066e36485bda21d774225753bd38d7ac.jpeg Palhoça Rodeio registra sucesso de público na programação de aniversário da cidade

8f5fab59f3cef9c0d3c206950aac5be1.png Fundação Municipal de Esporte e Cultura lança Edital Cultura Viva

092029f23b0120d0c9f08dc5dce8e8f2.jpeg Nova canção da banda Nós Naldeia é sucesso nas plataformas digitais

e72fc6633b486ac496ce4b12140303a5.jpeg Surfista de apenas sete anos representa Palhoça em competições

5bc0563a65cf3a0e44b6db888bf7a7a8.jpeg Equipe de Palhoça participa do Catarinense de Automobilismo neste fim de semana

c99e04c6c003ef841c89a60fad793a08.jpg Deputado Camilo Martins recebe campeã de muay thai que representará Santa Catarina na Tailândia

fe53249c1e5c8eda6f4e9a9644343a8a.jpeg “Tainá” foi dirigido por Renata Massetti e tem a atleta da Guarda do Embaú como protagonista

2b2108ddd734a84ab88bc1860b06c321.jpg Equipe da Associação Laura dos Santos é destaque em competição nacional de jiu-jitsu

Boca Maldita - Edição 641

Plano de Saúde

Os mais de 4 mil funcionários da Prefeitura de Palhoça não são mais atendidos pela Unimed, e sim, pelo plano de saúde da SC Saúde, o mesmo que atende os servidores do governo do estado. Um dos principais motivos foi porque a Unimed queria 17% de reajuste, além das inúmeras reclamações dos servidores na demora nos serviços de marcação de consultas médicas.

A secretária de Administração, Cristina Schwinden Schmidt, esteve na Câmara de Vereadores, na sessão de terça-feira (29), quando garantiu que além da economia em cerca de R$ 200 mil por mês para a Prefeitura, o servidor terá mais agilidade no atendimento. Segundo ela, o novo plano possui 255 clínicas conveniadas na região, 35 hospitais, 2.292 médicos, 34 serviços de diagnósticos por imagens, está em todo o estado, trabalha com medicina preventiva e tem atendimento de marcação de exames e consultas online, entre outros serviços. 

 

Ausência 

A sessão solene da Academia de Letras de Palhoça, realizada no último dia 17 de maio, na Câmara Municipal, que homenageou o artista plástico e músico Wando Cunha, não contou com a presença de nenhum vereador. O que muita gente estranhou, pois é o mesmo que convidar amigos para ir à sua casa e deixar a visita sozinha. Será que também colocaram a vassoura atrás da porta?!

 

 

 

Não entendo

Como uma manifestação legítima, como a dos caminhoneiros, pode levantar a bandeira pela volta da ditadura? Se tivéssemos a ditadura hoje no Brasil, essa grave não teria, sequer, acontecido. Não porque os caminhoneiros estariam pagando um preço barato pelo óleo diesel, mas porque o governo militar não permitiria, desceria o pau nos manifestantes e seus líderes iriam parar num porão de algum quartel.

Só de imaginar que meus filhos e minha neta possam ter em suas vidas aqueles tempos de chumbo, me dá vontade de vomitar. 

O que o Brasil precisa não é de um regime militar e sim que o brasileiro aprenda a votar e não venda seu voto por 10, 20 litros de gasolina.

 

Sem noção

Tenho visto nas redes sociais pessoas criticando quem fica nas filas para conseguir gasolina para seus veículos. O certo é que a maioria das pessoas que está nas filas usa seu veículo como forma de locomoção ao seu trabalho, como é o meu caso. Isso não significa que não apoio a greve, apenas não posso parar de trabalhar e assim continuar colocando comida na mesa para minha família.

A greve dos caminhoneiros foi válida, disso não tenho dúvidas, e conseguiu mandar um recado aos nossos governantes. Os caminhoneiros conseguiram o que pediram, mas quem vai pagar é o povo que está nas filas nos postos, feiras, mercados, etc... E para isso, temos de continuar trabalhando.

A greve já deu o que tinha que dar! O que se vê, nestes últimos dias, são vândalos travestidos de caminhoneiros, pois não acredito que um verdadeiro trabalhador tenha a coragem de colocar fogo em um caminhão de um companheiro de profissão ou agredi-lo, como vem ocorrendo.

Se o povo brasileiro quer realmente mudar a política do Brasil, precisa é aprender a votar. O que, acredito, não vai aprender tão cedo, já que a grande maioria dos políticos do Congresso Nacional e das assembleias legislativas, aposto, serão reeleitos este ano. Pode escrever!

 

 

A Enseada de Brito foi sede do governo português em SC?

(Fonte: De Portugal ao Sul do Brasil - 500 anos - Vilson Francisco de Farias)


Bem, na verdade não existem registros históricos que atestem que a Enseada de Brito foi sede do governo português aqui no estado. O que ocorreu, e disso se tem registros, é que a Enseada serviu como refúgio para parte das tropas portuguesas e autoridades do governo imperial que fugiu de Desterro durante a invasão espanhola de 1777. 

A sede do governo português ficava em Desterro, atual Florianópolis, e, com a invasão dos espanhóis, as autoridades portuguesas, assim como a população, fugiram para se refugiar no continente. Um desses refúgios foi a Enseada de Brito. 

Vale salientar que naquele mesmo ano, a Ilha de Santa Catarina foi devolvida para Portugal, após o Tratado de Santo Idelfonso, firmado pelos dois países.

O que dá para afirmar, segundo registros históricos, é que a Enseada foi ocupada e administrada pelos espanhóis entre 1777 e 1778, tanto que os registros paroquiais do período, da Lagoa da Conceição, Desterro e da igreja Nossa Senhora do Rosário, da Enseada de Brito, foram escritos em espanhol e assinados por padres dessa nacionalidade.

 

O que Dizem e Eu Não Afirmo...

QUE o servidor municipal está com um pé atrás em relação ao novo plano de saúde. É aquele negócio: ter a Unimed é uma m... mas é bom e o servidor tem medo que a SC Saúde seja bom, mas venha a ser uma m...!

QUE ninguém reclamou de filas na BR-101 e nem nas ruas de Palhoça durante a greve dos caminhoneiros. Deu pra perceber a importância do Contorno Viário, que a ANTT e a Litoral Sul insistem em empurrar com a barriga.

QUE não se viu nenhum posicionamento do Bolsonaro e nem dos pré-candidatos à presidência da República quanto à greve dos caminhoneiros. Não querem perder apoio, né?!

QUE teve gente de Palhoça espalhando o terror em Biguaçu!

QUE as imagens da manifestação popular de Palhoça em favor dos caminhoneiros foram usadas nas redes sociais como sendo do Rodoanel de São Paulo.

QUE perdi minha carteira com documentos durante a manifestação de sábado. Engraçado: quem achou não me ligou para entregar! “Cidadania já!”

QUE a vereadora Laurita se despediu da Câmara, onde ficou por um mês, puxando a cadeira dos homens vereadores. Segundo ela, Palhoça precisa de mais representatividade feminina. 



Publicado em 01/06/2018 - por Joao Jose da Silva

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg