O deputado estadual Sérgio Guimarães (União) voltou a defender, nesta semana, a construção de túneis como a melhor solução para o tráfego de veículos no trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos, em Palhoça. O parlamentar usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para cobrar agilidade na definição do projeto, alertando para o risco de uma tragédia na região.
A obra de duplicação da rodovia já prevê os túneis, mas o Governo do Estado apresentou uma alternativa: a construção de um binário. A proposta, no entanto, é contestada por Guimarães. Ele argumenta que o novo traçado passaria por áreas indígenas e pelo Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, gerando entraves ambientais e jurídicos. Além disso, comunidades indígenas já manifestaram oposição ao binário.
Sérgio Guimarães reforça que os túneis dependem apenas da atualização do projeto original e representam uma saída mais viável a longo prazo.
Desde 2018, o deputado defende obras no Morro dos Cavalos. Como presidente da Comissão de Defesa Civil da Alesc, afirma que tem se empenhado para garantir uma alternativa que priorize a segurança de motoristas e moradores da região. “Não podemos esperar que uma tragédia aconteça para só então o poder público agir. É preciso decidir e executar”, disse Guimarães.
04/09/2025
04/09/2025
04/09/2025
02/09/2025