Foto: DIVULGAÇÃO
Com as facilidades dos aplicativos, muitas pessoas substituíram os documentos físicos por versões digitais válidas e geradas através de programas oficiais. Mas a praticidade gerou um problema: o acúmulo de vias impressas que nunca são retiradas na sede do Departamento de Trânsito. Em Palhoça, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) está diante dessa realidade.
O jornal Palavra Palhocense já publicou uma matéria sobre o acúmulo de vias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não retiradas na sede da Ciretran. Agora, o assunto se repete. Desta vez, o órgão está com acúmulo de Certificados de Registro de Veículo.
Muitas dessas versões impressas ainda são do modelo antigo do documento: aquela impressão em papel verde com marca d’água. Isso significa que essas já são vias antigas, nunca resgatadas ou “esquecidas” na Ciretran.
“Esses documentos são de transferências feitas antes do sistema digital, mas as pessoas não vieram buscar o CRV”, explica a equipe da Ciretran.
Gerado de forma virtual nos dias de hoje, esse documento informa detalhes sobre a propriedade do veículo: placa, características, número do chassi, dados do proprietário, entre outros.
A orientação é para que os condutores retirem seus respectivos documentos na sede da Ciretran. Para isso, basta comparecer ao local. É indicado levar um documento com foto – de preferência, a CNH.
A Ciretran de Palhoça atende de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h — sem fechar no horário de almoço. O órgão fica no interior do Shopping Camelão, localizado na rua Prefeito Reinoldo Alves, no Passa Vinte.
06/02/2026
05/02/2026
05/02/2026