21615d4869dfdceff1176ac540e010e2.jpeg Entre a celebração e o alerta: o que o show de Armandinho revela sobre o futuro da Guarda do Embaú

f13a1899a340c39b0fa96d0527d2f76e.jpeg Rosiney Horácio participa do 10º Congresso do COSEMS/SC em Chapecó representando a saúde de Palhoça

6baba738f4639f9871dac0b2aac03930.jpeg Alesc recebe evento "Mulheres que Inspiram" para celebrar o legado feminino em Santa Catarina

44752ccf76872654e0b71e313ea11867.jpeg Impasse em comissão pode impedir construção de túneis no Morro dos Cavalos

9f301c105f09624f5840d8838878f9ed.PNG Armas feitas em impressoras 3D são apreendidas em Palhoça

c96f45d7c75c8cc164c223040a659a6c.jpeg Jovens de Palhoça conquistam vaga no Campeonato Brasileiro

77577611f48e142ca7b3afc143f1716f.jpeg Amaro Junior celebra os 98 anos de fundação do Guarani de Palhoça com festa e inauguração de quadra

3460b75d46c7d95d023ba991e14b128e.jpeg Jiu-jitsu ao alcance de todos: projeto social oferece aulas em dois núcleos em Palhoça

8f902fff2cefee71fc079f4a78d94b8d.jpeg Consumo individual de água no Brasil ultrapassa limite recomendado pela ONU

0239e7174845fc1cc7e5c544a92fc6e9.jpeg Concessionárias Aegea SC lançam campanha “Juntos contra os Vilões do Esgoto”

05135f78a14f99aacbcf2c68458cdf3a.jpeg Águas de Palhoça explica as etapas do tratamento de esgoto

bee90faa2e56cbd57a0a4a38060aece5.jpeg Tarifa Social garante descontos na conta de água e esgoto para moradores de baixa renda em Palhoça

Boca Maldita - Edição 655

Transporte coletivo metropolitano

O governo do estado quer, e vai acabar conseguindo, ficar responsável pelo transporte coletivo de Palhoça, que hoje é de responsabilidade da Prefeitura. O plano é integrar o transporte coletivo dos municípios da região metropolitana de Florianópolis, que passaria a ser de responsabilidade da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf).

O que já é ruim poderia ficar ainda pior, já que não se tem notícia de que o governo vá fazer corredores para ônibus, por exemplo. O plano é integrar o transporte através de terminais, o que já é feito em Palhoça e que recebe crítica dos usuários, que alegam que o tempo de viagem dos bairros até a capital ficou ainda mais demorado.

O projeto tramita na Assembleia Legislativa e foi discutido na Câmara pelo vereador Jean Negão, que, a exemplo de outros vereadores, já se posicionou contra, por entender que tira a autonomia dos municípios, por tratar de questões como plano diretor e mobilidade, bem como os recursos decorrentes de multas de trânsito, que seriam transferidos para a responsabilidade da Suderf.

 

 

Mudança na Saúde

A secretária de Saúde Anna Paula Heiderscheidt deixa a pasta e em seu lugar deve assumir, já na próxima segunda-feira (10), o vereador Rosiney Horácio. Com isso, o PSD também começa o seu rodízio de suplentes na Câmara de Vereadores.
Anna Paula não conseguiu transpor a pressão da eleição, na qual sua mãe, Dirce Heiderscheidt, é candidata a deputada e disputa votos com Nazareno Martins, pai do prefeito.

Uma coisa é certa: se a saúde não está melhor, não é por culpa de Anna Paula, que se dedicou amplamente pela pasta. A culpa é do atual sistema de saúde dispensado pelo município, pelo estado e pelo país.

 

Adequação do prédio da Câmara

A polêmica foi lançada: derruba-se parte do prédio da Câmara, onde foi avançado um metro, para poder fazer a calçada da Avenida das Torres, ou avança o canteiro central da avenida e, assim, a calçada também poderia ser feita? Os vereadores Neném e Jean Negão acham que, se a Eletrosul permitir, a segunda opção seria a correta.

A derrubada da parte de trás do prédio está prevista para acontecer durante o recesso parlamentar do final de ano. Até lá, o vereador Neném promete correr atrás de uma solução que não onere tanto os cofres públicos.

 

 

A Escola do Alto Aririú teria sido o último ato do Governo Imperial em SC?

É bem provável que a criação da Escola Professora Nicolina Tancredo, do Alto Aririú, tenha sido o último ato do governo imperial no estado, se não, um dos últimos. De acordo com o livro "Monografia do Município de Palhoça", do escritor do início do século José Lupércio Lopes: “O Dr. Luiz Alves de Oliveira Bello, que se achava à frente do governo da província, como presidente nomeado pelo imperador, pela manhã do dia 15 de novembro de 1889, sancionou a Lei nº 1.274, criando a Escola Mista do Alto Aririú”. A escola só veio a receber o nome de Nicolina Tancredo em 1970.

 

Rodízio

Mais dois vereadores suplentes assumiram, esta semana, a Câmara Municipal. Isso, graças ao sistema de rodízio que está fazendo o Progressistas e o PSB. Pelo Progressistas, assumiu o suplente Reginaldo da Silva, natural do bairro São Sebastião, e atual morador da Guarda do Cubatão. Pelo PSB, assumiu o vereador Marcos André Barbosa, o Sargento Marquinhos da PM, representando o bairro da Ponte do Imaruim.

 

De vomitar as tripas

Se você for para as proximidades do Posto de Saúde da Guarda do Cubatão, vá preparado: leve uma máscara para não vomitar as tripas, por conta da catinga do esterco de galinha que foi colocado numa lavoura daquele bairro. Dizem que o cara vai procurar o posto para se tratar e volta pra casa vomitando e com dor de cabeça! 

 

O que Dizem e Eu Não Afirmo...

QUE a eleição para presidente da Câmara vai ser um leilão. Se a eleição tivesse sido na semana passada, quem ganhava a presidência era o vereador Neném do Bertilo, por 10x7. Esta semana, quem ganha pelo mesmo placar é o vereador Pakão! Quem dá mais? Quem dá mais? Quem dá mais? Só vai se saber no dia da eleição, quando o melhor leiloeiro disser: “Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três - oferta eu faço porque mais não acho! O presidente é...”.

QUE basta amanhecer chovendo para que as principais ruas do Centro de Palhoça, a BR101 e as marginais se transformem num caos. Andar a pé do Supermercado Rosa até à Praça Sete é bem mais rápido do que de carro! 

 



Publicado em 06/09/2018 - por Joao Jose da Silva

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg