
As previsões previsíveis do Pai João para 2026 – Parte I
Extra! Extra! Boas entradas pra todo mundo no ano novo! Se for demais, pelos menos rogo a Nossa Senhora Piriquita da Cova Funda que nos ajude a encontrar uma saída em 2026! O Rosiney, o Luciano Pereira, o Ney da Padaria, o Camilo e o Sérgio Guimarães garantem que já estão saindo! Quem certamente vai ter uma boa entrada serão os vereadores, que vão começar o ano em férias! Em fevereiro, prometem começar o Carnaval!
Como acontece todo ano, fui consultar o Pai João para saber as previsões políticas para 2026. Não foi fácil convencer o pai de santo a jogar os búzios para os nossos políticos. Ele diz que a classe política palhocense é tão previsível que, se fosse depender deles, morreria de fome. Assim como nossos políticos, com o “bruxo” não é diferente. Também foi toma lá, dá cá! Pra bem dele fazer as previsões para 2026, exigiu que o ajudasse a desengavetar um projeto de lei que está na Câmara e que doa ao terreiro do Pai João uma área na laje de um prédio de 20 andares no Pagani! Outra reivindicação do Pai João foi para que eu falasse com algum vereador para que dê entrada na Câmara a uma Moção de Parabenização para o Papai Noel. Ele também quer que a Prefeitura reserve algumas esquinas da cidade para que possam depositar seus trabalhos!
De cara, logo foi dizendo que os pré-candidatos a deputado federal vão morrer com a pomba na balaia na eleição de 2026. Segundo ele, dos atuais pretendentes, a maioria está fazendo média, e por isso deviam pedir emprego na fábrica da Cola-Cola. É mole?! São moles, mas sobem no conceito dos partidos!
“Quem será o próximo governador?”, perguntei, agoniado. Não pestanejou: “Vai dar Jorginho na cabeça! A disputa vai ficar entre o candidato que está na cabeça dos bolsonaristas e aquele que pretende dar muita dor de cabeça pra ele, o João Rodrigues”. Mas avisa que não é só de cabeça que se faz um governador; ele vai precisar de muito dinheiro e ter um bom estômago, para comprar aliados e engolir muito sapo!
Outra previsão espantosa que fez foi para a eleição de deputado! Disse que alguns que já se disseram candidatos à Assembleia ou à Câmara Federal vão deixar de ser católicos e vão assumir a Assembleia de Deus. Segundo ele, existe o risco de alguns ficarem sem voz na campanha eleitoral e não conseguirem dizer um “Oi” para o eleitor que é Vivo!
Para os deputados Camilo e Sérgio Guimarães, as previsões são melhores. Ele vê os deputados como participativos, e precisam trazer mais grana para Palhoça em 2026. Mas pede para que eles tomem cuidado com o olho gordo do pré-candidato do Novo, Luciano Pereira, que também está de olho em suas bagueiras.
O senador Amin vai continuar no Senado Federal. Não seria justo entregar a vaga para um carioca, como o Jorginho Mello quer! Pai João diz que o Amin não é homem de entregar seus “pepinos” para os outros descascarem. “Se não for ele, pode acontecer que a Caroline De Toni é que seja detonada; quem vai resolver é o Bolsonaro, mesmo com soluço”.
Falando em soluço, o que Pai João não entendeu foi o porquê do Bolsonaro não se curar do soluço depois do susto que o Xandão lhe deu, decretando sua prisão!
O vereador Pitanta vai deixar de ser presidente da Câmara no final de 2026 e vai preparar o filho Rafael para voltar no lugar dele em 2029. Pai João também fez previsão sombrias para o vereador Neném do Bertilo, que precisa procurar urgente um oftalmologista, pois estão lhe faltando vistas. Além da falta de vistas, Neném quer fazer uma CPI para saber por que, no cemitério do Passa Vinte, os mortos estão sendo assaltados; mas os outros vereadores não vão deixar, pois morrem de medo de fantasmas! Rá, rá, rá, rá!
Para o vereador Juninho da Farmácia, pouca coisa vai mudar em 2026. Vai continuar casado com o Freccia e apaixonado pelo Bolsonaro até que as lombadas cheguem ao Jardim Eldorado. Já o maior desafio do Freccia, e é aí que a porca vai torcer o rabo, é o de apontar pra si mesmo e apoiar o Rosiney para deputado federal pelo Podemos na eleição de 2026. O Pai João avisa que o Bruno, do Republicanos, também está sonhando: já sonhou com um monte de republicanos para concorrerem. “O mais certo a fazer, neste caso, para continuar sonhando, é o Bruno começar a dormir desde já”, receita Pai João.
Continua na próxima edição
Publicado em 11/12/2025 - por Beltrano