Participação efetiva
Presidente da OAB – Subseção de Palhoça, Dra. Solane Schafer, e demais advogados, no evento Conexão São Sebastião, quando a OAB se fez presente, prestando auxílio no atendimento às pessoas que possuíam dúvidas sobre questões jurídicas. Bela participação!
Luciano Pereira filia-se ao Novo e faz política de Palhoça pegar fogo
Não foi unânime a repercussão da filiação do ex-vereador, ex-candidato a prefeito e ex-candidato a deputado federal Luciano Pereira ao partido Novo, na última semana. Na ocasião, Luciano aproveitou para anunciar sua pré-candidatura a deputado estadual. Não faltaram críticas ao político palhocense, mas Luciano também recebeu manifestações de apoio.
Várias postagens pipocaram nas redes sociais criticando ou elogiando a decisão.
As críticas foram principalmente por Luciano ter mudado de partido e por ter sido presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Palhoça (Sitrampa) – é voz corrente que fez um bom trabalho no sindicato, o problema, na avaliação dos críticos, é que a atuação sindical não combinaria com a posição política do Novo. Não vejo nada de mais nisso. Que atire a primeira pedra aquele político palhocense que nunca mudou de partido e que não tenha mudado sua linha ideológica partidária!
A surpresa da polêmica está apenas no fato de que, politicamente, o deputado estadual Sérgio Guimarães (União) e Luciano Pereira vinham andando juntos nos últimos anos. Isso, pelo menos no meu parecer, provavelmente chegou ao fim. Como disse certa vez o político mineiro Magalhães Pinto: “Política é como nuvem: você olha e ela está de um jeito; olha de novo e ela já mudou”.
“Só vou descansar quando este parque estiver em atividade”
A frase é do vereador Pepê, referindo-se ao parque no Centro de Palhoça. Hoje abandonado e tomado por insegurança, o local virou ponto de uso de drogas e abrigo improvisado. Famílias e comerciantes das redondezas convivem com o medo. O vereador Pepê solicitou a elaboração de um projeto de revitalização e tem cobrado providências da Prefeitura para devolver esse espaço à população, com segurança, limpeza e vida. “A luta por um parque ativo, seguro e cheio de gente continua”, enfatizou o vereador.
Duas mulheres disputam a presidência do PT de Palhoça
O PT de Palhoça prepara sua eleição em segundo turno, para a escolha do novo presidente do partido no município. Marcada para o dia 27 de julho, das 9h às 17h, no Sindicato dos Empregados no Comércio de Palhoça. O partido escolheu, em primeiro turno, duas mulheres para disputar a eleição: Lumen Cheli e Ana Maria.
Lumen Cheli diz que quer “retirar o PT das mãos de quem está há décadas usando o partido e que é um dever de todo filiado e de toda filiada do PT fazer isso”. “Vamos ocupar os espaços, erguer nossa bandeira e retomar a ligação com as bases”, prega a candidata.
Já Ana Maria diz que o PT de Palhoça precisa de renovação, “devido à atual conjuntura que vivemos e diante dos desafios que o partido vai enfrentar: a eleição de 2026, para a reeleição do Lula, e a eleição de 2028”. “O PT Palhoça não pode ser escadinha para a direita, mas sim, protagonista, com candidatura própria. O PT necessita de instâncias fortalecidas e de uma base de filiados preparada para o embate e as grandes lutas”, enfatiza.
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE o que não vai faltar é candidato a deputado estadual por Palhoça na eleição de 2026. Já se fala nos nomes de: Camilo Martins (Podemos), Sérgio Guimarães (União), Dirce Heiderscheidt (MDB), Luciano Pereira (Novo), André Xavier (MDB) e outros que continuam na moita, esperando o ônibus passar lotado!
QUE o vereador Joel Pakão garante que não será mais candidato a vereador nas próximas eleições municipais em 2028. Mas há quem diga que ele não descarta a possibilidade de vir a ser candidato na sucessão do prefeito Eduardo Freccia! Não é só ele, tem mais gente de olho na sucessão.
QUE as forças de segurança de Palhoça não estão dando mole para a criminalidade. Só na última semana, várias prisões de marginais foram feitas no município.
Publicado em 24/07/2025 - por Joao Jose da Silva