Foto: DIVULGAÇÃO
No evento que celebrou os 20 anos do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom) na terça-feira, dia 25, na Acate Downtown, na capital catarinense, foi lançado o novo edital do Fundo de Impacto para Justiça Social (FIJS) com foco em fortalecer iniciativas de resiliência climática e justiça ambiental em territórios vulneráveis da região.
Cinco organizações, formalizadas ou não, serão apoiadas com R$ 20 mil cada e assessoramento técnico do ICOM. Todas as informações sobre o edital estão disponíveis no site icomfloripa.org.br.
Mariana de Assis, coordenadora de projetos do ICOM e do FIJS, provocou: “O que a gente quer para os próximos 20 anos?”, e defendeu que é preciso cuidar do agora para proteger o amanhã.
O FIJS foi criado em 2018 pelo ICOM e é um instrumento por meio do qual pessoas físicas e empresas podem doar mensalmente para apoiar causas de justiça social na Grande Florianópolis, independente do porte da empresa e dos valores a serem doados. Mariana destacou: “Não se faz filantropia sem recurso financeiro”.
Ela ainda compartilhou a experiência da organização com fundos emergenciais preventivos. Desde 2008, foram mais de 20 mil pessoas impactadas pelos fundos do ICOM e R$ 2,9 milhões investidos.
Entre as práticas locais atuais, o ICOM lançou um guia de criação de fundos comunitários para inspirar outras organizações da sociedade civil de todo o país e participa de um programa pioneiro do Idis que auxilia outras entidades a implantar seus fundos.
05/12/2025
28/11/2025
28/11/2025