Emenda do vereador Beto beneficia Guarani com quadra de grama sintética
Na última segunda-feira (1), foi assinado convênio entre a Prefeitura e o Guarani de Palhoça para a construção de uma quadra de grama sintética, que irá atender inúmeras crianças, fomentando o esporte, que é meio de tirar as crianças das ruas e tentar promover um futuro mais próspero. A obra será viabilizada por uma emenda impositiva destinada pelo vereador Beto Farias, no valor de R$ 406.185,97.
Pedido de melhorias para a Defensoria Pública
Como presidente da Comissão de Direito Social da OAB, o advogado Rafael Luz tem recebido diversas reclamações sobre o atendimento prestado pela Defensoria Pública de Palhoça. Diante disso, o presidente da Comissão de Direito Social esteve na unidade de Palhoça, acompanhado de seu pai, presidente da Câmara, vereador Pitanta, com o objetivo de conhecer a estrutura e discutir melhorias no atendimento à população palhocense. “Fomos recebidos pelo defensor Dr. Gustavo, que nos apresentou a atual situação da unidade e também solicitou apoio para viabilizar melhorias que possam aprimorar os serviços prestados à comunidade. É isso aí, quem tem poder, precisa usá-lo para o bem comum, já que, pelo que dizem, a Defensoria Pública, unidade de Palhoça, não tem oferecido um bom serviço - serviço esse que é essencial para a população”, destaca.
Pedido de pavimentação da Rua das Flores, na Praia de Fora
Moradores da Rua da Flores, da Praia de Fora, pedem encarecidamente ao vereador Tavinho e ao prefeito Eduardo Freccia o cumprimento da promessa feita em campanha, inclusive com reunião com os moradores, para que a rua em que moram seja pavimentada. Segundo eles, a rua, que fica intransitável, principalmente quando chove, devido ao grande número de buracos, devia ter sido pavimentada no ano passado; segundo o prometido, ficou para esse ano. “O ano já está chegando ao seu final, e até agora nem projeto tem para que a rua receba a sua devida pavimentação”, lamentam os moradores.
Tenho certeza que tanto o prefeito quanto o vereador Tavinho não vão medir esforços para atender essa importante reivindicação dos moradores.
Precariedade da ponte da divisa
O nosso amigo Cláudio Silva, morador da Ponte do Imaruim, enviou imagens que merecem atenção urgente. A ponte que divide Palhoça e São José apresenta trechos preocupantes: parte da proteção de corpo e até dos alicerces está comprometida. O espaço é usado diariamente por famílias e pescadores, e a falta de segurança pode resultar em acidente grave. Fica o alerta e também a pergunta que não quer calar: afinal, quem vai resolver o problema, Palhoça ou São José?
Nova ponte em outra divisa
O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, entregou, nesta semana, ao prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, Gustavinho Abreu, o projeto arquitetônico que vai possibilitar a construção de uma importante ligação entre Palhoça e o município vizinho: a ponte sobre o rio Pilões, na localidade de Braço São João. O processo para que essa obra se tornasse realidade iniciou no começo do ano, numa reunião dos prefeitos que teve a participação do deputado Camilo Martins e do governador Jorginho Mello. O governador garantiu os recursos para a construção da ponte através do Projeto Santa Catarina Levada a Sério. A previsão para a conclusão da obra está estimada para 2026.
Dia do padroeiro pode virar feriado?
Projeto de Lei que tramita na Câmara, de autoria do vereador Pitanta, está dando o que falar, porque quer tornar o dia 6 de agosto (dia do padroeiro de Palhoça, Senhor Bom Jesus de Nazaré) novamente em feriado. Os empresários dizem que essa discussão é antiga, e já tinha sido estabelecido, lá na década de 1970, como ponto facultativo, que também foi revogado posteriormente. Agora, a discussão volta à tona – segundo o autor do projeto, a pedido do pároco da Matriz. Mas quem não gostou nadica de nada desse projeto foram os comerciantes e empresários da cidade, pois, segundo eles, onerará ainda mais os custos de suas empresas e o que não falta no Brasil é feriado. E agora?
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE de acordo com o vereador Pitanta, em todos os municípios vizinhos de Palhoça, o dia do padroeiro é feriado municipal. “Não é justo que em Palhoça não seja”, diz.
QUE ao contrário do que alguns vereadores dizem, o dia do padroeiro de Palhoça não é ponto facultativo. Já foi, mas não é mais!
Publicado em 04/09/2025 - por Joao Jose da Silva