Foto: DIVULGAÇÃO
O Surf Brasil celebrou na tarde da quarta-feira, a assinatura do termo de adesão ao programa “Educando Cidadãos” do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), para incentivar boas práticas e ações de cidadania, ética e integridade social. O primeiro vídeo do Surf Brasil Educando Cidadãos, com criação do artista plástico Luciano Martins, foca o enfrentamento à corrupção e o lançamento aconteceu na sede da Confederação Brasileira de Surf em Florianópolis, com a presença da imprensa local e representantes e coordenadores do projeto no Ministério Público de Santa Catarina.
“Eu acredito que o principal foco dessa parceria é a área da educação, para o público jovem, entre 8 e 16 anos, quando estão formando sua personalidade”, disse Teco Padaratz, presidente da Confederação Brasileira de Surf. “O atleta é formador de opinião e é importante que tenha imagem de boas práticas de cidadania, para servir de exemplo aos jovens. Combater a corrupção é uma dessas práticas. Além do vídeo, vamos fazer também um gibi impresso ensinando e criando bons exemplos e boas práticas, para atingir a garotada. Vamos distribuir o gibi nos campeonatos, nos colégios, para eles levarem pra casa, para discutir e interagir com o pai, com a mãe, amiguinhos, historinhas para a idade deles, na linguagem deles”.
Teco Padaratz também destacou que o Surf Brasil vai levar o projeto Educando Cidadãos para o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e para outras confederações esportivas olímpicas. “Vamos multiplicar essa campanha para um universo muito maior”, enfatizou. Com entusiasmo, o presidente disse que já conversou com o presidente da ISA (International Surfing Association), entidade que representa o surf no Comitê Olímpico Internacional (COI), para lançar o Educando Cidadãos também em inglês e espanhol, ressaltando que corrupção existe no mundo inteiro. “A gente tem que trabalhar o tempo todo, para garantir que nossa sociedade esteja protegida desse grande mal, que é a corrupção”.
Surf, educação e cidadania
O programa Educando Cidadãos é um movimento de educação e engajamento da sociedade civil, que busca fomentar ações de enfrentamento a todas as formas de corrupção. Seu objetivo principal é educar os cidadãos, ressaltando a importância de cada um assumir sua liderança nesse movimento institucionalizado no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O programa promove ações educativas voltadas para o fortalecimento da cidadania, da democracia e dos valores constitucionais. Os promotores de justiça Affonso Guizzo Neto e Stefano Garcia da Silveira, são os coordenadores do projeto no MPSC e assinaram o termo de adesão do Surf Brasil com o presidente Teco Padaratz, o vice-presidente Paulo Moura e outros importantes incentivadores da campanha presentes na solenidade.
“Poucos sabem que esse projeto, a ideia de chamar a sociedade para refletir sobre corrupção, vem lá do ano 2000 e desde o início estava o Teco Padaratz”, destacou o promotor de justiça e coordenador do programa Educando Cidadãos no MPSC, Affonso Guizzo Neto. “Fizemos uma campanha numa etapa do WCT em Imbituba, na época que nossa Tempestade ainda não existia e os ídolos eram os gringos, Kelly Slater, Andy Irons, que vestiram uma camisa que estava escrito: “O que todos nós temos a ver com a corrupção”. Esse problema não é só no Brasil e o esporte é um instrumento de educação, de transformação. O Educando Cidadãos não foca apontando o dedo diretamente para a corrupção, mas ele parte do pressuposto que, efetivamente, a corrupção faz mal para a sociedade. Quando a gente acordar para isso, fizer essa rede de controle, de mãos dadas, poderemos transformar a realidade não só de crianças, não só de esportistas, mas de toda a sociedade brasileira”.
O vice-coordenador do programa Educando Cidadãos e diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPSC, Stefano Garcia da Silveira, também estava entusiasmado com a parceria do Surf Brasil: “Pra mim, na verdade, é um dia de alegria ver tantas pessoas que eu admiro, ídolos de infância, entrando nesse projeto, fazendo parcerias com o Ministério Público e com todas outras pessoas que fazem parte do Educando Cidadãos. A gente já fica antevendo de como o projeto poderá levar surfistas para as salas de aula, para conversar com os estudantes, isso pra mim é fantástico. Acho que é muito simbólico, a Confederação Brasileira de Surf aderir ao projeto, então fico numa felicidade tremenda”.
Stefano ainda ressalta a penetração que o Surf Brasil pode alcançar no Educando Cidadãos: “Como promotor de justiça, temos limitações. Só de vestir um terno, de falar da maneira que falamos, as pessoas não irão nos ouvir. E no surf, no esporte, é completamente diferente. A gente sabe que corrupção, não é só prender um hoje, outro amanhã, mas é conseguir mudar atitudes. Através do esporte, com todos os ensinamentos que proporciona, me deixa muito feliz e empolgado o tipo de parceria que vamos ter com a Confederação, com os atletas aderindo a esse projeto. É um dia radiante para mim e quero agradecer a todos, obrigado”.
05/02/2026
05/02/2026
05/02/2026
02/02/2026