5ae38d3d440aa695d567c63817a277c2.jpeg Se você comprou ou alugou imóvel, atenção à titularidade do cadastro da ligação de água

1f05705d62427e9def33d48b7907a40f.jpeg Concessionárias da Aegea impulsionam avanço do Marco Legal do Saneamento em Santa Catarina

7e41860e54db922a5a77190d6cb0e9dc.jpeg Instituto Aegea lança iniciativa para destacar a importância do saneamento básico no Brasil

b189b054bcb7df31809a4f46a6e43eb4.jpg Palhocense concorre a cargo de desembargador no Tribunal de Justiça

6a863c4adb10de36a09ae90df053949c.jpeg Ein Prosit reúne milhares de pessoas e confirma sucesso da terceira edição na Pedra Branca

482994059f94e1820675c2a20e69ccfe.jpeg Associação Mãos de Luz realiza café colonial e bingo beneficente

31ad3fa248fa57741652f79f3942b394.jpeg Sesc de Palhoça recebe evento de literatura infantil neste sábado (13)

82705bf3dfe8a4b15a7a299617ea7bc7.png Oswaldo Montenegro se apresenta na Arena Opus neste sábado (13)

064cc84df137942e067b4c9dc8893e40.jpg Jotas Empreendimentos Imobiliários completa 39 anos de história e desenvolvimento

2c2f55f70f739750e3ef179b2ee36415.jpeg Guarani de Palhoça conquista primeira vitória na Série C do Catarinense 2025

53cfdc1e4506e05fe61634a8c1813947.jpeg Meninos da Vila Palhoça têm quatro atletas aprovados em avaliação oficial do Santos F.C.

c879d5117c92e337d2d63921a89f4a3e.jpg Às portas da estreia na Série C do Catarinense, Guarani assina parceria com o São Paulo

d40b02da010a725e0a87faf3c2d49c85.jpeg Palhocense tem passagem pela comissão técnica da Seleção Sub-17

0c05d67c229dd6c866bd0fa6f4ad5296.jpeg Diogo Trindade busca apoio para representar o Brasil em corrida no Japão

