Por: Willian Schütz
Um dia inteiro com muita cultura, atividades interativas e diversão para toda a família. Assim promete ser o Cine Play Day, um evento temático marcado para o dia 1º de novembro, na New Time, em Santo Amaro da Imperatriz. Entre as atrações está um grupo palhocense que dá voz à imaginação e leva ao palco uma bagagem multicultural. É a banda Astronave de Papel, um projeto interligado aos personagens infantis da Turma do Júnior.
Com visual colorido e músicas que mesclam ritmos e significados, a banda traz composições que mergulham em um universo de imaginação, afeto e aprendizado. O show promete ser um espetáculo que mistura música, teatro, personagens e histórias educativas.
A apresentação integra a programação do Cine Play Day, evento que reúne oficinas, esportes e atrações culturais voltadas ao público infantil e familiar. “Teremos oficinas de tênis, vôlei, basquete, entre outras, sempre conduzidas por professores e monitores preparados para estimular a participação e a diversão das crianças”, explica Marcos MarFlui, compositor, vocalista e criador da Turma do Júnior, projeto que hoje tem vários desdobramentos — inclusive a banda.
O evento ainda contará com shows de mágica, apresentações de hip-hop, brinquedos infláveis e outras surpresas. “O Cine Play é um restaurante temático que aposta em experiências completas. E, nesse dia, o foco serão as famílias. Nosso show conversa com todas as idades, porque acreditamos que a música é um elo entre gerações”, comenta Luiz Maffei, compositor, contrabaixista e produtor musical do grupo.
E sobre a parte do repertório, o guitarrista Greg destaca: “As temáticas das nossas músicas giram em torno de valores humanos e da convivência social, como amizade, perdão, esporte, brincadeiras e até situações do dia a dia da infância”.
Os ingressos para o evento já estão à venda, com valores que vão de R$ 20 a R$ 35 no primeiro lote, variando de acordo com cada categoria. E vale destacar também que o Cine Play Day contará com diversos outros shows e atrações culturais para toda a família. Mais informações e detalhes da programação estão disponíveis no site www.pensanoevento.com.br/eventos/87336/cineplay-day.
Vale salientar que a New Time fica na Rua Intendente Leopoldo Broering, 2290, na Vila Becker, em Santo Amaro da Imperatriz.
Composição, arte e educação
A banda Astronave de Papel nasceu de uma série de encontros entre músicos que compartilham o mesmo amor pela arte e pela educação. De Palhoça para o mundo, o grupo é formado por artistas que, além de atuarem no cenário musical, também desenvolvem projetos de formação e conscientização social.
O grupo é composto por Marcos MarFlui, compositor, vocalista e idealizador da Turma do Júnior; Luiz Maffei, compositor, contrabaixista e produtor musical; Greg MarFlui, guitarrista e backing vocal; Zé Martins, guitarrista e backing vocal; Bira Blues, gaitista e backing vocal; Henrique Heskova, violonista e backing vocal; e André Geleia, baterista.
Todos têm trajetórias consolidadas na música e unem talento, sensibilidade e compromisso com a educação infantil por meio da arte. É o caso do guitarrista e backing vocal Zé Martins, que ressalta a importância de movimentos culturais como esse. “A música é assim: ela reúne pessoas junta todo mundo. Junta pai, junta filho. Com uma mensagem boa, educativa, melhor ainda”, argumenta Zé.
Entre as referências da banda está também o grupo Nós Naldeia, um dos nomes mais conhecidos e respeitados da cena musical palhocense — exemplo de como a cidade tem revelado artistas de grande talento e expressão. Mais do que isso: o cantor Macarrão, do Nós Naldeia, é amigo em comum entre os membros da banda. Ele foi peça fundamental para reunir o pessoal.
Um nome lúdico
O nome Astronave de Papel carrega a essência do grupo: leveza, imaginação e poesia. Marcos MarFlui conta que a inspiração veio de um momento simples e afetivo: “Certo dia, eu estava embalando minha netinha, quando comecei a contar a história de uma pipa que eu mesmo fiz, com bambu, linha e papel. Enquanto falava, fui criando uma melodia. Quando mostrei pro Maffei, ele acrescentou os acordes e uma poesia no final. Assim nasceu Astronave de Papel”.
Maffei lembra que o nome o encantou imediatamente. “Remete à pipa, mas também àqueles aviõezinhos de papel que jogávamos na sala de aula. É uma imagem que representa a imaginação e o desejo de voar”, explica. Logo a música se tornou o nome da banda.
Próximos voos
Após o show no Cine Play Day, a banda já tem novos destinos programados. “Estamos preparando clipes novos e um álbum com músicas inéditas. Também fomos convidados para levar o projeto à Bahia, dentro do programa Cultivar, do campeão olímpico Marcelo Negrão. Lá vamos apresentar o show completo, com os personagens da Turma do Júnior e toda a ambientação cênica que as crianças adoram”, adianta Marcos MarFlui.
Com letras cheias de afeto, arranjos que misturam rock, reggae, forró e brasilidades, e uma proposta que une arte e propósito, a Astronave de Papel vem conquistando não só o público infantil, mas famílias inteiras.
Turma do Júnior
A Astronave de Papel é uma das muitas criações que nasceram dentro da Turma do Júnior, iniciativa criada por Marcos MarFlui há mais de 10 anos, que produz conteúdos multimídia, campanhas educativas, músicas e vídeos voltados ao público infantil e familiar.
A Turma do Júnior tem como missão educar de forma lúdica e musical, transformando valores e cuidados do cotidiano em histórias que ensinam e emocionam. Entre os projetos de destaque estão Check My Baby, que alerta sobre prevenção de acidentes domésticos e cuidados com os pequenos.
Com o passar dos anos, a Turma se expandiu, tornando-se uma plataforma de comunicação e entretenimento educativo, reunindo músicos, professores, artistas e produtores. “A Turma do Júnior é um ecossistema de ideias. Já virou livro, série, música, evento, e agora, banda. Tudo o que a gente faz parte da mesma essência: promover alegria e consciência através da arte”, resume MarFlui.
Check My Baby
Quando se trata da saúde e da segurança das crianças pequenas, cada detalhe faz a diferença. Atenção redobrada com produtos químicos, eletricidade, veículos e outros objetos e situações faz parte do cotidiano. Para reforçar esses cuidados, uma campanha criada em Palhoça vem ganhando grande repercussão: Check My Baby.
Essa é uma iniciativa de conscientização voltada à prevenção de acidentes urbanos e domésticos envolvendo bebês e crianças.
Toda a comunicação é feita com ilustrações lúdicas, protagonizadas pelos personagens cartunescos da Turma do Júnior — uma forma de aproximar o tema do público infantil e das famílias. Mais informações sobre a campanha estão no site checkmybaby.com, onde pais e educadores encontram informações, orientações e adesivos ilustrativos gratuitos sobre boas práticas de cuidado.
Já o Projeto Cultivar também realiza diversas publicações com os personagens da Turma do Júnior, incluindo livros didáticos distribuídos em escolas e até mangás educativos, ampliando o alcance e a relevância dessa iniciativa.
Clique para assistir ao clipe da música "Festa no Mar": https://youtu.be/oM5o_x0m280?si=VNk2tD51XVL-uk7g!
23/10/2025
23/10/2025