f45bef887fac6fbc9fa6ee93e7978365.jpeg Em Palhoça, operação do Procon apreende 91 garrafas de bebidas alcoólicas de origem irregular

dc9e47d1e8d06722568e253b0e20974e.jpeg Circuito Ampe destaca o poder da inovação nos pequenos negócios em evento gratuito

a5dd59f1b4c250fdd7f6f12221edfa3e.jpeg Aegea é reconhecida com o Top Of Mind em diversidade e inclusão com o programa Respeito dá o Tom

13403ecf602255fc9cfddcf33ddf649a.jpeg ‘Operação Missing’: Polícia Civil cumpre mandados e prende suspeito em Palhoça

0a2500044fb45b77735086ddd3c5a73e.jpeg Camila Fremder chega a São José com o podcast “É Nóia Minha?”

b7e916bd3184567010229097c7a52f48.jpeg Peça ‘Nossa Senhora do Desterro’ tem seis apresentações confirmadas em Florianópolis

c6fa3dbd76fcfc7d638d9d18df6df706.jpeg Poesia palhocense: livro ‘Estrelas nos jardins do tempo’ será lançado neste sábado (8)

b102274ab0a54676a8dad03c2b5a5684.jpeg TUM Festival 2025 anuncia João Bosco, Orquestra Petrobras e novo espaço cultural em Florianópolis

c0837da7879db2a2abd8894aec2ecd9a.jpeg Artista radicada em Palhoça apresenta aquarelas inéditas na exposição “Florir o Invisível”

b70a839174dd3cf06fb26f64af7c8a65.jpeg Equipe Moto14 celebra pódio na Anittapolis Road Race

a04e05b18ec50db97df04ea1b4028d58.jpeg Meninos da Vila Palhoça vivem semana de avaliação no Santos Futebol Clube

0fb346e63e501fe694f78334c85d193b.jpeg Etapa da Taça Brasil registra disputas em altas ondas nesta quinta-feira (30), na Guarda do Embaú

66c167d4672495f8d471b15cf0d31fdb.jpg Taça Brasil reúne 181 surfistas na praia da Guarda do Embaú

c22407368d044d5e2fa9906303d5cd42.jpeg Triatleta de Palhoça faz sucesso no Ironman com bicicleta dos anos 1970

Beltrano - Edição 981

 

 

Unindo o inútil ao desagradável

 

Na política de Palhoça, um adágio não se muda: o tempo é que faz a idade e Deus ajuda quem madruga. 

Disse, um dia, o finado João Silveira, estes provérbios pra chegar: 

* Se o político quer ir longe, tem que ir bem devagar. 
* O elogio que nos é dado, quanto menos merecido, tanto mais é apreciado.
* Quem compra voto em terra alheia, na sua terra não compraria bem; ou está comprando enganado ou está enganando alguém.
* A ganância leva a nada, no pensar que vem a esmo, nunca percas uma buchada, só por causa de um punhado de torresmo.
* São dois olhos, duas orelhas, só a boca não tem par; aconselho nossos políticos, a mais ver e ouvir do que falar. 

 

Já o pensador Antônho do Bidunga diz:

* Ó Senhora Santa Bárbara, minha santa da aflição! Ninguém se lembra de nós, senão em cada eleição! 
* Votar e saber votar são dois pontos delicados: os que votam não têm conta; os que não sabem são comprados. 
* O político e o eleitor são bichos interesseiros: o político, pelo voto; o eleitor, pelo dinheiro. 
* Já vi político rezando, aos pés da Virgem Maria, mas nem a Santa acreditava, no que o político dizia.
* A eleição é como a cebola, que nós vamos descascando. Porém, de dois em dois anos, com ela vamos chorando.
* Santo Deus que tudo pode, não me deixe paralítico, perdoe-me se aqui escrevo, algo assim tão ridículo: se o homem veio do macaco ou mesmo de algum buraco, de onde veio o político? 
* O político e o eleitor, assim diz um velho ditado: um para o outro nasceu, de um modo desencontrado. O político e um animal, o eleitor é ser igual, pra cu sujo, um cu cagado”. 

 

O Beltrano prefere chutar o pau da barraca:

* O que tenho observado, até me parece bobagem, mas é só pensar um pouco, na razão desta mensagem, seja ele feio ou bonito, o eleitor vira cabrito no meio da sacanagem.
* O político quer camaradagem, mesmo não tendo propostas, mesmo que pra nossas perguntas, nunca apresentem as respostas. Ele deseja, acima de tudo, um burro de sobretudo que lhe carregue nas costas. 
* A cada eleição, vão chegando de mansinho, dando uma de sensatos, distribuindo paz e amor, comprando a preço barato; o eleitor não mais reclama, pois depois que pegam a grana, eles nos fazem de gato e sapato. 
* E os políticos se agitam, na maior fissuração, começa a caçada às bruxas, para daqui a dois anos, com mais uma eleição. Daí vai começar o compra e compra, vota e vota e o paga e paga; só quem tem estômago de avestruz vai suportar tanta mágoa!
* Sempre que uma eleição acontece, começa o nosso espanto, de tanto fazer promessa, tem candidato que vira santo. 
* O político criou um muro, para do povo se esconder. Mas na eleição, de repente, pula o muro e vem nos ver!
* Em Palhoça, os candidatos me parecem cabras-cegas, e o cabo eleitoral, o seu facho não sossega, vão negociando nossos votos, nos chamando de colega! 
* Pra deputado estadual, a coisa vai ser no velho estilo: vão votar no Sérgio Guimarães, pensando também em votar no Camilo! 
* O Pitanta está com tudo e se ajeita lá na Câmara, estava morrendo de saudade de prestar assistência! Depois de ter sido prefeito, vive na maior animação, com sua sexta presidência!
* O governador Jorginho Mello quer preservar sua cadeira; como candidato do PL de Palhoça, vai sair por aí às carreiras! Está montando uma equipe, para não perder o rumo, se não trabalhar direitinho, em Santa Catarina leva fumo! 
* Mas nada vem de graça, o trabalho é preservação, vão ter que votar no Jorginho pra manter a tradição! Para continuar governador, conta com os cabeças-chatas, vai ter o apoio do MDB, do PSD e dos Democratas! Muita gente animada, ao Jorginho dizendo sim, também podem apoiar o Jorginho, a dona Ângela e o seu Amin! 
* Pra presidente da República, os erros vão sair caro, pois continua inelegível, o todo poderoso Jair Bolsonaro. O PT esperneia e pula, já não tem tanta opção, de novo deve ir de Lula, que mesmo não falando nada com nada, quer disputar outra eleição!
* Em Palhoça, já se fala na eleição em 2028 pra prefeito. Tem político ensaiando uma decisão, ainda meio sem jeito. Já se fala que Rosiney, Pepê e Pakão vão levar tudo no peito!
* Também já anda atenta a oposição, que já tem um plano: ou sai com Sérgio Guimarães ou de novo com o Luciano!

Vou aqui me despedindo, sentindo uma dor profunda, para nos salvar da desgraça, só com a ajuda e a graça, da Nossa Senhora Piriquita da Cova Funda!



Publicado em 20/02/2025 - por Beltrano

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg