A Via Sacra de Palhoça
Pertinentes as pontuações do colunista do João José da Silva e do jornalista Willian Schütz a respeito reforma da Igreja Matriz e a retirada da Via Sacra confeccionada pelo artista local João Dias (Dão), uma via sacra que valorizava a história, a cultura e a gente palhocense. Pessoalmente, senti falta do quadro da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; outros sentiram a retirada de santos, santas e anjos que diferentes gerações de uma mesma família possuíam como referência. Compreendo que a reforma demandou muito trabalho e doações. A Igreja ficou bonita, mas perdeu sua identidade. A subtração do feriado do padroeiro Bom Jesus de Nazaré, em 2015, por interesses econômicos, foi outra perda para Palhoça, e aconteceu sem nenhuma reação da comunidade, mesmo sendo um feriado histórico, instituído nos anos 1970. Acredito que o palhocense somente defenderá seus patrimônios culturais e naturais se os conhecer, saber de seu valor. Julgo necessários maiores investimentos na realização de eventos culturais, na valorização da educação e seus profissionais, na ampliação dos acervos de bibliotecas, no fortalecimento da feira do livro, de bandas e do folclore em suas diferentes manifestações.
Andréia Espíndola
(Por e-mail)
Grave acidente da BR-282
Meu Deus... Essa BR-282 é um perigo! Já passou da hora de ter mais segurança nessa rodovia.
jessica.luara - Jéssica Luara Gonçalves (Pelo Instagram)
Água tratada no Sul
Parabéns aos envolvidos neste benefício: água de qualidade e tratada é benefício e saúde para toda a população. Não sou político, mas admiro e respeito.
osvaldomanoelmartins - Osvaldo
Martins (Pelo Instagram)
Riscos na 282 em Palhoça
Tem que fechar essa entrada, próximo à Upa (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Bela Vista e as outras. Porque eles (os motoristas) não respeitam (...).
suzanqmartins - Suzanq
Martins (Pelo Instagram)
Publicado em 07/08/2025 - por Palhocense