
Ao mestre, com carinho. Nossa querida mestra dona Talita Nahas, completando 99 anos de pura alegria. A coluna deseja muita saúde a essa longeva senhora
Péssima atuação
O Figueirense começou a temporada acostumado a tirar mais por menos. A conquista da Copa SC nunca foi um selo de garantia, e serviu mais para mascarar as fragilidades do time do que indicar a realidade do elenco. Eu não sei mais o que eu posso falar deste momento angustiante que o Figueirense vive, pois quando a gente acha que a realidade chegou ao fundo do poço, a turma vai lá e demonstra que a “fundura” é ainda mais profunda. Esse time atual do Alvinegro deixa seus milhares de torcedores apaixonados cansados e decepcionados com ele. A derrota para o modesto time do Carlos Renaux foi mais uma daquelas partidas com uma péssima atuação do atual elenco.
Verdadeira mala
Como já dizia a minha falecida vozinha: “nem tudo que reluz é ouro”. Digo isso me referindo ao apresentador Cléber Machado, que apresenta o programa Esporte Record, da televisão do bispo. Dizem as más línguas que não está sendo fácil aguentar o apresentador por detrás das câmeras, um grande choque de egoísmo. Pelo que eu fiquei sabendo, Cléber comete erros ao vivo, tenta quebrar a audiência da plim-plim e mete o “pau” na falta de estrutura entre a Record e a Globo. Até a apresentadora Paloma Tocci anda incomodada com toda essa situação. Dizem que o homem é uma verdadeira mala, e sem rodinhas.
Não nos representa
A Copa do Mundo 2026 irá acontecer entre os dias 11 de junho e 19 de julho. Será a 23ª edição do principal torneio de futebol do mundo. Durante anos, nossa Seleção foi um ícone nessa competição. Já vivemos uma época em que o país parava e unia todas as torcidas brasileiras. Coisa que hoje em dia já não existe mais, pois não provocam mais aquela comoção coletiva. Esse afastamento não é por causa de resultados negativos ou de uma geração de jogadores “pés de rato”. É por causa de anos de fracassos, má gestão e falta de identidade de jogadores. A Seleção Brasileira já não nos representa mais como antes.
Por pouco
Nos jogos das quartas de final, no duelo de ida, o Camboriú recebeu o Avaí no Orlando Scarpelli e perdeu pelo placar de 2x1. A vitória do Leão poderia até ter sido um pouco mais tranquila. O Avaí começou o jogo com total domínio das ações, jogando boa parte do primeiro tempo pra cima de seu adversário, criando chances reais de aniquilar o jogo na primeira etapa. Com a partida amplamente controlada, o Avaí fez seus dois gols, porém, por pouco não sofre o empate.
Favorito na Ressacada
Oito clubes ainda mantêm vivo o sonho de levantar a taça de campeão catarinense de 2026. A Chapecoense visitou o Criciúma no Heiberto Hülse e saiu vencedora. São dois times que iniciaram o campeonato com rótulo de favoritos ao título. Já a vitória do Avaí sobre o Camboriú parece manter viva a chance de disputar mais um título catarinense. Os comandados de Cauan de Almeida meteram dois gols rapidinho, tiveram chances de fazer mais, e o Leão, no jogo da volta, tem todas as possibilidades de cumprir o roteiro de favorito na Ressacada.
BEM ME QUER, MAL ME QUER
Só no futebol brasileiro para acontecer essas resenhas. Em jogo válido pelo Campeonato Mineiro, o bom goleiro Cássio, do Cruzeiro, aos dois minutos do segundo tempo, teve uma indisposição e pediu ao árbitro pra ir ao banheiro para dar aquela “cagadinha”, que demorou quatro minutos.
Este atual time do Figueirense é uma fábrica de fazer o torcedor alvinegro sofrer. Contra o modesto Carlos Renaux, o time entrou em campo mal escalado, errou como vem fazendo nos três últimos jogos e acabou perdendo o jogo por 1x0.
O Corinthians, com a competência do zagueiro Gabriel Paulista e do atacante Yuri Alberto, conquistou a Supercopa, em jogo único na nossa capital, Brasília. Filipe Luiz apostou na estreia de Paquetá, que não deu conta do recado.
Parece que o bicho tá pegando lá pras bandas do Estreito. Os muros do Scarpelli amanheceram pichados, em protesto pelos péssimos resultados do time. Com esta inhaca que o time vem passando, o torcedor vem perdendo a paciência.
Cartão ROSA para a minha querida e inesquecível professora dona Talita Nahas, que completou mais uma primavera no último mês. São 99 anos de pura sabedoria. Dona Talita ensinou muito a muitos.
Cartão VERMELHO para certas pessoas que acolhem animais de estimação quando são pequenos e os abandonam depois na vida adulta. O certo é não abandonar jamais, pois nas ruas eles podem sofrer maus-tratos e causar acidentes. O abandono é um desgaste para o animalzinho e para a população.
Pensamento do Bambi
Na minha casa, vivemos de reencarnar as coisas: morre uma toalha de banho, nasce um pano de chão; morre um extrato de tomate, nasce um copo; morre um pote de margarina, nasce um tupperware.

O popular Pezão, da Ponte do Imaruim, foi levar seu abraço de feliz aniversário ao seu amigo Ronério Heiderscheidt, que celebrou seus 70 anos de vida no final de semana
Publicado em 05/02/2026 - por Margarida Clésio Moreira dos Santos