bee90faa2e56cbd57a0a4a38060aece5.jpeg Tarifa Social garante descontos na conta de água e esgoto para moradores de baixa renda em Palhoça

f13a1899a340c39b0fa96d0527d2f76e.jpeg Rosiney Horácio participa do 10º Congresso do COSEMS/SC em Chapecó representando a saúde de Palhoça

6baba738f4639f9871dac0b2aac03930.jpeg Alesc recebe evento "Mulheres que Inspiram" para celebrar o legado feminino em Santa Catarina

44752ccf76872654e0b71e313ea11867.jpeg Impasse em comissão pode impedir construção de túneis no Morro dos Cavalos

9f301c105f09624f5840d8838878f9ed.PNG Armas feitas em impressoras 3D são apreendidas em Palhoça

c96f45d7c75c8cc164c223040a659a6c.jpeg Jovens de Palhoça conquistam vaga no Campeonato Brasileiro

77577611f48e142ca7b3afc143f1716f.jpeg Amaro Junior celebra os 98 anos de fundação do Guarani de Palhoça com festa e inauguração de quadra

3460b75d46c7d95d023ba991e14b128e.jpeg Jiu-jitsu ao alcance de todos: projeto social oferece aulas em dois núcleos em Palhoça

05135f78a14f99aacbcf2c68458cdf3a.jpeg Águas de Palhoça explica as etapas do tratamento de esgoto

ae6248461310c7fffba4961679a139a0.jpeg Entenda quais são os quatros pilares do saneamento básico

e6aee8f77968bdd35b522b8ad22e1d1e.jpeg Acesso ao saneamento básico contribui para a permanência de estudantes na escola

3e6f460e0d9fdb840780eada0d10581c.jpeg Entender o tratamento de esgoto derruba mitos sobre o saneamento

Laudo confirma risco de colapso de prédio

Obras de escoramento reforçam estrutura para evitar o desabamento do edifício, evacuado no último sábado (2) pela Defesa Civil, na Ponte do Imaruim

3ca551512cb8219168e4c99b04af312d.jpg Foto: SOFIA MAYER

Texto: Sofia Mayer*

 

Os cerca de 30 residentes e os trabalhadores de cinco salas comerciais que tiveram que sair às pressas do edifício Caroliny Center, na Ponte do Imaruim, no último sábado (2), continuam impossibilitados de voltar para casa ou retomar seus trabalhos. Segundo laudo realizado pelo arquiteto perito do Instituto Brasileiro de Perícias de Santa Catarina (Ibape/SC), Tonicler Bolzan, o risco de colapso da edificação foi confirmado. Com isso, moradores seguem em abrigos provisórios.

“A partir de agora, para o condomínio conseguir desinterdição junto à Defesa Civil, terá que contratar uma empresa para executar o projeto e reforço estrutural e, após isso concluído, o  atestado de profissional técnico comprovando a habitabilidade da edificação”, esclarece Bolzan. 

Um processo de escoramento, para aliviar a tensão da estrutura, começou a ser feito na tarde de quarta-feira (4), a fim de assegurar a segurança dos habitantes e de quem passa diariamente pelas proximidades. Segundo a Defesa Civil, o processo é importante para que os moradores possam retirar seus pertences e diminuir o peso do prédio, evitando que ele acabe desabando. “Depois do estaqueamento, as famílias vão ter autorização para entrar no prédio, retirar todos os seus utensílios domésticos, todos os objetos que têm. Depois disso, é um problema junto com o síndico e moradores, que certamente vão acionar o seguro para tomar as devidas providências”, explica Leonel José Pereira, secretário-adjunto de Segurança Pública de Palhoça.

Embora a Defesa Civil tenha sugerido que os moradores retirassem seus pertences pessoais apenas ao fim da obra de escoramento, moradores já têm se mobilizado para recolher móveis e utensílios, visto que, segundo o síndico, João Paulo, arrombamentos foram registrados após a interdição do prédio. “Quem tem condições de alugar um apartamento, está indo para um apartamento ou quitinete; quem não tem condições, está morando no abrigo”, conta Wilmar do Amaral, motorista que tem realizado o frete de alguns dos moradores.

O arquiteto Tonicler Bolzan afirma que as causas da falha estrutural são uma soma de situações, mas que ainda é difícil dar uma explicação pontual para o ocorrido. “O laudo é para comprovar o risco, terá que ser feita uma perícia específica (para descobrir) a causa”, esclarece.


Abrigo provisório

Na manhã de terça-feira (3), os moradores do edifício Caroliny Center foram convocados pela Defesa Civil de Palhoça para uma reunião que definiria as questões do abrigo provisório oferecido pela Prefeitura àqueles que necessitassem. A Secretaria Municipal de Assistência Social afirma, porém, que apenas três das 19 famílias decidiram ficar no local escolhido inicialmente pela Prefeitura (o ginásio do Caranguejão, no Centro), sendo realocadas, então, para um espaço menor e mais aconchegante, no complexo esportivo da escola Dom Jaime Câmara, localizado no Bela Vista. Segundo Aline Simas, gerente geral de alta complexidade da secretaria, o restante dos moradores passou a se alojar em casa de parentes e amigos.

O alojamento nos ginásios seria especialmente complicado para algumas pessoas, como Rosiléa dos Santos, que cuida do filho autista. “Eu não sou melhor do que ninguém, mas não vou expor a situação dele, que é uma doença psiquiátrica”, desabafa. 

A Secretaria de Assistência Social afirma que psicólogos e assistentes sociais da Prefeitura estão avaliando a situação individual de cada um dos abrigados para definir os próximos encaminhamentos.

 

* Sob a supervisão de Luciano Smanioto



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: SOFIA MAYER SOFIA MAYER
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg