Cultura, educação e uma vasta programação gratuita são os pilares do 1º Festival de Teatro Itinerante Estação Teatral, evento que começa nesta quinta-feira (10) e vai até o domingo (13). A realização levará arte e diversão para diversos pontos da cidade, com 12 espetáculos teatrais que ocuparão praças, escolas e espaços públicos de Palhoça. Segundo a organização, o intuito é democratizar o acesso à cultura e fortalecer a identidade artística local.
Mais do que apresentações, o festival trará atividades educacionais, incluindo oficinas formativas para capacitar e envolver a comunidade no universo das artes cênicas. A programação diversificada foi pensada para alcançar todos os públicos, promovendo encontros, reflexões e muita emoção através da linguagem teatral.
Realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, via Ministério da Cultura, a iniciativa conta com o apoio da Prefeitura, da Fundação Municipal de Esporte e Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais, demonstrando o compromisso coletivo com o desenvolvimento cultural da cidade. O festival também tem o apoio da Associação Laura Santos, Instituto Casa Nobre, Pro-Crep, Sesc e da Federação Catarinense de Teatro (Fecate).
“O Estação Teatral marca o início de uma nova era para as artes em Palhoça, criando pontes entre artistas e público, entre tradição e inovação, entre sonho e realidade. Uma oportunidade única para vivenciar, aprender e se encantar com o poder transformador do teatro”, destaca o organizador, Éder Sumariva.
A abertura oficial ocorre na manhã desta quinta (10), com o espetáculo infantil “Cadê o Lixo que tava aqui?”, apresentado pela Companhia Lótus Cia Cênica, de Florianópolis, na Escola Professora Nicolina Tancredo, no Alto Aririú, às 9h. À tarde, às 14h30, será a vez de “Contestados”, montagem da Cia Mútua de Teatro e Animação, de Itajaí, no Sesc Palhoça.
Confira a programação completa no perfil oficial do evento na rede social Instagram: @festivalestacaoteatral.
27/06/2025
26/06/2025
19/06/2025