Transformar alunos em protagonistas da cidadania e da sustentabilidade: com esse propósito, a concessionária Águas de Palhoça lançou nesta quarta-feira (14) o programa Saúde Nota 10, que promete impactar diretamente cerca de 1.700 estudantes da rede municipal de ensino. A iniciativa, apresentada em um encontro com representantes das 26 escolas de Palhoça na Casa do Educador, alia educação ambiental, uso consciente da água e responsabilidade social, levando para a sala de aula conteúdos essenciais sobre saneamento e meio ambiente por meio de atividades práticas e recursos tecnológicos. A previsão é que as atividades iniciem na Semana do Meio Ambiente, em junho.
A presidente da Aegea SC, Reginalva Mureb, ressalta a importância do trabalho da concessionária Águas de Palhoça junto às escolas. “Vamos implantar em Palhoça um programa que já é sucesso na maioria dos municípios onde a Aegea atua no país. O Saúde Nota 10 trata sobre meio ambiente, cidadania e sobre o ciclo hidrológico por meio de uma cartilha, que é distribuída aos alunos com essas informações. Além disso, estamos trabalhando a questão da eficiência no atendimento às escolas em relação ao abastecimento de água. Identificamos que, em Palhoça, ainda temos desabastecimento em algumas unidades de ensino e vamos fazer um trabalho junto ao município para que possamos equipar essas unidades com a reservação de água necessária, evitando a falta dela para as escolas da cidade”.
Representando o secretário de educação, Gean Karlo Medeiros, a diretora de ensino, Andreia de Bem Machado, falou sobre a parceria entre a concessionária Águas de Palhoça e a Secretaria de Educação. “Essa parceria é fundamental porque demonstra responsabilidade social por parte da Águas de Palhoça. Hoje é um marco especial para a educação ao firmar este compromisso e ainda veremos muitos frutos aos nossos estudantes. Só temos a agradecer”.
De acordo com Raquel Garcia Helm, bióloga e responsável pelos projetos de educação socioambiental da Águas de Palhoça, será disponibilizado um cronograma de entrega do material e todas as unidades serão visitadas. “Foi um programa desenvolvido nas outras unidades com grande sucesso. Veio realmente para contribuir com o ensino e aprendizado do aluno, sendo uma ferramenta ao professor para trabalhar a temática do saneamento e do tratamento de água. Estamos aqui para contribuir não só na prestação de serviço, mas com a educação do município”, disse Raquel.
O programa Saúde Nota 10 é realizado por meio de módulos contendo atividades práticas adaptadas a cada faixa etária, utilizando recursos tecnológicos e audiovisuais, incentivando os alunos a pensarem em soluções para sua escola e seu bairro no que tange ao uso da água, o tratamento do esgoto e a destinação de resíduos. Assim como outras iniciativas, o Saúde Nota 10 compõe o pilar ESG (Environment, Social & Governance) da concessionária, e refere-se às boas práticas empresariais em relação à preocupação com critérios ambientais, sociais e parâmetros de excelência para atender a população e, ao mesmo tempo, auxiliar no desenvolvimento da cidade.
16/05/2025
16/05/2025
16/05/2025
15/05/2025
14/05/2025