Coisas que nem Freud explica
A dona Doca do seu Noca, moradora da Barra do Aririú, liga todo santo dia para o Moacir da Rádio São Francisco e para o Alexandre do jornal Palhocense! Ela é fã do Moacir, tanto que ele é o único locutor que ela escuta! Anda surda que é uma porca, a coitada! Rá, rá, rá, rá... Boa prosa como sempre, ela mostra como está vendo o mundo de hoje, apesar das cataratas! Para ela, a gente está no fim! Disse pro Moacir: “Eu perdi as esperanças neste mundo, meu filho. Estava fazendo planos no banheiro, mas dei descarga e foi tudo por água abaixo”. Ela não se conforma de viver num país onde a cerveja é mais cara do que a multa por não votar! “Também, votar pra quê, não é, Moacir?!”, diz ela. “Inventaram a urna eletrônica, mas quando é que vão inventar um político honesto pra gente votar? Eu morro de velha, vou morar no Passa Vinte e ninguém inventa”.
Para dona Doca, a velhice possui duas grandes manifestações: a primeira é a falta de memória, a outra… ela já nem lembra mais! Rá, rá, rá, rá...
Não é só dona Doca que anda reclamado da vida. O Jorge da dona Biloca vive reclamando do trânsito. Ele diz que o trânsito no Centro de Palhoça está tão intenso, mas tão intenso, que dia desses chamou um taxista e o taxista chamou um motoboy!
No Sul do município, a coisa anda preta! O transporte coletivo no Sul, por exemplo, está tão deprimido, mas tão deprimido, que tem ônibus da Jotur se jogando da ponte do rio Maciambu!
A dona Cotinha da Pinheira me dizia que seu sonho na praia é chegar pro motorista da Jotur chorando e falar: “A que ponto nós chegamos, hein?!” Para dona Cotinha, não basta ser pobre, tem que usar desodorante com perfume!
Mas o que preocupa a população do mundo é a violência! Minha Santa Piriquita da Cova Funda!! Alguém pode responder essa pergunta do Genivaldo do Furadinho? “Até o papamóvel é blindado. Então, se Deus não consegue proteger nem o Papa, o que que vai ser da vida da gente?!” Um tempo atrás, quando se falava em crime no Brasil, estávamos preocupados com o que o PC Farias; hoje, nós nos preocupamos com o que o PCC fará! O ministro da Justiça e da Segurança Pública faria, se soubesse como! Hoje, em Palhoça, por exemplo, é normal ler notícias deste tipo na Coluna do Margarida: “Ladrão tenta assaltar lutador do UFC, leva um golpe e cai no primeiro assalto”. Para o Margarida, até o pensamento do Bambi foi violentado! Na Coluna do Cabeção (que agora não é mais Palhocense) não é diferente. Ele noticiou, dia desses: “Policial morre após tentar prender a respiração”. A violência é tanta que o Cabeção não consegue colocar na cabeça por que os estabelecimentos comerciais que ficam abertos 24 horas em Palhoça têm portas!
Para se ter uma ideia de como anda o mundo, ele diz que dia desses foi num supermercado e viu pela primeira vez uma mocinha fazendo demonstração de papel higiênico! “É constrangedor o ser humano chegar a esse ponto”. Ele diz que ela ainda pergunta: “Sentiu a maciez, senhor?!” É Freuda, a mulher do Freud, e nem ele nem a mulher dele explicam!
Só o político brasileiro ainda não se convenceu de que o fim do mundo está próximo! Teve um político que me confidenciou que, quando era criança, seus professores diziam: “Onde você quer chegar sem estudar?” Na época, ele não sabia, mas hoje diz que sabe muito bem: na Prefeitura, na Câmara, na Alesc ou no Congresso Nacional! É ou não é o fim do mundo?! Rá, rá, rá, rá...
Agora, quem manda no mundo é mesmo o presidente dos Estados Unidos! Para se ter uma ideia, o Trump desliga o micro-ondas faltando um segundo, só pra mostrar quem é que manda no mundo! Como se não bastasse nossa desgraça, agora me aparece o Trump distribuindo tarifaços. Por falar nisso, você sabe por que o “Trampe” taxou em 50% a laranja? É fácil: é que ele não gosta da cor da pele dele! Rá, rá, rá, rá...
Como uma coisa puxa outra: os vereadores, que vez ou outra vão a Brasília, descobriram que Brasília é uma cidade de primeiro mundo, tipo Las Vegas: foi erguida no meio do deserto para quem quer ganhar dinheiro fácil! Daí, né, perguntaram para um dos vereadores que foi a Brasília, se ele gostava de andar de avião. “Eu não sei responder, porque ele só anda um pouquinho, o resto da viagem ele faz voando”, disse o vereador, com toda razão!
Publicado em 07/08/2025 - por Beltrano