de compra e venda ou escritura; ou IPTU mais recente; ou registro de imóveis emitido há menos de 30 dias;
• Documento oficial do proprietário do imóvel (CNH, RG ou CTPS);
• Ficha cadastral do IPTU atualizada.
Obras avançam e impulsionam desenvolvimento
A implantação da rede de abastecimento de água tratada na Ponta do Papagaio integra um pacote de investimentos anunciados há poucos dias pela Águas de Palhoça. Com aporte de R$ 60 milhões, o projeto de universalização do abastecimento no município busca ampliar a cobertura para bairros urbanos e todas as praias, um desafio histórico e crucial para o desenvolvimento regional.
Quando a concessão foi assumida, no fim de 2024, a cobertura de água tratada era limitada em áreas litorâneas: apenas 35% na Pinheira e 0% na Enseada de Brito. Desde então, os avanços têm sido significativos. Em 2025, por exemplo, foram entregues 27 quilômetros de rede na Praia do Meio (Pinheira), beneficiando 2.140 residências.
A partir de 2026, as obras seguem pela Praia do Sonho, Passagem do Maciambu e toda a Enseada de Brito. A projeção é chegar a 13 mil novas residências atendidas na cidade de Palhoça até o fim de 2026 e, em cinco anos, alcançar 20 mil novas ligações de água tratada.