
Domingo pela manhã, num jogo em Canelinha; à tarde, em Braço do Norte; depois, o retorno pra minha querida Palhoça na companhia dos bons amigos
Apenas uma aposta
Se treinador fosse bom, o time não precisaria jogar. O Avaí está apostando as suas fichas em Cauan de Almeida, um novo "professor" de 36 anos, que vem construindo a sua carreira na base do América-MG. Dizem os "entendidos" que o seu modelo jogo é claro e bem entendido. Será um profissional de acordo com o que a nova administração do Avaí quer com a sua receita - nada de muitos gastos. Se esse novo treinador vai valer a pena, só o tempo dirá. Ele é apenas uma aposta da nova diretoria.
É dos bons
O futebol brasileiro está muito bem representado por um catarinense. Oriundo de Jaraguá do Sul, Filipe Luís recebe o reconhecimento pela sua capacidade de estruturar um plano. Isso que ele tem apenas um ano de trabalho no comando do milionário time do Flamengo! O catarinense, que começou a carreira no Figueirense, já acumula quatro títulos até aqui, e até o fechamento desta coluna, ainda poderia ter faturado mais um Brasileirão. Esse galego é dos bons!
Conquistou a AMÉRICA de novo
E o Flamengo conquistou a América de novo! Venceu o caríssimo time do Palmeiras, em Lima , no Peru, por 1x0, com um gol de Danilo, de cabeça, tornando-se, assim, o primeiro clube brasileiro a ostentar o tetracampeonato da Libertadores. Com um time bem qualificado e jogando daquele jeito de Jorge Jesus em 2019, o time rubro-negro guardou o DNA e levou a quarta taça da Libertadores para a Gávea. E ainda garantiu uma vaga para o Mundial de Clubes.
Corrigir deficiências
Depois da conquista da Copa SC, que já deu o direito de disputar a Copa do Brasil de 2026, o Figueirense está praticamente remodelando o seu plantel. A pré-temporada, que começou no dia 1º de dezembro, já tem caras novas no elenco, com afirmação de jogadores experientes, como Pablo, Silvinho, Anderson Conceição e outros remanescentes. A escolha por um elenco mais experiente pode corrigir uma das deficiências mais profundas desta temporada. Acho que o time está no caminho certo.
Numa pindaíba
A nova diretoria do Avaí trabalha para tentar amenizar a complicada folha de pagamento neste final de temporada, já que a instituição está com salários e encargos atrasados há algum tempo. O novo presidente, Bernardo Pessi, em sua primeira coletiva, foi crítico ao afirmar que a dívida do clube ultrapassa os R$ 48 milhões e que pode chagar a R$ 60 milhões. O novo presidente não promete sonhos e fantasias para os torcedores, e sim, reconstruir o clube, que se encontra numa pindaíba.
Cartão ROSA para o Shopping ViaCatarina, que reabriu as portas oficialmente, depois de permanecer fechado após o incêndio por duas semanas. Quem é grande renasce das cinzas.
Cartão VERMELHO para esta cacalhada que perambula pelas ruas - e ainda tem os benefícios da Justiça. Meu bom amigo Binho, trabalhador, pai de família, teve sua camionete da Bia Gás furtada na última quarta-feira. Uma surra de bambu nas costas desse verme que roubou é pouco!
BEM ME QUER, MAL ME QUER
O Avaí vive um dos momentos financeiros mais delicados da sua história. O desafio é grande, mas acredito que Bernardo Pessi irá sanar isso.
Santa Catarina já pode comemorar: temos um representante na elite do futebol brasileiro em 2026. A Chapecoense recolocou o nosso futebol na elite.
As suposições que levaram o STF contra Bolsonaro são uma aberração constitucional, onde não se cumpriu nenhum artigo ou parágrafo das leis. Aliás, Justiça descente é o que falta neste Brasil.
Pensamento do Bambi
Dizem que no Natal podemos reunir até 10 pessoas sem problemas. Não sei onde vou conseguir 10 pessoas sem problemas!

O boa praça Francisco, o querido Chico, de coração novo e cheio de alegria com o seu Flamengo
Publicado em 04/12/2025 - por Margarida Clésio Moreira dos Santos