 Foto: MARCIO DAVID/CBSURF/DIVULGAÇÃO
 
                      Foto: MARCIO DAVID/CBSURF/DIVULGAÇÃO
                
            			   Após o cancelamento da quarta-feira (29), por conta das condições climáticas adversas, a etapa da Taça Brasil contemplada pelo Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival retornou na quinta-feira (30), com altas ondas na Reserva Mundial de Surf da Guarda do Embaú.
Em um mar de desafios, o paulista Weslley Dantas e a carioca Julia Duarte ganharam prêmios da Mormaii pelos recordes do dia, nas ondas passando dos dois metros de altura. Julia é uma das 12 surfistas que disputarão classificação para as quartas de final da decisão da Taça Brasil 2025 da Confederação Brasileira de Surf, em Palhoça. No masculino, 40 competidores irão para as eliminatórias desta sexta-feira (31).
O quinto dia do evento já começará em alto nível, com o campeão mundial Adriano de Souza disputando a primeira bateria. Na segunda, estará o vice-líder da Taça Brasil 2025, o paulista Diego Aguiar.
Na terceira bateria entrará o líder do ranking, Yuri Gabryel, catarinense de apenas 16 anos, que estreou com vitória na quinta-feira e vai disputar duas vagas para a rodada classificatória para as oitavas de final, com o cearense Mathias Ramos, o paulista Derek Souza e o paraibano Samuel Igo.
“Estou muito feliz de ter dado meu primeiro passo aqui na Guarda”, disse Yuri Gabryel, que nesse foi campeão brasileiro da categoria Sub-16 da CBSurf. “A onda tá difícil, mas estou bem conectado com a Natureza, com o mar e veio duas ondas boas pra mim”, afirma.
A quinta-feira começou com onze concorrentes ao título brasileiro da Taça Brasil, mas cinco perderam e restam seis candidatos. O potiguar Israel Junior e os paulistas Diego Aguiar e Marcos Correa, precisam chegar nas quartas de final para ultrapassar os 19.100 pontos do Yuri Gabryel no ranking. Mais dois paulistas estão na disputa: Alex Ribeiro e Weslley Dantas.
“Estou muito feliz de poder surfar nesse nível de onda da Guarda do Embaú, poder mostrar meu surf e que não sei só dar aéreo, mas mostro pros juízes o que eles gostam”, disse Weslley Dantas.
A nota nove do Weslley Dantas, só não superou o 9,5 do Israel Junior e nem os 14,57 pontos do potiguar na terça-feira (28). O surfista de Baía Formosa ainda é o recordista absoluto do evento. 
Já na quinta-feira (30), Israel fez o suficiente para vencer a bateria que abriu a terceira fase. Agora, ele vai disputar as duas primeiras vagas para as oitavas de final, com o cearense Cauã Costa e o paraibano José Francisco.
“Estou muito feliz por ter avançado nessa bateria, que foi muito difícil. Tem altas ondas, mas o mar está bem difícil e estou muito feliz por ter passado”, disse Israel Junior, que está em terceiro no ranking.
Feminino
Na competição feminina, já foram definidas as 12 surfistas que vão disputar classificação para as quartas de final do Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival. As meninas tiveram muitas dificuldades para encarar as ondas pesadas passando dos dois metros de altura e o mar balançado pela forte correnteza.
A mais destemida foi a carioca Julia Duarte, que gosta de ondas grandes e desafiadoras. Ela vai disputar as duas primeiras vagas para as quartas de final, com a catarinense Isabelle Nalu e a cearense campeã brasileira da Taça Brasil 2024, Larissa dos Santos.
Na segunda bateria da terceira fase, a baiana Potira Castaman e a gaúcha Alexia Monteiro enfrentam a paulista Sophia Gonçalves. O confronto seguinte tem duas surfistas olímpicas e campeãs brasileiras, a local da Guarda do Embaú, Tainá Hinckel, e a cearense Silvana Lima, com a catarinense Luiza Teixeira.
E as duas últimas vagas para as quartas de final, serão disputadas pela líder do ranking e atual campeã brasileira, Juliana dos Santos, uma concorrente direta pelo título da Taça Brasil 2025, Mayara Zampieri, e a também paulista Luiza Savoi.
A surfista da Guarda
Competindo em casa, Tainá Hinckel superou as dificuldades diante do mar desafiador desta quinta-feira, vencendo o confronto de campeãs brasileiras com a defensora do título, Juliana dos Santos, que avançou em segundo lugar junto com Tainá Hinckel.
“As condições estão muito difíceis, não dá pra escutar as notas, mar muito estranho, só onda fechando, tomei milhões de ondas na cabeça, mas estou feliz agora. Eu queria muito passar hoje, para realmente poder pegar um mar bom aqui na Guarda, porque a partir de amanhã vai dar altas ondas”, afirmou Tainá.
Tainá Hinckel está participando apenas da terceira etapa da Taça Brasil, o que não a coloca na briga pelo título brasileiro deste ano. Com os resultados da quinta-feira, essa batalha agora só tem três concorrentes: Juliana dos Santos, Mayara Zampieri e Silvana Lima.
Realização
Apresentado pela Secretaria de Turismo de Palhoça, o Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival é uma realização da Federação Catarinense de Surf em parceria com a Confederação Brasileira de Surf.
A competição tem patrocínios da Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Palhoça, da Mini Kalzone e Águas de Palhoça, contando também com apoio da Prefeitura de Paulo Lopes, Mormaii, Parafinas Fu-Wax, Surfland Brasil, Embaú Surf Club, Guarda Gosto Restaurante, Morada Girassol, Zulu Land, MB Marketing e Eventos, Quantum Engenharia e suporte institucional da Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú e da 9.a Reserva Mundial de Surf da Guarda do Embaú.
 
                   
                   23/10/2025
 
                   
                   02/10/2025