Beltrano - Edição 814

Sócrates: “Só sei que nada sei” – Ato 1

Extra! Extra! Beltrano pesquisa os tempos de meninice dos alunos da Escolinha da Prefeitura e do Professor Pakão. Eu confesso: sempre quis saber onde estudaram, e se estudaram, os nossos governantes, que, diga-se, hoje são verdadeiros “professores” – pelo menos no salário, ganham bem mais do que seus mestres! Descobri algumas pérolas! 
A educação sempre foi muito importante na vida do prefeito Eduardo Freccia. De certa feita, quando estudava, chegou pra professora e perguntou:
– Fessola, alguém pode ser culpado por alguma coisa que não fez?
– Mas é claro que não, Eduardinho, seria uma injustiça!
– Ufa! É que eu não fiz o devê di casa!
Se fosse hoje, a professora diria:
– Se não fizeres agora o dever de casa, podes rodar daqui a quatro anos!
Rá, rá, rá, rá...
Já quando o Pitanta estudava na escola Venceslau Bueno, certa vez, durante uma aula de Biologia, o professor perguntou pra ele:
– Pitanta, quantos testículos nós temos?
– Quatro plofessor – respondeu o futuro vereador.
– Quatro? Você ficou doido?
E o Pitanta:
– Bem, pelo menos os meus dogi eu garanto!
Rá, rá, rá, rá...
O vereador Mário Cesar também sempre teve todas as respostas na ponta da língua. Certa vez, a professora perguntou pra ele:
– Mário, em quantas partes se divide o crânio?
Ele nem titubeou:
– Depende da porrada, plofessola!
Agora, engana-se quem pensa que o Rodrigo Quintino foi sempre assim, calmo! Que nada, ele me disse que é do tempo em que a mãe dele dava pra ele 1 real pra comprar a merenda e ele pensava que era rico.
– Minha primeira mesada veio quando eu tinha 10 anos. Foi na testa, tenho a cicatriz até hoje –diz ele, todo orgulhoso! 
Na época, na escola da Barra do Aririú, tinha uma professora que gostava de testar os alunos:
– Tavinho, mostre no mapa onde fica a América.
Tavinho apontou um local no mapa.
– Muito bem! Agora, Ogel Luiz dos Santos, diga-me quem foi que descobriu a América?
– Foi o Tavinho, fessora!
Rá, rá, rá, rá... 
Mas o que o Pitanta, o Rodrigo, o Ogel e o Tavinho tinham de espertos, outro político de Palhoça, que é melhor não dizer o nome, para não constrangê-lo, numa ocasião, foi fazer exame de fezes lá no Departamento de Saúde e colocou o vidrinho com o conteúdo do exame em cima do balcão.
A recepcionista solicitou:
– Dá pra você colocar o nome, por favor?
Dizem que ele não hesitou e escreveu: 
– Cocô!
Isso é pra vocês verem como são as coisas. Nem tudo é tão ruim quanto parece! Às vezes, acaba ficando pior! Rá, rá, rá, rá...
A grande descoberta da pesquisa foi constatar que, quando o Gilberto Rosa estudava, ele não era tão Ligeirinho como hoje, quando completa seus 70 anos.
Uma vez, após fazer a chamada, a professora notou que faltava alguém e perguntou:
– Alguém viu o Gibinha?
Naquele momento, o Giba entrou na classe e caminhou lentamente até a carteira. Então, a professora indagou:
– Por que você demorou tanto?
Ele respondeu:
– Por causa da placa.
– Que placa?!
– A placa que diz: “Escola devagar”!
Rá, rá, rá, rá...
Já o vereador Elton Esomérico sempre foi muito solidário, um exemplo de bom menino. Quando era pequeno e estudava na escola da Guarda do Cubatão, certo dia, o professor, notando que a turma não estava acompanhando, lançou um desafio: 
– Aquele que se julgar tanso, faça o favor de ficar de pé. 
Todo mundo continuou sentado. Alguns segundos depois, Elton se levantou. 
E o professor, enfezado:
– Quer dizer que você se julga tanso, Eltinho? 
– Bem, pra dizer a verdade, não! Mas fiquei com pena de ver o senhô aí, em pé, sozinho – disse ele, com seu coraçãozinho de manteiga.
Que coisinha bonitinha, né?! É por isso que hoje um monte de professora aposentada vota nele!
Do vereador Nelsinho, contaram-me esta passagem: na aula, a dona Cléia, esposa do professor Amadeu Scheidt, ordenou que cada aluno fosse em sua mesa e pegasse, dentro da caixa, um papel com um nome de um animal. Então, lá foi o Nelsinho pegar o papel. Voltou até sua carteira, abriu e leu: 
–Tatu! 
Meio espantado, perguntou pra dona Cléia:
– Plofessola, tatu é um animal?!
A dona Cléia, com aquele seu jeito querido, respondeu:
– É sim, Nelsinho, por que, meu filho?
Em meio ao desespero, ele pediu, choramingando:
– Me dexa ir mimbora pra casa, por favor, fessola. Eu vou pedir pro mô pai tirar o que ele disse que eu tinha no nariz anti de vim pra iscola!
Na Ponte do Imaruim, estudava um menino muito inteligente e verdadeiro. Ele se chamava João Carlos, mas os amiguinhos da Escolinha da Prefeitura e do Professor Pakão o chamam hoje de Bala.
Certa vez, a professora explicava os tempos verbais para sua turma:
– Se eu digo "Eu fui bonita", a frase está no passado. E se eu disser "Eu sou bonita"?
Bala prontamente respondeu:
– É mentila!
No colégio Ivo Silveira, a professora Valneide explicava o que significava a palavra "dedução". Após demorada e detalhada explicação, perguntou a um aluno:
– André Xavier, dê-me um exemplo de dedução!
– Ok, fessora. Ontem, quando eu vinha pra iscola, sem querê, eu vi o Fabinho tomando banho pelado no rio Passa Vinte, então, eu deduzi que ele ia esgazear a aula – disse o André, sacaneando o Fabinho.
– Muito bem, André. Agora você, Fabinho, me dê outro exemplo.
– Fessora, ontem, quando cheguei na iscola, vi o André entrando no banheiro com um jornal debaixo do braço. Aí, eu deduzi: deve tá indo cagar, porque ainda não sabe ler – respondeu o Fabinho, dando o troco!
No Pachecos, contaram-me esta: dizem que um tropeiro gaúcho chegou à beira do rio Aririú, no Pachecos, com seu gado, e perguntou para o Marquinho, que estava sentado em cima da cerca de um pasto porque tinha esgazeado a escola naquele dia:
– Esse rio é fundo, guri?
Marquinho respondeu:
– Acho qui não, a criação do mô pai passa com a água no peito.
Então, o tropeiro meteu o gado na água, e lá pelo meio do rio, toda a tropa se afogou. No desespero, o tropeiro perguntou pro Marquinho:
– O teu pai cria o que, guri?
– O mô pai?! Pato, uai!
Fui, mas na semana que vem eu volto. Faço, então, a última consideração: se quem ama cuida, eu devo amar muito os políticos de Palhoça. Porque o que eu tenho cuidado da vida deles, não é brincadeira! Rá, rá, rá, rá...



Publicado em 21/10/2021 - por Beltrano

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg