Palhoça está prestes a receber um dos maiores eventos de surfe do país. Entre segunda-feira (27) e o dia 2 de novembro, a Guarda do Embaú será palco da etapa da Taça Brasil de Surf. E para essa festa do esporte começar oficialmente, a comunidade local terá uma programação especial, com direito a show e a exibição de um documentário que tem como tema principal esse cenário paradisíaco do litoral palhocense.
Realizada no La Madre, a festa de abertura será neste sábado (25), a partir das 21h, com a exibição do documentário “Entre o Rio e o Mar - A História do Surf na Guarda do Embaú”. O filme resgata as origens do surfe na Guarda do Embaú, mostrando como essa cultura ligada à natureza, à amizade e à liberdade moldou gerações.
Idealizado por Bruno Porto, o projeto audiovisual reuniu Plínio Bordin, Carlos Anselmo e Gabriele Derkacz em uma jornada de escuta, pesquisa e celebração do espírito do surfe local. Eles também estão envolvidos em outros projetos sobre a cultura local. “Já estamos escrevendo outro para pesca da tainha. Estamos há quatro anos gravando, coletando depoimentos”, afirma Bruno Porto.
Após a exibição do filme, a festa continuará, com direito a show ao vivo, às 23h, com a banda David Damasceno e Kid Mumu. A entrada é livre até as 23h.
O evento conta com o patrocínio de Mini Kalzone, Pousada Dona Marta – Praia da Pinheira, Cervejaria Unika, além do apoio de Brisa Mini Mercado, Dub, Associação de Surf Guarda do Embaú e da Secretaria de Turismo de Palhoça.
Sobre a Taça Brasil
Agora realizada em Palhoça, a Taça Brasil de Surf é uma das etapas mais importantes do surfe brasileiro. Organizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), esse é um dos circuitos mais importantes do surfe nacional.
Responsável por revelar novos nomes e alimentar os rankings da CBSurf, a competição é um verdadeiro trampolim para atletas que buscam espaço no World Qualifying Series (WQS) e, futuramente, no circuito mundial.
Nas ondas da Guarda
A escolha da Guarda do Embaú como sede da etapa da Taça Brasil 2025 reforça o prestígio da praia no cenário internacional. Localizada em uma área de proteção ambiental, com ondas de qualidade e uma comunidade que valoriza o surfe como parte da identidade local, a praia é considerada uma das joias do litoral catarinense. Esse paraíso das ondas foi casa de ícones do surfe local, como o próprio Ricardinho e da recente atleta olímpica Tainá Hinckel.
Projeções para o futuro
A realização de uma etapa nacional na Guarda também acende discussões sobre o futuro de Palhoça no cenário internacional. A infraestrutura, o envolvimento da comunidade e a qualidade técnica das ondas posicionam a cidade como possível candidata a sediar etapas do WQS ou até do Championship Tour (CT), da World Surf League.
23/10/2025
23/10/2025
23/10/2025