6f1a5cf4e269f81715a4b07eb2de8fd7.jpeg Águas de Palhoça detalha funcionamento das Estações Elevatórias de Esgoto

4c1e061b6fb9aabe3a38fde6af528785.jpeg Jotur anuncia mudanças em linhas de ônibus que transitam entre Palhoça e São José

e1a93ad9aabd9b767685129d931638fc.jpeg Poços de Visita garantem monitoramento do sistema de esgotamento e drenagem pluvial das cidades

965d87c9673d0cfa2a26dadcb49af935.jpeg Médico alerta: sintomas de intoxicação por metanol podem ser confundidos com ressaca comum

a555b1e50e8904da3ef752089c36a8a4.jpg Arena Trap Festival: WIU, MC Daniel, Teto e MC Hariel em São José

53fb56a7b56388c830076c0e2a702e26.jpeg Lançamento de “Enseada de Brito – Gente e Memória” reúne vozes e retratos da comunidade

c0bdecece8fa818775eaade87ad3ebea.jpeg Cantor de Palhoça participa de projeto em homenagem a Taiguara

5ba560ae4fd29dd928432169f9d6817c.jpeg Curta Fest Tour chega a Palhoça com mostra gratuita de filmes premiados

222cc1ec6fe1a75c0882c665b0e38a9d.jpeg Inspirado no Acústico MTV, Cambirela lança DVD em duas partes

7095fcd61328ba086f6ef4bf98458435.jpeg Casal de Palhoça transforma paixão pela corrida em história de amor

043f42b336921975ec58196920314355.jpeg Atletas palhocenses disputam Campeonato Brasileiro de Judô Sub-13 e Sub-15 na Paraíba

9a6865b15a678a75af57668b7c9a60c0.jpeg Palhoça realiza lançamento de etapa local da Taça Brasil 2025

Após eleição polêmica, Câmara tem novo presidente

Neném do Bertilo (PSD) vai comandar a Casa Legislativa em 2019, e Pakão (PSB) será o vice; em 2020, os papéis se invertem

592341eba3dec35d329c7ce754486f34.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Por: João José da Silva

 

Edemir Niehues (Neném do Bertilo, PSD) e Joel Gaspar (Pakão, PSB) vão dividir a presidência da Câmara de Vereadores no biênio 2019-2020. O acordo entre os dois comandantes das chapas postulantes ao cargo só veio depois de muita polêmica.

A eleição para a mesa diretora da Casa deveria ter acontecido na segunda-feira (8). Antes do início da sessão, os ânimos exaltados e as discussões acaloradas dos dois lados - teve acusações de compra de votos e até ameaças, como nunca se viu na história das eleições para presidente da Câmara - davam a tônica e indicavam que uma desgraça poderia acontecer. Por essa razão, a Polícia Militar foi chamada para apaziguar os ânimos e evitar algo pior.

A sessão iniciou sem a presença do vereador Adelino Severiano Machado (Keka, MDB), que sofreu um atentado a faca na tarde de segunda-feira (8). A repentina saída do vereador Arlindo Moraes (Progressistas) do plenário e a confirmação de que o vereador Jean Henrique Dias Carneiro (Jean Negão, Progressistas) passaria a apoiar o grupo do Neném e não mais o grupo do Pakão, fez com que os vereadores apoiadores de Pakão também deixassem a Casa, seguidos pelo presidente da Câmara, vereador Fábio Coelho (Progressistas).

Com a saída de Fábio Coelho da sessão, assumiu a presidência o primeiro secretário, vereador Nirdo Artur Luz (Pitanta, DEM), já que o vice-presidente, o próprio Joel Pakão, também já havia se ausentado. Com oito vereadores no plenário (todos do grupo de apoio a Neném), não havia quórum suficiente para a votação. Então, Pitanta, com base no regimento interno da Câmara - que diz que, neste caso, outra sessão teria que ser convocada para dali a seis horas, e assim sucessivamente, até que a sessão possuísse o quórum necessário, ou seja, nove vereadores em plenário -, convocou uma sessão para a 1h da madrugada do dia 9. Como nessa sessão também não houve quórum, outra sessão foi marcada para as 7h, que também não obteve o quórum necessário; então, uma nova sessão foi marcada para as 13h.

A sessão das 13h contava com a presença dos 17 vereadores. Depois de aberta pelo presidente Fábio Coelho, a sessão foi novamente suspensa. Depois de duas horas reunidos, os vereadores finalmente chegaram ao consenso de retirar as chapas e firmaram acordo para que o vereador Neném fosse presidente em 2019, com o compromisso de renunciar à presidência e ceder o cargo para o vereador Joel Pakão em 2020. “Estou feliz, apesar de que vivemos alguns momentos tensos, mas fomos inteligentes, fomos coerentes, e isso partiu de todos nós. Todos os vereadores, todos tínhamos algumas ambições maiores e que, para que houvesse essa chapa de consenso, todos cederam um pouco. Eu acho que desta forma, ganhou o município de Palhoça, ganha o povo de Palhoça”, avaliou Neném. “Estou feliz por realizar um sonho de ser presidente. Quando jovem, participava de algumas diretorias, e um dia sonhei em ser candidato a vereador, e realizei esse sonho. Depois de estar aqui, também tive um sonho de ser presidente desta Casa, e hoje realizo esse sonho. Prometo que vou ser o mais honesto possível com o dinheiro público, responsabilidade com o dinheiro público. Não porque vivemos um momento difícil, mas é um dever nosso, é obrigação nossa, fomos eleitos para isso”, discursou o futuro presidente da Câmara, garantindo que vai cumprir com “tudo o que foi acordado” entre os vereadores.

O atual presidente, Fábio Coelho, disse que “venceu a democracia” e desejou boa sorte ao sucessor. “Torço muito para que o senhor desenvolva um trabalho ainda melhor de todos aqueles que a gente já fez no passado e com isso consiga elevar ainda mais o nome dessa Casa perante a sociedade palhocense”, analisou Fabinho. O vereador progressista vai se ausentar da presidência por 15 dias e depois será iniciada a fase de transição do cargo. Neném assume a Casa a partir do dia 1º de janeiro.

 

Entenda o caso

A chapa encabeçada por Joel Pakão, denominada “Grupo dos 10”, estava tranquila, até que o vereador Neném do Bertilo resolveu entrar na disputa e também formou uma chapa.

O que deu para perceber no dia da eleição é que o Grupo dos 10 tinha apenas seis vereadores em plenário, já que o vereador Keka não estava presente por motivo de saúde; o vereador Arlindo Moraes havia sido o primeiro a deixar a sessão; e o vereador Jean Negão assumiu a candidatura de Neném, deixando o Grupo dos 10.

Com essas baixas, a chapa de Pakão perderia para a chapa de Neném pelo placar de 8x6. A solução encontrada pelo grupo de Pakão foi deixar a sessão sem o número de vereadores suficientes para que a eleição acontecesse naquela fatídica segunda-feira.

Na terça-feira, na sessão da redenção, tudo que foi dito ficou pelo não dito e a paz e o amor voltaram a reinar no Legislativo municipal.



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg