Acredite, se puder
Você não vai acreditar a que ponto consegue chegar um ser humano! Na última semana, o ônibus da Jotur transitava pela BR-101, rumo ao Sul do município, quando um homem simplesmente desceu as calças dentro do ônibus e fez cocô; os demais passageiros precisaram tapar o nariz com os dedos, tamanha era a fedentina, que se espalhou por todo o veículo. O motorista até parou o coletivo e tentou argumentar com o “cagão” para que ele descesse e fosse fazer suas necessidades no mato, às margens da rodovia, mas o cagão se negou e a viagem continuou, para o desespero dos demais passageiros.
.jpg)
Registro
Diretoria e filiados do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Palhoça, participando, no dia 25 de outubro, em Balneário Camboriú, do maior encontro político já realizado em Santa Catarina pelo MDB estadual.
.jpg)
Jaqueira pede atenção da Prefeitura e da Câmara
Moradores da Jaqueira estão à procura de um político, tanto da Prefeitura quanto da Câmara Municipal, que os represente junto ao poder público. Eles pedem mais atenção para a localidade, que, segundo eles, está abandonada, sofrendo, por exemplo, com falta de água. Eles pedem que a rua Aureliano de Medeiros seja asfaltada, que as ruas com calçamentos tenham mais segurança para quem por elas trafega e também mais lixeiras, entre outras melhorias. Os moradores lembram ainda que a Jaqueira não possui posto de saúde e precisa com urgência de uma creche e de uma escola decente mais próxima do bairro. Outra dificuldade é a falta de horários de ônibus aos sábados e domingos, fazendo com que o morador precise se locomover até a estrada geral do bairro Bela Vista.
Outra reclamação é sobre o prédio que abrigou a antiga Associação dos Moradores da Jaqueira, que está abandonado há anos, sendo invadido pelo mato, com lixo pra todo canto e em estado precário, praticamente em ruínas. “O poder público, se quisesse, poderia transformar o local numa creche ou até mesmo numa escola”, diz uma moradora, que está revoltada com a falta de atenção dos políticos com a Jaqueira. “Eles (políticos) vêm aqui e só prometem que vão falar com esse ou com aquele, mas não aparecem mais”, disse outra moradora.
.png)
Dirce Heiderscheidt participa de Encontro do MDB Mulher no DF
Como presidente do MDB Mulher de Santa Catarina, vice-presidente nacional do MDB Mulher e conselheira fiscal da FUG, Dirce Heiderscheidt tem se movimentado por todo o Brasil e também pelo estado de Santa Catarina, visando preparar estratégias para a participação da mulher emedebista nas próximas eleições - tanto nas eleições do ano que vem como nas eleições municipais de 2028. Na foto, a palhocense, em encontro, juntamente com a presidente nacional do MDB Mulher, Kátia Lobo, e com a vereadora paraibana Marina, em Brasília, na Fundação Ulisses Guimarães (FUG), discutindo o tema: “Brasil Pensando o Brasil”. De acordo com Dirce, o encontro foi marcado pelo diálogo e pela união. “Juntas, iremos fortalecer o MDB Mulher em todo Brasil, ampliando a participação feminina na política e incentivando novas lideranças em todo nosso estado. Vamos que vamos”, disse Dirce. De uma coisa tenho certeza: se depender da nossa ex-deputada estadual, a mulher terá vez e voz nas próximas eleições. Quem quiser participar ou conhecer mais sobre o movimento pode acessar os perfis nas redes sociais: @mdbmulheroficial e @mdbpb15.
.png)
Quem dança? Esta é para detonar
O vereador Pitanta foi autor de uma moção defendendo a candidatura de Carol De Toni no lugar do carioca Carlos Bolsonaro para o Senado, por Santa Catarina. O medo do vereador é que se De Toni não sair candidata, quem pode ser detonado é o senador Esperidião Amin. Mas deixo aqui um adendo: enquanto nossos vereadores defendem a candidatura de Carol De Toni, a deputada federal vive aparecendo ao lado do concorrente da família Bolsonaro, apresentando-o ao estado - diga-se de passagem, só está de passagem, pois nunca fez nada pelo nosso estado! Chega a ser humilhante para SC!
.jpg)
Projeto de Lei vai instituir a Semana do Afrodescendente
O vereador João Carlos Amândio (Bala) protocolou na Câmara Municipal o Projeto de Lei 0357/2025, que inclui no calendário municipal a “Semana do Afrodescendente”, a se realizar todos os anos na semana em que cair o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. De acordo com o vereador Bala, a semana terá por objetivo elevar e ressaltar a cultura original da população afrodescendente, estimular a cidadania e a solidariedade e fomentar a produção artística e cultural em todas as suas formas e expressões, promovendo campanhas de integração e disseminação dos valores culturais da comunidade negra.
Para mim, instituir a Semana do Afrodescendente é um ato de reparação simbólica e um mecanismo de educação. Não se trata apenas de “lembrar” ou “celebrar” a cultura afro-brasileira — que, aliás, é pilar da identidade nacional. O principal objetivo deve ser o de promover a reflexão crítica e o debate sobre o combate ao racismo.
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE quem possui imóveis no Sul do município e deixa as edificações fechadas nesta época do ano precisa ficar alerta quanto ao grande número de ladrões que está invadindo as casas e roubando, na maior cara de pau. Dizem que os larápios chamam um chaveiro, sob a alegação de que perderam a chave da casa. O chaveiro, não sabendo de nada, vai, abre a casa e os ladrões fazem uma limpa, levando tudo que encontram na residência.
QUE a votação do projeto de lei para instituir o feriado municipal do Dia do Padroeiro, Senhor Bom Jesus de Nazaré, ficou na gaveta na sessão desta semana. O mais provável é que seja votado nas sessões da semana que vem. Acredito que deva ser rejeitado, já que algo em torno de 18 vereadores são contra o feriado no dia 8 de agosto. É provável que a proposta de levar o feriado para o domingo subsequente seja arquivada, já que o padre da Matriz não é favorável.
Publicado em 30/10/2025 - por Joao Jose da Silva






