Participe do “Natal Para Todos”
Pelo décimo ano seguido, o policial Mauri realiza o “Natal Para Todos”, que leva a centenas de crianças da comunidade palhocense um pouco de amor e de esperança. A ação tem uma forte ligação com o trabalho que Mauri realiza no Proerd. O policial já está arrecadando doações de brinquedos (novos) e de doces (balas, pirulitos, pipocas etc.) para o evento beneficente deste ano. Quem quiser fazer sua doação pode contribuir pelo PIX, com a chave 48 991250013. Ao final do evento, será feita uma prestação de contas. “Venha você também trazer um pouco mais de felicidade aos lares de muitas famílias e sorrir através do sorriso de muitas crianças”, diz Mauri.
A Boca Maldita é Sua...
Renato Flores – Praia da Pinheira: “Existem os órgãos protetores dos animais que são bem ativos, aí eu pergunto: qual é o órgão protetor dos seres humanos? A praia da Pinheira está ficando um lugar perigoso e insalubre para uma simples caminhada. As pessoas levam suas matilhas para defecar na orla, sem se preocupar em limpar ou com a segurança de terceiros. Tudo tende a piorar com a chegada da temporada de verão. E a Prefeitura fazendo vistas grossas aos problemas de nossa região”.
Desabafo de um morador
Esta rua no Mar Aberto, Sul do município, até agora era uma rua bonita, toda arrumadinha, mas infelizmente alguns moradores só aparecem de ano em ano, ou só vão pra lá para fazer “festinhas” e não olham sua casa como devem olhar, deixando o mato crescer, dando a impressão de total abandono. Ter casa de praia é bom, mas o difícil é dar sua devida manutenção.
Outra coisa
Infelizmente, aconteceu o que muitos temiam na região do Mar Aberto: os trabalhadores foram colocar canos para a tão esperada água potável, o que a comunidade agradece, só que esqueceram de recolocar as lajotas no seu devido lugar. Os moradores da região perguntam: a quem recorrer?
Guarda armada
Saiu o termo de cooperação entre a Guarda Municipal de Palhoça (GMP) e a Polícia Federal, que autoriza nossos agentes a portarem arma de fogo nas operações no município. Estima-se que, até o final do ano, todos os guardas municipais já possam estar armados. Isso depende que cada agente passe nos exames, provas e treinamentos individuais que serão feitos pela Polícia Federal. Assim, estarão aptos a portar armas de fogo e armas não letais!
O processo para armar a nossa Guarda Municipal iniciou na gestão do secretário de segurança Alexandre Sousa, hoje vereador, na administração do prefeito Eduardo Freccia, e foi concluído agora, na gestão do secretário Claudio Monteiro.
A aquisição do armamento não deverá ser problema, pois o deputado Camilo Martins prometeu, na última segunda-feira (13), enviar recursos de suas emendas na Alesc para que os vereadores repassem à Guarda Municipal. Também já existe um movimento na Câmara, por parte dos vereadores, para repassar recursos de emendas impositivas para a aquisição do armamento.
Falta de manutenção
O vereador Ezequiel Martins (Filho do Nelsinho) solicitou providências da Prefeitura para promover a manutenção da praça do skate do loteamento Nova Palhoça, onde, segundo ele, os brinquedos estão levando perigo às crianças que frequentam o espaço. Um exemplo é a falta de manutenção deste escorregador, que, se for utilizado, pode causar lesões graves nas crianças.
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE a polêmica na Câmara na sessão de segunda-feira (13) foi se as câmeras de monitoramento devem ou não ser usadas para multar quem comete infração de trânsito. O vereador Jean Negão acha que não. Ele defende que deveriam ser usadas exclusivamente para dar segurança aos cidadãos nos casos de roubos, arrombamentos etc.; os demais vereadores que se manifestaram na sessão acham que sim, pois o trânsito faz parte da segurança. E agora? E você, o que acha?
QUE tem locais no município (e não são poucos) onde a empresa responsável pela coleta de lixo deveria colocar dois contêineres, pois depois que o contêiner enche, o lixo acaba espalhado pelo chão, atraindo insetos e bichos peçonhentos, além de deixar um visual de falta de uma boa coleta. Será que não dá pra melhorar? Em muitos locais, a coisa tá feia!
QUE o vereador Edinho da Formiga pede providência ao prefeito Eduardo Freccia para que interceda junto à empresa Jotur em relação aos horários de ônibus da região da Formiga, principalmente os horários interbairros, que partem do bairro, percorrem a Guarda do Cubatão, entram no Aririú e levam uma eternidade até chegar ao Centro da cidade. Uma coisa é certa: já passou da hora da Jotur organizar essa rota para beneficiar os moradores do bairro.
Publicado em 16/10/2025 - por Joao Jose da Silva