Aproveitando as comemorações pelos 131 anos de emancipação política de Palhoça, o jornal Palavra Palhocense traz uma entrevista exclusiva com o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia. O prefeito fala sobre o momento atual da cidade, projeta o futuro e deixa um recado para os palhocenses. Acompanhe os principais trechos nesta edição impressa e acesse as respostas na íntegra no site palhocense.com.br.
Jornal Palavra Palhocense - Em sua opinião, quais os principais motivos que temos para comemorarmos os 131 anos de Palhoça?
Eduardo Freccia - Quem vive, estuda e trabalha em Palhoça tem muitos motivos para celebrar o aniversário da cidade e foi justamente pensando nisso que a Prefeitura organizou uma série de eventos durante todo o mês de abril para que a população e nossos visitantes possam comemorar essa data tão especial. Palhoça é uma das cidades que apresenta melhores indicadores de qualidade de vida no estado de Santa Catarina. No ano passado, no ranking das cidades mais seguras do estado, ficamos na quarta posição. Também, somos destaque nacional em diversas áreas. Programa desenvolvidos aqui no município, como por exemplo o “Criança com Visão” que fornece saúde visual para os alunos da rede municipal e estadual de educação, estão sendo aplicados em outras cidades após o reconhecimento do sucesso por aqui. Através de obras estruturantes e estratégicas, estamos também conectando a cidade de ponta a ponta, melhorando a mobilidade urbana e projetando uma cidade para o futuro. Com certeza, motivos não faltam para celebrar o aniversário de Palhoça.
JPP - Qual presente você gostaria de dar para a cidade neste aniversário?
Eduardo Freccia - Como gestor públicos tenho vontade de presentear a cidade e a nossa população de várias formas. Porém, se pudéssemos fazer um exercício de imaginação, gostaria de entregar agora o Hospital Regional que está sendo construído com o apoio do Governo do Estado. Muito além da população palhocense, o Hospital irá impactar de forma positiva a vida das pessoas de toda a nossa região, se constituindo como mais uma possibilidade de receber atendimento médico de qualidade sem a necessidade de grandes deslocamentos. Nos últimos quatros anos tivemos o privilégio de entregar para a cidade grandes obras estruturantes e, com certeza, assim será nos próximos quatro anos. Mas, o Hospital certamente é uma das realizações mais aguardadas por toda a população e seria um privilégio promover essa entrega.
JPP - Temos recebido muitas reclamações sobre a coleta de lixo na cidade. Como o senhor pretende resolver esse problema?
Eduardo Freccia - A questão da coleta de lixo em Palhoça repercutiu bastante, mas o prognóstico é bastante positivo. Recentemente, passamos por uma fase de encerramento de contrato com a empresa que prestava o serviço de coleta e destinação do lixo domiciliar. Nesse período, muitos empregados dessa empresa, devido ao recebimento do aviso prévio, deixaram de exercer suas funções, o que trouxe acúmulo de lixo em algumas regiões. Agora, com uma nova empresa prestadora, o objetivo é melhorar de forma significativa os serviços. O planejamento é ampliar o número de contentores disponíveis na cidade, ampliar também as rotas de coleta e proporcionar um atendimento ainda melhor para toda a população. Estamos em um momento de alinhamentos e adequações, mas tenho certeza que muito em breve essa situação estará completamente resolvida e esse será mais um serviço de qualidade aqui em Palhoça.
JPP - Algumas projeções mostram que Palhoça deve seguir com um crescimento populacional expressivo nos próximos anos. Estamos preparados para esse momento?
Eduardo Freccia - Gosto sempre de afirmar que Palhoça é uma cidade acolhedora. Quem tem interesse em trabalhar, em ter qualidade de vida, em crescer profissionalmente irá encontrar em nosso município muitas oportunidades. Temos, aqui em Palhoça, representantes de todos os estados brasileiros e de muitos países do mundo que escolheram a cidade em busca de segurança e oportunidades. E para atender essa demanda crescente estamos investindo de forma efetiva em saúde, educação, segurança pública e na qualidade de vida como um todo. Sem sombra de dúvidas, a gestão municipal de Palhoça está preparada e atuando de forma estratégica no presente para garantir um futuro melhor para todos.
JPP - Deixe uma mensagem final para os palhocenses neste aniversário de Palhoça.
Eduardo Freccia - Como já foi dito, a Prefeitura de Palhoça elaborou uma grande programação com eventos culturais, artísticos e esportivos para celebrar o aniversário. Então, faço o convite para que todos participem dessas ações. No dia 27 de abril acontece a 12ª Stamtisch no município que contará com feira de artesanato, corte do bolo, exposição de carros antigos, food trucks e diversas apresentações musicais. Então, reforço o convite para que todos os palhocenses prestigiem esse evento e todos os demais que foram desenvolvidos com dedicação para proporcionar à população momentos de lazer e divertimento no aniversário de nossa cidade.
24/04/2025
24/04/2025
23/04/2025