Foto: DIVULGAÇÃO
Por: Willian Schütz
Em meio ao clima natalino, a solidariedade virou parte da tradição de um casal palhocense. Há 17 anos, Carlos Alberto Teixeira e Monique Andrade promovem juntos o projeto “Querido Papai Noel”, que leva imaginação e ações beneficentes para crianças de diferentes bairros da cidade. Neste ano, não será diferente: as arrecadações já começaram.
Com as cores vibrantes, o som das buzinas e o brilho das luzinhas que anunciam a chegada do Natal, eles se transformam. No alto da carreata, a “Mamãe Noel” passa acenando, distribuindo balinhas e recebendo o carinho das crianças. Por trás da fantasia está a bióloga, gestora ambiental e bombeira civil Monique Andrade.
Ao lado dela, está o “Papai Noel”. Ele é interpretado por Carlos Alberto Teixeira, aposentado que segue na luta após ter sobrevivido a um acidente vascular cerebral (AVC), há 12 anos.
O trabalho solidário do casal já é tradição. “O projeto Querido Papai Noel nasceu há 17 anos, mas a semente da solidariedade sempre fez parte da nossa história. Antes mesmo do projeto existir, eu já atuava como voluntária. São 25 anos dedicados ao voluntariado, ajudando diferentes causas e comunidades”, relata Monique.
Ela relembra que, no começo, a ideia era simples: levar carinho e atenção a quem mais precisava. Foi a partir desse impulso que convidou um amigo para participar das primeiras ações natalinas. “Quando a ideia do Papai Noel Solidário começou a surgir, chamei um grande amigo para me ajudar. Ele aceitou embarcar nessa missão comigo, e desde então nós nunca mais pararam. E, mais tarde, esse amigo se tornou meu esposo”, acrescenta Monique.
O que era um gesto tímido se transformou em uma tradição que já alcançou milhares de crianças. Segundo Monique, cada ano trouxe novos aprendizados, desafios e histórias marcantes. “Em 17 anos, nunca falhamos um único Natal. Todos os anos saímos para compartilhar magia, afeto e o verdadeiro espírito natalino”, destaca.
Ao longo desse anos, as carreatas já percorreram vários bairros de Palhoça. Além disso, foram arrecadados milhares de brinquedos, doces, guloseimas e também doações em dinheiro, sempre revertidas integralmente em presentes. “Participamos de diversas carreatas, arrecadamos brinquedos, doces, guloseimas e doações em dinheiro, revertendo tudo em presentes e kits para as crianças. Também realizamos trabalhos como Papai Noel e Mamãe Noel, destinando todo o valor arrecadado para fortalecer o projeto”, explica Monique.
Além das entregas durante a carreata, o casal também repassa cestas básicas para famílias em situação de maior vulnerabilidade, contribuindo não apenas no Natal, mas também nos períodos mais difíceis do ano.
Solidariedade o ano inteiro
Embora dezembro seja o mês de maior visibilidade, Monique e Carlos atuam o ano inteiro. “Além das crianças da Alcateia, durante o ano fazemos voluntariado em asilos, casa lar e outras ações para ajudar em tratamento entre outras coisas”, explica Monique.
Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no perfil @querido_papai_noel_2025. “O projeto segue firme porque acreditamos que solidariedade transforma vidas. E enquanto existir Natal, existirá também o nosso compromisso com quem mais precisa”, conclui a organização do Querido Papai Noel.
27/11/2025
26/11/2025
25/11/2025
21/11/2025