Foto: ARQUIVO JPP
Considerado o time mais tradicional da cidade, o Guarani de Palhoça completou 98 anos de história. O aniversário foi no último domingo (15). Em repercussão à data especial, foram publicadas homenagens ao bugre palhocense.
Fundado em 15 de fevereiro de 1928, o Guarani é o clube profissional mais famoso de Palhoça. Ele começou como uma equipe de futebol amador e foi se estruturando aos poucos. Ganhou um estádio no Centro de Palhoça, a poucos passos da conhecida Praça 7 de Setembro.
“Ao longo deste quase um século de existência, o Guarani possui uma trajetória marcada pelo trabalho sério, dedicação, e investimento nas categorias de base, onde carrega o DNA formador de talentos”, afirmou nota oficial publicada pelo clube no aniversário de 98 anos.
Além de ter se profissionalizado em 2000, o clube palhocense também se consolidou como uma equipe de base. Isso porque o Bugre também conta com o Certificado de Clube Formador da CBF.
Outro detalhe importante está na identidade local representada pela equipe. O nome do clube é uma homenagem aos guaranis, os povos originários de Palhoça.
Em nota, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) publicou uma matéria sobre o Guarani, no contexto desse aniversário. No texto, a entidade relembra também os fundadores do clube: Augusto Haeming, Ivo Zacchi, João Otávio Pamplona, Jacob Santana Silveira, José Knabben, Nilo Dias e Silvio Zacchi. Além disso, menciona o atual presidente, Mauro Fantin.
O texto da FCF também destaca as principais conquistas do clube. “Apesar de ter pouco tempo no futebol profissional, o Guarani de Palhoça, já venceu a Série B do Campeonato Catarinense nos anos de 2003 e 2012”, destaca. E vale lembrar também que além dos títulos, o clube esteve em várias temporadas na elite do futebol catarinense e já disputou a Série D do Campeonato Brasileiro.
Outro destaque foi para a temporada de 2025, marcada pelo título do Catarinense Série C. A conquista veio com apenas uma derrota ao longo do campeonato. O título foi garantido diante do Jaraguá na final da competição. Graças a conquista, o Guarani voltará a jogar a Série B do Estadual em 2026.
“Nosso objetivo é chegar no centenário, em 2028, na primeira divisão e, quem sabe, novamente uma competição a nível nacional. Esse é o sonho dos nossos torcedores. Somos um clube formador de atletas, trabalhamos na maioria das categorias de base e vamos participar de várias competições, muitas delas promovidas pela FCF esse ano”, comentou o diretor do Guarani, Amaro Junior, à FCF.
12/02/2026
19/12/2025
14/11/2025
31/10/2025