Por: Willian Schütz
O piloto palhocense Ricardo Martins voltou a brilhar no cenário do motociclismo off road nacional. Em sua 16ª participação no Rally dos Sertões, uma das provas mais desafiadoras do calendário esportivo brasileiro, Ricardo garantiu o título nas categorias Moto Over e Big Trail. A competição chegou ao fim no domingo (3), após percorrer milhares de quilômetros entre os estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas.
Ricardo integrou a equipe Yamaha IMS Rally Team, que encerrou a 33ª edição do Sertões com um desempenho de destaque, sendo campeã em três categorias: Moto Over, Big Trail e Moto 2.
O palhocense pilotou a Yamaha Ténéré 700 — uma big trail de série — e mesmo enfrentando motos especialmente preparadas para a competição, conquistou um impressionante quinto lugar na classificação geral.
“Foi um rali duro, muito parecido com uns dos primeiros que eu fiz, que foram muito duros mesmo”, afirma Ricardo, que já havia vencido o Sertões na Classificação Geral em 2020 e soma agora mais dois troféus à sua galeria. Ele já foi campeão também nas categorias Marathon (2011) e Super Production (2018).
A conquista no Sertões veio poucos dias depois de outro feito: Ricardo Martins assegurou por antecipação o título do Campeonato Brasileiro de Rally na categoria Moto Over, ao vencer todas as 17 etapas válidas do nacional. O feito foi confirmado ainda na sexta-feira (1), antes da conclusão do Sertões, que também contou pontos para o campeonato.
Com passagens por Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas, a edição de 2025 do Sertões teve largada no Centro-Oeste e chegada no litoral nordestino. Foi a sexta participação da equipe na prova, que já teve campeões gerais como o próprio Ricardo (em 2020) e o francês Adrien Metge (em 2021 e 2024).
Além de Martins, a equipe teve outros destaques. Gabriel Bruning foi campeão da categoria Moto 2 e vice na Classificação Geral, repetindo o desempenho de 2023. Guilherme Bissoto, piloto da equipe BLU CRU, ficou em terceiro na Geral. Ao todo, três motos Yamaha estiveram no top 5 da competição.