Foto: ARTE
A cultura, o imaginário e as histórias que moldaram a identidade da Guarda do Embaú ganham vida no palco com a estreia do espetáculo “Piratas do Embaú”, que acontece no próximo dia 6 de dezembro, na Praça CEU das Artes, no Jardim Eldorado, em Palhoça. Inspirada nas lendas e tradições locais, a montagem convida o público a embarcar em uma aventura cênica repleta de poesia e valorização do patrimônio cultural do litoral catarinense.
Idealizado para aproximar a arte da comunidade, o espetáculo reúne artistas da região e propõe um diálogo direto entre memória, território e criação contemporânea. A proposta não se limita à apresentação: integra ações formativas e acessíveis, ampliando o alcance da produção e reforçando o compromisso com uma cultura participativa e democrática.
A dramaturgia e direção são assinadas por Bianka Andrade, que desenvolveu a narrativa a partir das referências afetivas e simbólicas da Guarda do Embaú. O elenco conta com Mário Souza, Karizy Fernandes, Fabiano Dôres, Isabel Grinberg e Sarah Andrade, dando vida a personagens que se equilibram entre o real e o fantástico. A produção é de Karine Lemos.
A encenação também se destaca pelo cuidado estético: iluminação e sonoplastia de Witor Gustavo Nascimento, audiovisual de Ray, interpretação em Libras por Rita de Cássia Cabral, figurinos assinados pela Associação Pró-crep e Maude Beauty e cenário criado por Samuel Andrade.
Contemplada pelo Edital de Chamamento 018/2024 – PNAB/Palhoça, a montagem reforça a importância do investimento cultural para promover a circulação de obras e o fortalecimento da identidade local.
A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do início da apresentação. Uma oportunidade para moradores e visitantes se conectarem à riqueza das narrativas que fazem da Guarda do Embaú um lugar único.
27/11/2025
26/11/2025
25/11/2025
21/11/2025