Aleluia: escola Pedro Ivo Campos voltará a receber os alunos
Finalmente, depois de muita luta, a escola estadual Pedro Ivo Campos, na Ponte do Imaruim, voltará a receber os alunos nos próximos dias, beneficiando mais de 500 crianças e adolescentes da comunidade. Foram quatro anos sofrendo com transporte no sol e na chuva, com ônibus indo para um ginásio adaptado na escola Ivo Silveira, no Centro de Palhoça.
A comunidade agradece a luta do vereador André Xavier, que em momento algum deixou de cobrar e buscar, junto às autoridades estaduais, soluções para que a escola voltasse a receber seus alunos. Por sua vez, o vereador agradece a dedicação e a compreensão da direção da escola e dos professores, que lutaram juntos pelo retorno das aulas.
O Quarteto Fantástico
Em cada evento em que o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, marca presença, ele é acompanhado de perto por uma equipe de três assessores dedicados: Leonel, Adriel e Sadi. E para dar liga e fazer justiça, ainda faltou aparecer na foto o Cadinho. Esses profissionais atuam como seu braço-direito, garantindo o registro e para que a agenda do prefeito flua sem problemas e que ele esteja sempre bem preparado. Juntos, eles formam um time coeso e essencial para a administração municipal, auxiliando em todas as interações durante a participação do prefeito nos diversos compromissos pela cidade.
Uma Alice no país das maravilhas
Finalmente, a Câmara Municipal recebe a primeira mulher entre os 21 homens vereadores eleitos na última eleição municipal. Figura feminina que tanto faz falta no cenário político do Legislativo palhocense e que geralmente sai candidata a vereadora, mas acaba só proporcionando que mais homens se elejam. Desta feita, trata-se da posse como vereadora pelo PSDB, não de uma mulher de nome Alice, mas sim, da professora Fatima Maria de Souza, moradora da Ponte do Imaruim.
Fátima assumiu a cadeira do vereador Marcílio Elpídio dos Santos (Marcílio do Escolar), que se licenciou, certamente por um mês, para que a sétima suplente do partido pudesse representar as mulheres neste universo limitado somente para homens, bem mais visível aqui em Palhoça – tanto que, em nossa história política, até agora, apenas quatro mulheres se elegeram diretamente como vereadoras. Fátima nasceu em Nova Veneza e vive em Palhoça há 30 anos. Ela disse, em seu discurso de posse: “A política só tem propósito quando serve a população e é isso que me move”. Desejamos uma excelente participação, mesmo sua passagem pela Câmara sendo curta!
Uma cidade acorrentada
O que fazer para que a lei que proíbe a colocação de cones ou correntes em frente aos comércios de Palhoça, aprovada na Câmara, seja cumprida? Falta fiscalização ou interesse da Prefeitura em colocar a lei em prática? Ou falta consciência de nossos comerciantes em se alertarem que vivemos numa cidade onde estacionar um veículo fica cada dia mais difícil? Principalmente pelo grande número de proprietários de comércio que acorrentam suas lojas, evitando assim, que se estacione. Será que não pensam que quem sai para fazer compra, hora pode estacionar em frente à sua loja e ir comprar em outra, hora pode estacionar em frente de outra loja e ir comprar na sua? Já passou da hora da Prefeitura fazer com que a lei seja cumprida, retirando essas correntes e cones, o que ajudaria, principalmente no Centro da cidade, como um todo!
Claro que também não dá para o motorista folgado deixar seu carro numa vaga de estacionamento o dia todo e ir trabalhar ou fazer compras em outro município, o que também acontece com frequência; para isso, temos estacionamentos pagos espalhados pela cidade.
Voz que faz barulho e traz resultado
Enquanto muita gente aproveitava o domingo de Dia dos Pais para descansar, o deputado estadual Sérgio Guimarães estava em Biguaçu, metido até o pescoço em um caso que chocou até os mais calejados defensores da causa animal. Um sítio tomado por dezenas de cães doentes, machucados e até mortos — resultado do acúmulo compulsivo por um proprietário com claros problemas psiquiátricos —, exigiu ação imediata. Sérgio, no seu estilo sem filtro e direto, fez vídeos, cobrou a Prefeitura local e movimentou seguidores até conseguir uma solução. O episódio reforça que, goste-se ou não do jeito dele, o deputado mostra que política de resultado se faz com ação, e não com preguiça.
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE na falta de um nome de peso, a situação deve trazer de volta ao cenário político municipal o ex-prefeito e atual deputado estadual Camilo Martins, como candidato a prefeito em 2028, pelo grupo que se mantém no poder na Prefeitura. Será?
QUE o Brasil não tem mais remédio, depois que até o dono de uma grande rede de farmácias foi preso por corrupção!
QUE está ficando insuportável acompanhar, pelas redes sociais, a troca de acusações entre bolsonaristas e lulistas (direita e esquerda) em Santa Catarina. Eu tenho dito: não tenho político de estimação, o que eu tenho em casa são dois cachorros: o Thor e o Draco!
QUE tudo caminha para acontecer, com a prisão de Bolsonaro, o que aconteceu com a prisão de Lula. Lula foi solto por casa de supostas falhas judiciais cometidas pelo então juiz Sérgio Moro e o promotor Delton Dallagnol, e Bolsonaro e os envolvidos na suposta tentativa de golpe vão acabar escapando da prisão por canta do exagero do ministro Alexandre Moraes!
Publicado em 14/08/2025 - por Joao Jose da Silva