c7d35c3c3262c96d7262a15edb97f7ef.jpeg CBMSC intensifica prevenção para o Carnaval e alerta sobre perigos em áreas sem guarda-vidas

08fdefb19290de776f863b3ca66b8fdc.jpeg PRF recupera automóvel roubado no RJ e prende foragido em Palhoça

35ba1c975af36dc176fc0eaa621c9e6d.jpeg Suspeito de roubar e esfaquear policial morre em confronto com a PM

62ca7701d5bf96e7ebfdab089d38407d.jpeg PMSC lança Operação Alegria para segurança no carnaval 2026

452d7b2221ac94714721c3a11b48eac6.jpeg Filme palhocense ‘Presente’ terá sessões gratuitas em diferentes pontos da cidade

8e7014fb432b9e4e96130d5d5b12af18.jpeg Palhoça tem programação para todos os públicos, em diversos pontos

de7fdb5a96363e830838d06e8a7f2385.jpeg Carnaval: compositor palhocense tem duas marchinhas finalistas em concurso de Florianópolis

7290aaf998295aa0f9c08f6479a01c84.jpeg Motorista da Jotur escreve música falando sobre o cotidiano na profissão

815e2c79201e1010aef78b887dc69bce.jpeg Marcos Túlio: atleta com história em Palhoça e carreira internacional é destaque na Gulf Magazine

67c8c6f6631a58fe9f066a374895cfe3.jpeg Atleta mirim de Palhoça, Valentina Ferreira termina 2025 como líder do ranking mundial de Jiu-Jitsu

0c30b7bd442e1e0ab64f26f248b5b75c.jpeg “Com mais de 300 eventos, a Fesporte realmente fomenta muito o esporte catarinense”

6c7d26b35f50b8675bb8ac9032046355.jpeg Liga Palhocense faz homenagem ao saudoso jogador Aldo Silveira

d1480bb2883604410e0c21bb2fe00771.jpeg Diogo Trindade retorna do Japão com destaque mundial e muitas histórias da viagem

Beltrano - Edição 981

 

 

Unindo o inútil ao desagradável

 

Na política de Palhoça, um adágio não se muda: o tempo é que faz a idade e Deus ajuda quem madruga. 

Disse, um dia, o finado João Silveira, estes provérbios pra chegar: 

* Se o político quer ir longe, tem que ir bem devagar. 
* O elogio que nos é dado, quanto menos merecido, tanto mais é apreciado.
* Quem compra voto em terra alheia, na sua terra não compraria bem; ou está comprando enganado ou está enganando alguém.
* A ganância leva a nada, no pensar que vem a esmo, nunca percas uma buchada, só por causa de um punhado de torresmo.
* São dois olhos, duas orelhas, só a boca não tem par; aconselho nossos políticos, a mais ver e ouvir do que falar. 

 

Já o pensador Antônho do Bidunga diz:

* Ó Senhora Santa Bárbara, minha santa da aflição! Ninguém se lembra de nós, senão em cada eleição! 
* Votar e saber votar são dois pontos delicados: os que votam não têm conta; os que não sabem são comprados. 
* O político e o eleitor são bichos interesseiros: o político, pelo voto; o eleitor, pelo dinheiro. 
* Já vi político rezando, aos pés da Virgem Maria, mas nem a Santa acreditava, no que o político dizia.
* A eleição é como a cebola, que nós vamos descascando. Porém, de dois em dois anos, com ela vamos chorando.
* Santo Deus que tudo pode, não me deixe paralítico, perdoe-me se aqui escrevo, algo assim tão ridículo: se o homem veio do macaco ou mesmo de algum buraco, de onde veio o político? 
* O político e o eleitor, assim diz um velho ditado: um para o outro nasceu, de um modo desencontrado. O político e um animal, o eleitor é ser igual, pra cu sujo, um cu cagado”. 

 

O Beltrano prefere chutar o pau da barraca:

* O que tenho observado, até me parece bobagem, mas é só pensar um pouco, na razão desta mensagem, seja ele feio ou bonito, o eleitor vira cabrito no meio da sacanagem.
* O político quer camaradagem, mesmo não tendo propostas, mesmo que pra nossas perguntas, nunca apresentem as respostas. Ele deseja, acima de tudo, um burro de sobretudo que lhe carregue nas costas. 
* A cada eleição, vão chegando de mansinho, dando uma de sensatos, distribuindo paz e amor, comprando a preço barato; o eleitor não mais reclama, pois depois que pegam a grana, eles nos fazem de gato e sapato. 
* E os políticos se agitam, na maior fissuração, começa a caçada às bruxas, para daqui a dois anos, com mais uma eleição. Daí vai começar o compra e compra, vota e vota e o paga e paga; só quem tem estômago de avestruz vai suportar tanta mágoa!
* Sempre que uma eleição acontece, começa o nosso espanto, de tanto fazer promessa, tem candidato que vira santo. 
* O político criou um muro, para do povo se esconder. Mas na eleição, de repente, pula o muro e vem nos ver!
* Em Palhoça, os candidatos me parecem cabras-cegas, e o cabo eleitoral, o seu facho não sossega, vão negociando nossos votos, nos chamando de colega! 
* Pra deputado estadual, a coisa vai ser no velho estilo: vão votar no Sérgio Guimarães, pensando também em votar no Camilo! 
* O Pitanta está com tudo e se ajeita lá na Câmara, estava morrendo de saudade de prestar assistência! Depois de ter sido prefeito, vive na maior animação, com sua sexta presidência!
* O governador Jorginho Mello quer preservar sua cadeira; como candidato do PL de Palhoça, vai sair por aí às carreiras! Está montando uma equipe, para não perder o rumo, se não trabalhar direitinho, em Santa Catarina leva fumo! 
* Mas nada vem de graça, o trabalho é preservação, vão ter que votar no Jorginho pra manter a tradição! Para continuar governador, conta com os cabeças-chatas, vai ter o apoio do MDB, do PSD e dos Democratas! Muita gente animada, ao Jorginho dizendo sim, também podem apoiar o Jorginho, a dona Ângela e o seu Amin! 
* Pra presidente da República, os erros vão sair caro, pois continua inelegível, o todo poderoso Jair Bolsonaro. O PT esperneia e pula, já não tem tanta opção, de novo deve ir de Lula, que mesmo não falando nada com nada, quer disputar outra eleição!
* Em Palhoça, já se fala na eleição em 2028 pra prefeito. Tem político ensaiando uma decisão, ainda meio sem jeito. Já se fala que Rosiney, Pepê e Pakão vão levar tudo no peito!
* Também já anda atenta a oposição, que já tem um plano: ou sai com Sérgio Guimarães ou de novo com o Luciano!

Vou aqui me despedindo, sentindo uma dor profunda, para nos salvar da desgraça, só com a ajuda e a graça, da Nossa Senhora Piriquita da Cova Funda!



Publicado em 20/02/2025 - por Beltrano

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg