ebb0a7a15c2eaa8f5a8f2d13947e468e.jpeg Universalização da água tratada avança no sul de Palhoça com lançamento oficial na Ponta do Papagaio

d9747fd8c5c4a5c8362d6eb132b5cd46.jpeg Polícia Militar apreende cerca de 157 quilos de maconha no Pachecos

77cd3702dd09ad983389a82ab70e7366.jpeg Ônibus Lilás realiza atividades gratuitas em Palhoça nesta segunda-feira (1)

d74ed896b68b44084a1db4bbef322122.jpeg Bombeiros resgatam vítima de queda na área da cachoeira do Jarrão

59a5869738e27cfd5bd0caab918ad64f.jpeg Oficinas sobre ritmos afro-brasileiros acontecem neste mês na Praia da Pinheira

5eecf64bc39a8005d85e0e8c59532127.jpeg Espetáculo teatral celebra memória e identidade cultural da Guarda do Embaú

9fc72c04b43afd434ddad3b5a655642e.jpeg Alunos de Palhoça lançam livro sobre patrimônio e identidade local

adf838a29e3d2a27baa7399dbf021ecb.jpeg Abertura oficial do Natal encanta o público na Praça 7 de Setembro

55dff87fc20c8eb76c7f4f74ad2618d9.jpg Natal, música e colecionismo: eventos retornam ao Shopping ViaCatarina após reabertura

d1480bb2883604410e0c21bb2fe00771.jpeg Diogo Trindade retorna do Japão com destaque mundial e muitas histórias da viagem

4a29efe383e7860d17e5bf2eb2573998.jpeg Guarani de Palhoça conhece regulamento da Série B do Catarinense de 2026

c7cc21bcb504124cf0c90361335a4be3.jpeg Guarani conquista a Taça BG Prime Kids sub-12 no CT do Barra

0b1411ed9c1c1c01ee651de5e3c88957.jpeg Representes de Palhoça sobem no pódio em campeonato brasileiro de caratê

Boca Maldita - Edição 752

Aririú da Formiga de luto

 

No dia 10 de agosto, a comunidade do Aririú da Formiga se despediu de um de seus filhos mais ilustres: Homero Stuepp, vítima da Covid-19.

Homero, homem de caráter idôneo e de coração generoso, foi um grande parceiro, sempre disponível e colaborador assíduo nas festas e eventos promovidos pela comunidade.

A comunidade do Aririú da Formiga não perdeu apenas um colaborador, mas um grande amigo, um ser humano fenomenal, cujo coração estava sempre aberto para acolher quem necessitasse. Seus gestos e palavras eram sempre no caminho da generosidade e do amor.  

Por isso, o sentimento da comunidade é de gratidão. Homero ia fazer 55 anos no mês de setembro e deixa como exemplo de vida o refrão desta música: "Quem tem as mãos limpas e o coração puro, quem não é vaidoso e sabe Amar”.

Que Deus conforte o coração de sua família e amigos! 

 

 

 

Águas passadas tocando o moinho

Finalmente, acabou a novela da eleição para prefeito em 2012! Depois de oito anos, o TRE/SC julgou improcedente a ação movida pelo então candidato Ivon de Souza contra a direção do PSDB - na época, comandado pelo Carlos Alberto Fernandes (Caco) e Allan Pyetro. Agora, para o Ivon, resta não ficar chorando o leite derramado, sacudir a poeira e tentar dar a volta por cima. 

 

Me digas com quem andas e te direi quem és

De acordo com a enquete realizada pelo jornal Palhocense nas redes sociais, 54% dos leitores são favoráveis ao impeachment de Carlos Moisés, e 46% são contra a saída do governador. Quer dizer, pela margem de erro, o governador até que está bem em Palhoça!


Volta às aulas presenciais

A enquete deste início de semana, onde participaram 8.500 leitores do Palhocense, a pergunta era: “Qual sua opinião sobre a volta às aulas presenciais em SC?” O resultado foi acachapante: 84% votaram contra a volta às aulas e apenas 16% são a favor. 

 

Retornando à Prefa

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina determinou o retorno à Prefeitura de servidores municipais que estavam cedidos ao IPPA, enquanto não é julgado o mérito de ação que questiona a constitucionalidade dessa cessão de servidores. Há entendimento jurídico de que os quadros do IPPA devem ser preenchidos por servidores aprovados em concurso público específico – é o mesmo entendimento que muitos têm a respeito da relocação dos atuais agentes de trânsito para a futura Guarda Municipal. Um detalhe: teve salário que aumentou 100%. 

 

 

Se virando nos 30

Esta eleição certamente será atípica, a começar pelo santinho de campanha, que deve apresentar o candidato a prefeito ou a vereador usando máscara, para dar bom exemplo. O tão falado corpo a corpo de outras eleições também vai acabar, até porque o candidato poderá se infectar ou infectar seus eleitores dando o tradicional tapinha nas costas.

Não tenho dúvida: será a eleição da criatividade. A equipe do jornal Palhocense já tem opções para os candidatos que querem inovar e pensar fora da caixa. Vale a pena consultar! 

 

Triste realidade

Os políticos em Brasília foram muito espertos ao atirar a batata quente da previdência social para estados e municípios, que, justamente em ano eleitoral, precisam votar projetos de lei extremamente impopulares para se adequarem às novas normas estabelecidas pela Reforma da Previdência. O governo do estado e vários municípios catarinenses atenderam à determinação de aplicação de alíquota única de 14% dos vencimentos, exigida por emenda constitucional. Em Palhoça, em articulação do Sitrampa com a Procuradoria Geral do município, foi definido um escalonamento progressivo (quem ganha mais, tem desconto maior para o IPPA) que beneficia a grande maioria dos servidores. O pior é que, mesmo que os vereadores aprovem o projeto, é possível que não seja referendado pelo governo federal, pois modifica o escalonamento proposto pela União. A batata é muito quente e alguém vai se queimar: políticos, servidores ou o próprio município, que corre o risco de não receber mais verbas estaduais e federais. 

 

Entre a cruz e a espada

É assim que o vereador Jean Negão definiu a posição dos vereadores para aprovar ou não o projeto de lei que aumenta a alíquota da contribuição para a aposentadoria dos funcionários públicos de 11% para 14%, como reza a Reforma da Previdência: se aprova, prejudica o funcionário que vai perder 3% de seu salário; se não aprova, vai prejudicar o funcionário, no futuro, pois vai faltar dinheiro para bancar as aposentadorias. 

 

O que Dizem e Eu Não Afirmo...

QUE o prefeito Camilo Martins bateu o martelo: o candidato do grupo será mesmo o secretário Eduardo Freccia, como já se previa.



Publicado em 13/08/2020 - por Joao Jose da Silva

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg