fbb9450d3be5a6b4993a4e80e2c5e72d.jpeg PF deflagra operação contra esquema de fraudes bancárias em Palhoça

21f073dd7d7ffdce66edbd4895f44dfd.jpg “Palhoça merece mais representatividade política”, afirma Eduardo Freccia

77eec41cbba166888d206d6a5ff108c6.jpeg Projeto de educação financeira da UFSC deve desembarcar em Palhoça

fe248fa08d1e3bf14c32cb9a40f71697.jpg Presidência do TJSC recebe comitivas de Palhoça e de Santo Amaro

988c3d675c899f517107bbd650fd86ba.jpeg Câmara Brasil-Portugal SC promove rodada de negócios em Palhoça

db5d625340c0c619258dbb785ee6a6d9.png Dupla Rick & Renner é uma das atrações do Palhoça Rodeio

c4c6b4ace9e0b739258c62dccb27dd0b.jpeg Palhoça Drum Fest espera entre 170 e 200 bateristas em evento gratuito no sábado (18)

9c0caa2f39846b91f652c4a999b854b6.jpeg Dia da Família na Escola: banda Astronave de Papel prepara show especial para o CEI Formiguinhas

310fdb87b78de9130a0c59aa82f8f5a4.jpg Paróquia da Ponte do Imaruim divulga programação da Festa do Divino

2dfde3345023e7202bf479faf0fcac66.jpeg Amaro Junior: trabalho forte nos bastidores para os eventos de aniversário do município

3cd9575ab8132248d4020bff68c5ed02.jpeg Amaro Junior, presidente da FMEC: “O esporte palhocense tem pressa”

36c739bef1f0c87ea08f2c48181c0346.jpeg Tainá Hinckel é campeã sul-americana e embarca em nova competição pela WSL

c96f45d7c75c8cc164c223040a659a6c.jpeg Jovens de Palhoça conquistam vaga no Campeonato Brasileiro

77577611f48e142ca7b3afc143f1716f.jpeg Amaro Junior celebra os 98 anos de fundação do Guarani de Palhoça com festa e inauguração de quadra

954fbd69eb499e9b02fddca29cfb2bfa.jpeg Veja como acompanhar comunicados oficiais de interrupções no abastecimento da Águas de Palhoça

240c9ac33950e02b72bfc0506538c520.jpeg Águas de Palhoça ensina como identificar vazamentos internos no imóvel

0c80bc734af2de6e03ea9b81f3e27c3b.jpeg Reservação individual garante segurança no abastecimento de água em momentos de interrupção

fe6df7b47a70011fb36b8712c65f3c20.jpeg Ligações clandestinas de água são crime e prejudicam todo o sistema de abastecimento

dd0ecf323a9bda92a9e7cdde9d6baf4e.jpeg Entenda a importância da substituição de hidrômetros e como ela beneficia o consumidor

Com adesão recorde, Santa Catarina encerra maior simulado de desastres do Brasil

Com 294 municípios inscritos, o simulado mobilizou estruturas estaduais e municipais e testou protocolos em tempo real

0ac3a0835b41e5b16caff3b32ff14882.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

Santa Catarina encerrou, no fim da tarde deste domingo, 1º de março, o maior simulado de preparação para desastres já realizado no Brasil. Ao todo, 294 municípios se inscreveram na iniciativa coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC).

Desde as primeiras horas da manhã, o Estado operou em modo de resposta plena para testar protocolos, reforçar a prontidão das equipes e integrar a atuação entre municípios e estrutura estadual. As atividades começaram às 8h, nos municípios, com o registro e envio das primeiras ocorrências simuladas à estrutura estadual. Com isso, a abertura oficial ocorreu às 9h20, com o disparo de um alerta de emergência por Cell Broadcast, que alcançou simultaneamente celulares conectados às redes 4G ou 5G em todo o território catarinense.

Ao longo do dia, foram simulados cenários críticos com base nos principais riscos identificados no estado, como deslizamentos em áreas urbanas e rurais, enchentes e enxurradas com evacuação de comunidades. As ocorrências foram registradas em tempo real, com deslocamento de equipes, acionamento das estruturas municipais e decisões estratégicas em nível estadual, incluindo o fechamento monitorado das comportas das barragens de contenção de cheias no Alto Vale do Itajaí.

Além das ações em campo, foram realizadas reuniões setoriais, regionais e mesorregionais para avaliar os impactos simulados e identificar áreas prioritárias em um cenário real. Os encontros reuniram representantes dos Grupos de Ações Coordenadas (GRACs), equipe técnica da SPDC e instituições parceiras, como as Coordenadorias Regionais de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, polícias, secretarias municipais e Rede Estadual de Emergência de Radioamadores.

O exercício também contou com a presença de observadores de órgãos estaduais e federais, que acompanharam as ações com o objetivo de trocar experiências, alinhar procedimentos e aprimorar estratégias de resposta. Participaram instituições como o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), além das forças de segurança e demais órgãos que integram o sistema estadual de proteção e defesa civil.

“O simulado cumpriu plenamente seus objetivos e demonstrou a capacidade de articulação do nosso sistema estadual de proteção e defesa civil. Conseguimos testar protocolos, validar fluxos de informação e integrar Estado e municípios em um cenário complexo, como ocorreria em uma situação real. Esse resultado reforça que estamos no caminho certo, investindo em planejamento, prevenção e preparo técnico para proteger vidas e reduzir impactos em Santa Catarina”, afirmou o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.

Municípios testam resposta a diferentes tipos de desastre

Ao longo do dia, cada município iniciou a simulação da ocorrência previamente definida, conforme os principais riscos mapeados em sua região, como deslizamentos, enchentes, enxurradas, queda de barreiras, isolamento de comunidades, interrupções no fornecimento de energia e rompimentos fictícios de barragens.

As situações simuladas foram as mais diversas. Morro da Fumaça incluiu protocolos de proteção a animais de estimação em situações de emergência. Planalto Alegre simulou resposta a chuvas de granizo. Barra Velha e Maravilha trabalharam ocorrências com produtos perigosos, envolvendo acidente de trânsito com múltiplas vítimas e situação em agroindústria, respectivamente, com aplicação de protocolos de isolamento e atendimento especializado.

Também houve simulações com abertura e gestão de abrigos temporários para acolhimento de famílias, como em São José do Cerrito, que realizou resgates e estruturou atendimento a desabrigados.

Em Tubarão, o cenário envolveu soterramento de vítima em área de difícil acesso, com operações de salvamento em altura e atuação integrada das forças de segurança e defesa civil. O município também reforçou a divulgação do plano de contingência e dos locais de abrigo. “Estamos preparando Tubarão para o pior cenário possível, torcendo para que ele nunca aconteça. Nosso governo trabalha com rigor na prevenção”, afirmou o prefeito Estêner Soratto.

 

Próxima edição já tem data marcada

Com o encerramento das atividades às 17h, o Estado conclui mais uma etapa estratégica de fortalecimento da cultura de prevenção, com foco na redução de riscos, na qualificação técnica das equipes e na proteção da população diante de eventos extremos.

Os dados oficiais encaminhados pelos municípios participantes serão agora consolidados pela equipe técnica da SPDC e apresentados em relatório oficial. O documento reunirá os principais aprendizados, boas práticas identificadas e pontos de aprimoramento nos planos de contingência estaduais e municipais.

Após o êxito da operação, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil confirmou a próxima edição do Simulado Geral de Gestão de Desastres para 7 de março de 2027. A expectativa é ampliar ainda mais a participação dos municípios e consolidar o exercício como referência nacional na preparação para desastres.



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg