.jpeg)
Prefeito marca presença na primeira sessão da Câmara
A primeira sessão legislativa do ano de 2026, realizada na segunda-feira (9), contou com a presença do prefeito Eduardo Freccia, reforçando a parceria que existe entre o Executivo e o Legislativo Palhocense para o desenvolvimento do município. Na oportunidade, o prefeito usou a tribuna para agradecer a parceria que recebeu dos vereadores no tocante à aprovação de pautas que beneficiaram a nossa população em 2025. “Quando Executivo e Legislativo caminham juntos, quem ganha é o morador de Palhoça. A parceria entre os poderes pode ajudar e muito a melhorar a qualidade de vida da nossa população. Que em 2026 essa parceria continue, para que possamos juntos fazer o melhor pelo município que amamos”, afirmou o prefeito.
Também fez uso da tribuna o presidente da Câmara, Nirdo Artur Luz (Pitanta), que também falou da parceria e anunciou que a Câmara devolveu ao Executivo R$ 5,7 milhões, economizados do montante que foi enviado ao Legislativo em 2025.
Nova Palhoça e o mato
Moradores do bairro Nova Palhoça pedem a atenção da Secretaria de Serviços Públicos, para que promova uma roçagem completa nas ruas, que estão completamente tomadas pelo mato, o que vem atraindo um grande número de insetos. Outro espaço público que está sendo invadido pelo mato é o parque do Loteamento Schutz, no Aririú. Pelo que foi comentado na Câmara, na sessão de segunda-feira (9), pelo vereador Marquinhos do Pacheco, o contrato com a equipe que promovia a roçagem no município acabou e ainda não foi renovado. Com a palavra, a Secretaria de Serviços Públicos.
.png)
Boa pedida
O vereador Bala pediu, na primeira sessão da Câmara, que a Prefeitura crie locais próprios nos bairros para a colocação do lixo pesado, como sofás, armários, etc., pois o que se vê com frequência são entulhos espalhados na frente de residências ou em terrenos baldios do município. “Com esses locais próprios para o lixo pesado, a Prefeitura poderia fazer, posteriormente, a coleta com mais facilidade”, afirma o vereador.
.png)
A Boca Maldita é Sua...
Moradora do Alto Aririú: “Venho registrar minha indignação com a situação do Cemitério do Passa Vinte. O local está abandonado, com mato alto, falta de manutenção e dificuldade de circulação entre os túmulos. Hoje, durante um enterro, o excesso de mato causou um acidente: um homem esbarrou em um túmulo que não estava visível, a estrutura quebrou e parte do caixão foi danificado. Uma situação grave, constrangedora e totalmente desrespeitosa com as famílias presentes. Lembrando que se trata de um espaço que deveria ser tratado com dignidade e cuidado. Solicito providências urgentes quanto à limpeza e à manutenção do cemitério, para evitar novos acidentes e respeitar a memória das pessoas ali sepultadas”.
.jpeg)
Projeto de lei do vereador Tedo beneficia funcionários da Saúde
O vereador Edson Ghizoni (Tedo) usou a tribuna da Câmara para falar sobre o PL 0408/2026, de sua autoria, que estabelece a regulamentação municipal para o repasse do Incentivo Financeiro Adicional (IFA), uma verba federal destinada a valorizar os profissionais que atuam na ponta do sistema de saúde. O pagamento é destinado exclusivamente a agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. De acordo com o projeto, o repasse será feito uma vez por ano, em parcela única, e deve ocorrer no mês seguinte ao depósito do recurso federal na conta do Fundo Municipal de Saúde. O montante seguirá o estabelecido pelo Ministério da Saúde, respeitando o Piso Nacional das categorias. Ele explica ainda que o valor será rateado de forma integral e individualizada entre os agentes ativos. “Muitas vezes, embora o Governo Federal envie o recurso, os municípios precisam de uma lei local específica para autorizar o repasse direto aos trabalhadores, sem que isso fira as leis de responsabilidade fiscal. Este PL resolve essa questão jurídica em Palhoça”, disse.
O QUE DIZEM E EU NÃO AFIRMO
QUE tem gente reclamando, dizendo que não tem visto viaturas da Guarda Municipal transitando pelo município. Eu, particularmente, vejo com frequência; até porque me parece que está bem equipada, já que possui seis viaturas e quatro motos. Será que é porque o município é muito grande?!
QUE o ano legislativo iniciou na segunda-feira e na terça já tinha vereador viajando! Dá pra ver que realmente terminou o recesso parlamentar.
QUE Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) lançou manifesto se posicionando contra a criação de um novo feriado estadual. O projeto, enviado pelo governador Jorginho Mello, está em tramitação na Assembleia Legislativa de SC, propondo a instituição do dia 25 de novembro como Dia de Santa Catarina. Além das questões legais, a Facisc alerta que a inclusão de mais um feriado no mês de novembro tende a gerar prejuízos ao setor produtivo, impactando a competitividade das empresas e a organização das atividades econômicas. O mesmo motivo alegado para a rejeição do PL que tramitou na Câmara de Palhoça para a criação do Dia do Padroeiro Bom Jesus de Nazaré.
QUE a falta de banheiro público na Praça 7 de Setembro emplacou matéria na televisão e vem sendo muito criticada pelos usuários da praça.
Publicado em 12/02/2026 - por Joao Jose da Silva