Pela primeira vez na história, a final da Taça Brasil de Surf desembarca na paradisíaca Guarda do Embaú, em Palhoça, única Reserva Mundial de Surf do Brasil. Entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro, os melhores surfistas do país vão disputar as últimas vagas para a elite do surfe nacional em um dos santuários ecológicos mais preciosos do litoral sul durante o Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival.
Mas além das manobras radicais e da disputa pelo título brasileiro, o evento também será palco de uma grande mobilização pela preservação ambiental. E nesse movimento, a Águas de Palhoça, concessionária da AEGEA SC e responsável pelo abastecimento e esgotamento sanitário do município, desempenha papel de destaque com ações que reforçam o compromisso com a sustentabilidade.
A empresa, que participa como apoiadora do evento na cidade, integrará a programação de iniciativas socioambientais voltadas à conscientização, cuidado com o meio ambiente e bem-estar dos participantes. Durante toda a programação do Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival, a Águas de Palhoça disponibilizará pontos de hidratação com distribuição gratuita de água, promoverá a entrega de copos ecológicos reutilizáveis e oferecerá frutas frescas para atletas, voluntários e visitantes, incentivando práticas saudáveis e sustentáveis no evento.
Ações ambientais
A Águas de Palhoça também estará presente com voluntários que irão atuar diretamente nas ações ambientais programadas para os dias 31 de outubro e 1º de novembro. No primeiro dia, será realizado um plantio de mudas nativas com foco no reflorestamento e preservação das dunas da região. No dia seguinte, acontece o mutirão de limpeza da praia, envolvendo moradores, surfistas, turistas e organizações locais.
A Guarda do Embaú é a única Reserva Mundial de Surf do Brasil e está localizada em uma área de extrema importância ecológica, que inclui a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca e o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação de proteção integral de Santa Catarina.
Para a presidente da Águas de Palhoça e da Aegea SC, Reginalva Mureb, a participação no festival é muito mais do que uma ação de marca: é uma reafirmação do comp romisso com o meio ambiente e com a população de Palhoça. "A conexão da Águas de Palhoça com o ecossistema da Guarda do Embaú reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade. Acreditamos na preservação ambiental por meio do saneamento básico, com o tratamento adequado de esgoto e o acesso digno à água tratada. Estar em um evento que une esporte, cultura e consciência ambiental é reforçar nosso papel como agentes de transformação, lado a lado com a comunidade e com respeito à natureza," afirma Reginalva.
O evento será transmitido ao vivo no site da CBSurf e pelo canal CBSurfPLAY no YouTube, reunindo os melhores surfistas do país e encerrando a temporada da Taça Brasil 2025 com uma celebração à altura do santuário ecológico que é a Guarda do Embaú.