Foto: MARIANA CASTRO/DIVULGAÇÃO
O músico e educador musical Luciano Candemil está circulando o estado com oficinas práticas e debates sobre a diversidade de ritmos de origem africana presentes na cultura musical brasileira. As atividades integram o projeto Percussão Catarina: Oficina de Ritmos Afro-brasileiros, que passará pela Praia da Pinheira, em Palhoça. As atividades acontecem na Praça da Pró-CREP, nos dias 13 (sábado) e 14 (domingo), das 14h às 17h nos dois dias. São 30 vagas disponíveis e a participação é totalmente gratuita, mas é necessário fazer inscrição através de formulário disponível em https://percussaocatarina.com/rouanet2024-inscricoes/
O foco das atividades na cidade serão os ritmos que integram a ampla gama da música feita pelos blocos afro de Salvador, como o Olodum, Ilê Aiyê, Timbalada e Filhos de Gandhy, além de ritmos que fazem parte da relevante axé music, como o ijexá, samba-reggae, samba-afro, samba-duro, entre outros. Além de Candemil, que lidera as práticas, também participam o músico assistente Cláudio Oss e alguns monitores.
Luciano Candemil destaca a oportunidade que o público tem de vivenciar as particularidades dos ritmos propostos. “A grande maioria de nós tem contato com essas manifestações, consumindo a cultura do carnaval, assistindo pela televisão ou ouvindo a música que utiliza essas características. Vivenciar na prática uma batucada, conhecendo as nuances de cada ritmo, suas origens e conceitos que os definem é um grande barato. Esperamos todos para curtirem conosco essa experiência inesquecível”, convoca.
O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Lei 8.313/91 (Lei Rouanet), com patrocínio da Celesc - Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. e da Pac Logística e Hangaragem Ltda., produzido pela Cand Music Produções Artísticas.
Serviço:
O Quê: Percussão Catarina: Oficina de Ritmos Afro-brasileiros;
Quando:
- Dia 13 de dezembro (sábado), das 14h às 17h;
- Dia 14 de dezembro (domingo), das 14h às 17h;
Onde: Praça da Pró-CREP - Criar, Reciclar, Educar e Preservar - Rua João Fedoca, SN - Pinheira, Palhoça (SC);
Quanto: a participação é inteiramente gratuita - 30 vagas disponíveis por oficina. Inscrições em: https://percussaocatarina.com/rouanet2024-inscricoes/.
Foto: Mariana Castro.
08/01/2026
18/12/2025
18/12/2025