Foto: ARQUIVO PESSOAL
A história de um atleta com um forte vínculo com Palhoça voltou a ser destaque na mídia internacional. É a trajetória de Marcos Túlio, mestre de jiu-jitsu e referência no MMA. Atualmente, ele mora nos Emirados Árabes Unidos, mas continua com projetos não só no Brasil, mas também em diversos países. Esse sucesso foi tema de reportagem na Gulf Magazine, revista digital independente sediada em Dubai.
Publicada em dezembro, a reportagem traz destaque internacional para a trajetória de Marcos Túlio. Neste mês de fevereiro, o material foi encaminhado e traduzido pela equipe do Palavra Palhocense. O texto original pode ser conferido no site: https://bit.ly/45XuL0y.
Em tradução livre, é possível notar que a reportagem descreve Marcos como uma referência mundial no esporte. “Marcos Túlio é um nome que ressoa profundamente nas comunidades de Jiu-Jitsu Brasileiro (BJJ) e artes marciais mistas (MMA)”, sinaliza. “Conhecido por sua dedicação implacável, brilhantismo técnico e liderança, Marcos tornou-se uma figura de inspiração para atletas e entusiastas das artes marciais em todo o mundo”, pontua o texto.
Vale lembrar que parte dessa trajetória de sucesso foi construída em Palhoça. Nascido em Bananal (SP) e criado no Rio de Janeiro, Marcos Túlio iniciou nas artes marciais aos 12 anos, em Copacabana. Depois, ele morou em Minas Gerais e, no início dos anos 2000, estabeleceu-se em Palhoça.
Na região, ele viveu grandes momentos como lutador profissional e também formou vários atletas. Ainda em solo palhocense, Marcos Túlio conquistou a certificação do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (Cref/SC), permitindo que ele lecionasse formalmente o jiu-jitsu.
Marcos Túlio não apenas treinou atletas de alto nível, mas também se dedicou à inclusão social por meio da Associação ASM BJJ, fundada em 2004. Este projeto social beneficia centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo aulas de jiu-jitsu a custos acessíveis. A ASM expandiu seu alcance ao longo dos anos, estabelecendo filiais em diversos países, incluindo Coreia do Sul, Mongólia, Azerbaijão, Kuwait, Irã, Estados Unidos, Portugal e Emirados Árabes, para onde se mudou em 2014.
Carreira em foco
Parte dessa trajetória é retratada na matéria da Gulf Magazine. “A trajetória de Marcos Tulio nas artes marciais começou cedo. Crescendo com um fascínio por esportes de combate, ele rapidamente se interessou pelo Jiu-Jitsu Brasileiro, disciplina que definiria sua carreira e sua vida”, enfatiza.
Ainda sobre o estilo de luta, o texto afirma que “como jovem atleta, Marcos também explorou outros esportes de contato, incluindo wrestling e artes de trocação (striking), que mais tarde complementariam sua carreira no MMA”.
“A carreira profissional de Marcos Túlio no MMA estendeu-se de 2005 a 2012, período em que ele construiu seu nome em palcos nacionais e internacionais”, relembra a Gulf Magazine. Mas foi no jiu-jitsu que o atleta se consolidou como uma inspiração para gerações de atletas.
“Hoje, Marcos Túlio é reconhecido como Faixa Preta 5º Grau de Jiu-Jitsu Brasileiro sob a tutela do lendário Ricardo de la Riva. Alcançar este nível não é um feito pequeno — reflete décadas de dedicação, experiência em competições, ensino e contribuição para o esporte”, traz o texto.
A reportagem também cita a fundação e o sucesso da ASM BJJ, a escola que se estabeleceu em Palhoça e hoje conta com filiais no mundo inteiro, incluindo projetos sociais: “Através da ASM BJJ, Marcos também organiza seminários, workshops e competições, ajudando a elevar o nível do esporte e a criar oportunidades para atletas aspirantes. Seu estilo de liderança combina mentoria com envolvimento prático, o que o torna tanto um treinador quanto um modelo a ser seguido”.
O texto ainda reafirma a nível internacional a dedicação do atleta brasileiro para se tornar um mestre. “A mentoria é um pilar da filosofia de Marcos. Ele acredita em cultivar talentos, incutir confiança e ensinar não apenas os aspectos físicos do BJJ, mas também as dimensões mentais e éticas das artes marciais”, argumenta. “Muitos de seus alunos alcançaram sucesso em competições”, enfatiza a reportagem.
A Gulf Magazine finaliza com palavras que homenageiam essa trajetória. “De seus primeiros dias no MMA até se tornar um Faixa Preta 5º Grau e liderar a ASM BJJ Association, sua vida exemplifica os valores de perseverança, disciplina e comunidade”, afirma, no último parágrafo.
19/12/2025
14/11/2025
31/10/2025