88f19a5b5ca8a70b1ae35b131e2dcd85.JPG Entendendo o inchaço abdominal: quando o desconforto é sinal de desequilíbrio intestinal

802fe08cec97e51faa4e5ce1f13e91f2.jpg Udesc promove feira de mulheres empreendedoras no Frei Damião

400af81fffa922c1fbe76fdbaf0f9148.jpg Por unanimidade, TRE mantém mandato de Neném do Bertilo, do União Brasil

c0837da7879db2a2abd8894aec2ecd9a.jpeg Artista radicada em Palhoça apresenta aquarelas inéditas na exposição “Florir o Invisível”

f03e8e465b03f3d41e34b5f27d3eaa8f.jpg Cartinhas da campanha solidária “Um Sonho de Natal” já podem ser retiradas no Shopping ViaCatarina

6a3cf177ee5d7b118f44f8eedf47e4a4.jpeg "As Aventuras de Zaki e Zahara com os Orixás" será lançado na sexta (7)

0cffaea0669e9b41070ecd47632b3ef6.jpeg Pedra Branca recebe o Passeio Geek nos dias 22 e 23 de novembro

b70a839174dd3cf06fb26f64af7c8a65.jpeg Equipe Moto14 celebra pódio na Anittapolis Road Race

a04e05b18ec50db97df04ea1b4028d58.jpeg Meninos da Vila Palhoça vivem semana de avaliação no Santos Futebol Clube

0fb346e63e501fe694f78334c85d193b.jpeg Etapa da Taça Brasil registra disputas em altas ondas nesta quinta-feira (30), na Guarda do Embaú

66c167d4672495f8d471b15cf0d31fdb.jpg Taça Brasil reúne 181 surfistas na praia da Guarda do Embaú

c22407368d044d5e2fa9906303d5cd42.jpeg Triatleta de Palhoça faz sucesso no Ironman com bicicleta dos anos 1970

PH terá ação no Dia Mundial de Combate à Aids

Será na segunda-feira (3), na praça ao lado da unidade de saúde do bairro Ponte do Imaruim.

2ecc8b1b48c127423d18a775a6b1ff4f.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

O dia 1º de dezembro é lembrado como Dia Mundial de Combate à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Em referência à data, criada pela Organização Mundial de Saúde com a finalidade de levar informação e diminuir o preconceito sobre a doença, a Prefeitura vai realizar uma ação na próxima segunda-feira (3), das 7h às 19h, na praça ao lado da unidade de saúde do bairro Ponte do Imaruim.

No evento, executado por meio da Secretaria de Saúde, psicólogos, assistentes sociais, médicos infectologistas e enfermeiros do Centro Especializado em Aconselhamento e Prevenção (Ceap) vão orientar, distribuir preservativos e realizar testes rápidos para verificar a presença do HIV (vírus da Aids) e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Para os casos reagentes, haverá atendimento com médicos infectologistas do Ceap.

O prefeito Camilo Martins ressalta a importância de manter o foco na prevenção e diagnóstico precoce. “Não podemos esquecer que essa patologia é grave, sem cura. A saúde de Palhoça trabalha para prevenir e orientar sobre a doença, que ainda atinge um grande número de pessoas”, destacou.

Segundo especialistas do Ceap, não existem mais grupos de risco relacionados ao contágio à doença. O número de casos é alarmante entre diferentes idades, opções sexuais, hábitos e classes sociais. Para eles, a banalização da atividade sexual é causada pela ausência de critérios de prevenção e consciência crítica. E esse comportamento não se limita aos jovens ou a um gênero específico. “É necessário evitar a desinformação e o preconceito sobre essa doença, que torna os soropositivos mais suscetíveis a infecções e dependentes de medicamentos para a manutenção e o prolongamento da vida”, complementou o secretário de Saúde, Rosiney Horácio.

O Ceap, que funciona anexo à unidade básica de saúde da Ponte do Imaruim, oferece serviços de esclarecimento, aconselhamento, apoio emocional e acompanhamento médico de forma inteiramente sigilosa. A unidade está localizada na rua 31 de Março.

 

Profilaxia pós-exposição ao HIV

Especialistas do Ceap de Palhoça explicam que se trata de uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir a infecção. A profilaxia é indicada para situações excepcionais em que ocorrer falha, rompimento ou não uso da camisinha durante a relação sexual e deve ser realizada após qualquer situação em que exista risco de contágio e contato com o vírus HIV, seja em casos de violência sexual (contra mulheres ou homens) ou de profissionais de saúde que se acidentam com agulhas e outros objetos cortantes contaminados.

Se qualquer uma dessas situações ocorrer, é necessário buscar um serviço credenciado imediatamente. O uso dos medicamentos deve começar o mais cedo possível, preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição e, no máximo, em até 72 horas. A duração da PEP é de 28 dias e a pessoa deve ser acompanhada pela equipe de saúde. Em Palhoça, a profilaxia é realizada das 8h às 16h no Ceap, e das 17h às 7h na unidade de pronto atendimento (UPA) do Bela Vista.

A PEP sexual não deve ser utilizada em exposições sucessivas. Por isso, a melhor medida de prevenção é usar camisinha em todas as relações sexuais. A camisinha, além de proteger contra o HIV, também previne contra outras infecções sexualmente transmissíveis.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg