Cerca de 650 jovens estiveram, na sexta-feira (12) e no sábado (13), no Arena Play Senac, evento geek produzido pela unidade do Senac na Ponte do Imaruim, com os professores e alunos do Ensino Médio integrado a Jogos. A programação incluiu oficinas de criação de jogos, palestras, competições de Fifa e cosplay, k-pop e apresentações voltadas ao universo criativo e tecnológico do universo geek.
“Esse tipo de evento tem várias coisas muito importantes. A primeira é que trabalhar com jogos não é coisa do futuro, é coisa do presente. Quando tem esse tipo de evento, as pessoas entendem que o Senac é um lugar que tem curso para isso e ao ter conversas com profissionais da área nesse tipo de evento, fica mais fácil de entender o assunto. Esse networking é muito válido, todo mundo aprende um pouquinho com todo mundo”, considera Alice Monstrinho, artista de quadrinhos e dubladora de cinco personagens da parte 2 do jogo The Last of Us.
Na quinta-feira (11), o evento iniciou com uma atividade interna, com a apresentação de jogos criados pelos alunos do 3º ano. Na sexta (12), das 8h30 às 17h, teve oficinas interativas para mais de 300 alunos das escolas do Sesc, João Paulo de Senna, Antonieta Silveira de Souza e Reinaldo Weingartner. Na Oficina Construct, os alunos aprenderam um pouco sobre a criação de jogos digitais, e na de Ilustração com mesa de desenho, sobre técnicas de ilustração digital aplicadas à edição de vídeo.
Já no sábado (13), cerca de 350 pessoas de todas as idades participaram da programação aberta ao público o dia inteiro. De manhã, além dos jogos digitais, o espaço também continha board games, RPG e exposição de pintura em objetos da impressora 3D. Alunos e professores do Senac apresentaram o projeto de Realidade virtual, jogo que simula um ataque robótico nos pontos turísticos da cidade, com óculos 3D. No campeonato de Fifa, Bruno Faustino, conquistou o primeiro lugar e levou para casa um drone.
À tarde, a programação trouxe quatro palestras com profissionais da área. Leonardo Blick, CTO da Plot Kids, puxou o bate-papo “Como se preparar para o mercado de jogos”. Mika Casagrande falou sobre a criação de artes para jogos. Alice Monstrinho conversou sobre a diversificação da área de dublagem, em especial sobre o trabalho de voz para games e animações. E a diretora de animação Marina Pinho finalizou com o tema animação de personagens.
Sobre o mercado de jogos, Alice analisa: “Existe cada vez mais uma busca por mão de obra qualificada. Há um crescimento nas empresas nacionais; uns 10 ou 15 anos atrás tinha muito pouca empresa de jogos nacional. Um facilitador grande para empresas crescerem foi a mão de obra remota. Eu e outros profissionais podemos fazer trabalho para fora de tudo que é canto do mundo, podendo estar aqui em Florianópolis ou em qualquer lugar”.
Durante todo o dia, houve exposição de artistas do mundo geek. O auge do evento aconteceu no final da tarde com o desfile de cosplay e apresentação de k-pop do grupo Niwa. Na competição de cosplay, o primeiro lugar ficou com Yasmin Inácio; o segundo, com Matheus Moreira; e o terceiro, com Gabriel Freire Coelho. As premiações foram um drone, um kit gamer e um kit Senac com power bank. No desfile diversão, a vencedora foi a cosplayer Qiqi.
18/09/2025
18/09/2025
15/09/2025